16 de janeiro de 2026
Creche-Escola Sementinha encerra Semana Pedagógica com discussões sobre Inteligência Artificial e Gestão Emocional
Ao longo desta semana, foram trabalhados temas com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula, preparando a equipe para o ano letivo 2026
Agência Assembleia / Fotos: Kristiano Simas
A Creche-Escola Sementinha, instituição educacional mantida pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema) e coordenada pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), encerrou, nesta sexta-feira (16), as atividades da Jornada Pedagógica 2026 com importantes discussões sobre Inteligência Artificial e Gestão Emocional. As temáticas são necessárias para o desenvolvimento dos conteúdos pedagógicos a serem trabalhados em sala de aula no próximo ano letivo.
As ações da Jornada Pedagógica 2026 iniciaram-se na segunda-feira (12), sendo trabalhados diversos temas com a finalidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula. A diretora da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, avaliou positivamente as atividades realizadas ao longo desses dias. “A Semana Pedagógica é um momento de renovação, de aprendizado, de trocas, de ressignificar as nossas práticas. Buscamos temáticas que pudessem trazer aprimoramento, conhecimento aos professores, engajamento na equipe e, a partir daí, gerar resultados maravilhosos no processo de ensino-aprendizado”, afirmou a educadora.
Ela também falou sobre o apoio que a instituição recebe na presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), e da presidente do Gedema, Carol Duailibe. “A parceria, o cuidado da Assembleia Legislativa, através da nossa presidente, Iracema, que é comprometida com a Creche-Escola Sementinha, assim como a presidente do Gedema, Carol Duailibe. Elas estão sempre apoiando as ações e validando o compromisso que nós temos com a educação dos filhos e servidores da Assembleia Legislativa”, disse.
Inteligência Artificial
Um dos temas trabalhados nesta sexta-feira foi a inteligência artificial e como as novas tecnologias podem ajudar os professores e toda a equipe pedagógica a desenvolverem as melhores práticas com o intuito de potencializar o ensino, oportunizando que os estudantes absorvam da melhor forma os conteúdos lecionados.
Nesse sentido, o chefe do Núcleo Pedagógico da Escola do Legislativo Professora Rosa Castro, Efraim Soares, explicou como tirar o melhor proveito das ferramentas de inteligência artificial. “A importância é atualizar esses professores na era digital, trazer as novidades, como é que eles podem utilizar essas ferramentas. E aqui, neste momento, nós pudemos trazer diversas ferramentas de IA que eles poderiam realmente utilizar no trabalho pedagógico, no planejamento, inclusive na elaboração até dos planos de aula. Então, a gente deu um foco no Chat GPT, trazendo, por fim, o Notebook LM, mas sempre trazendo novidades para que eles realmente possam melhorar as suas atividades”, destacou.

Gestão Emocional
Por fim, foi realizada uma palestra sobre gestão e inteligência emocional, ministrada pelo professor e psicanalista Cidinho Marques. De acordo com o educador, os professores são bastante afetados por problemas relacionados com a ansiedade, daí a importância de um trabalho voltado para a preservação da saúde mental.
“Acho que hoje não há patrimônio maior para a mente humana, para o coração, para a alma humana, do que a gestão das emoções. Nós estamos vivendo um momento muito pressionado, de tantas coisas, e não é local, há uma pandemia de ansiedade no mundo inteiro, atingindo pessoas, profissionais. Professores, então, nem se fala! Então, nós trabalhamos a gestão das emoções, mas, para não ficarmos só na parte teórica, trabalhamos um pouco da meditação da atenção plena, que é um dos antídotos que se usa para controlar a ansiedade sem necessariamente, às vezes, tomar remédio”, pontuou.


Mais notícias
‘Em Discussão’: Socorro Araújo enaltece o potencial econômico do turismo e investimentos em obras, qualificação e no Carnaval
Secretária destacou o trabalho que está sendo realizado com comunidades para o fortalecimento do turismo no estado e…
Recorde histórico de movimentação do Porto do Itaqui é tema do ‘Diário da Manhã’ desta sexta-feira
De acordo com a presidente do complexo portuário, Oquerlina Costa, em 2025, o terminal maranhense atingiu um novo…
Júnior Cascaria entrega cestas básicas e equipamentos esportivos em Peritoró
A iniciativa do deputado reforça seu compromisso com a promoção da cidadania, a inclusão social e o incentivo…
Os 40 anos do Carnaval de rua da Máquina de Descascar’Alho são destaque no ‘Café com Notícias’
A história e importância desse tradicional bloco popular, que tem a irreverência como característica principal, foram tema da…
Educadora financeira mostra, no ‘Café com Notícias’ como ter equilíbrio no orçamento e viver sem ‘apertos’
Núbia Sousa alertou, no programa, que 70% das famílias do País estão endividadas, deu dicas de consumo consciente…
Autor da Lei do Primeiro Emprego para a Enfermagem, deputado Catulé Júnior celebra sanção com o Coren-MA
A Lei nº 12.779/2026 fixa a inserção de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, com até dois anos…
‘Diário da Manhã’ aborda combate ao tráfico de pessoas e erradicação do trabalho escravo no Maranhão
Atuação do TRT-MA e parceiros tem possibilitado o aumento das denúncias e de trabalhadores resgatados, segundo a juiz…
‘Café com Notícias”: Especialista destaca a cirurgia bariátrica como procedimento essencial no tratamento da obesidade
O cirurgião do aparelho digestivo Giuliano Campelo afirmou que, apesar do avanço de medicamentos, como o Mounjaro, o…