08 de julho de 2025

Crescimento de emprego formal no Maranhão em 2025 é tema do ‘Café com Notícias’

Segundo a coordenadora do Sine, Carla Alcântara, foram criadas 11.400 vagas de janeiro a maio deste ano no estado, que é o 6º do País na geração de emprego

Crescimento de emprego formal no Maranhão em 2025 é tema do ‘Café com Notícias’

Elda Borges conversou com Carla Alcântara, que mostrou o cenário crescente de empregos no Maranhão

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O emprego formal no Maranhão tem crescido de maneira importante. Somente no mês de maio, mais de 3.500 aberturas de novos empregos foram registradas no estado. Para explicar mais sobre o assunto, Carla Alcântara Siqueira, coordenadora do Sine, foi a entrevistada pela jornalista Elda Borges, no programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (08).

“Geração de emprego é renda circulando e qualidade de vida para todos nós. Devemos comemorar o crescimento de empregos porque, de janeiro a maio do ano passado, o CAGED registrou apenas pouco mais de 5 mil vagas. Este ano, temos mais da metade desse número somente em maio, e, de janeiro a maio, temos mais de 11.400 vagas. Em 2024, tivemos pouco mais de 16 mil vagas. Então são dados que devemos comemorar”, afirmou Carla Alcântara. 

A coordenadora pontuou, ainda, que, no ranking proporcional de crescimento dos estados, o Maranhão está entre os 10 primeiros colocados, ocupando a 6ª posição nacional e a 5ª na região Nordeste.

“O Brasil vem em um cenário crescente de emprego formal e há uma parcela significativa das ações do governador Carlos Brandão, como o fortalecimento da rede Sine, a implantação de programas estratégicos, ampliação do programa Trabalho Jovem, que abriu mais 3 mil vagas neste ano, proporcionando uma empregabilidade forte para jovens de 17 a 25 anos”, informou. 

Grandes empresas

Ainda de acordo com Carla Alcântara, o crescimento de empregos ocorreu em todas as 32 regiões do Maranhão. Ela citou a chegada de grandes empresas ao estado, como a Inpasa, que gerou grande parte dessas vagas. 

“É extremamente necessário que os trabalhadores de todo o estado estejam atentos às oportunidades de suas regiões”, alertou.

A coordenadora também explicou que o Governo do Estado tem investido na capacitação de profissionais para ocuparem vagas importantes no mercado de trabalho, a exemplo do programa Residência Técnica Profissional, que fomenta a inserção de jovens recém-formados nas áreas de Engenharia e Ciências Sociais aplicadas.

“O programa oferta uma bolsa 100% paga pelo Governo do Estado para que, com até três anos de formados, tenham oportunidade de trabalhar em grandes empresas. Ao todo, são mais de 100 espalhadas pelo Maranhão, e, inclusive, as inscrições estão abertas até o dia 16 de julho nos sites da Fapema e Uema Sul ”, finalizou Carla Alcântara. 

Mais notícias

Janaína destaca a Expoimp e a classificação do Maranhão como zona livre da febre aftosa 

Ela ressaltou ainda a agenda do governador Brandão em Imperatriz, quando levou várias ações para a Região Tocantina

Especialista destaca importância das redes sociais para o empreendedorismo no ‘Diário da Manhã’

Sílvio Guilherme destacou, no programa, que as redes sociais oferecem ferramentas poderosas para aumentar a visibilidade, engajar clientes…

Pautas Femininas: Especialista destaca protagonismo das mulheres na busca por qualidade de vida

Carol Carvalho abordou a crescente presença das mulheres no universo do exercício físico, fenômeno que acompanha uma mudança…

‘Café com Notícias’ detalha o reforço na segurança de banhistas nas praias da Ilha

Trabalho realizado pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) visa prevenir acidentes, como afogamentos, por meio de orientações e…

Mutirão de Negociação retoma atendimento em shoppings, informa Procon no ‘Diário da Manhã’

Ricardo Baldez também tirou dúvidas de ouvintes do programa sobre retenção de histórico escolar em caso de inadimplência…

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda Moda Legal, projeto social que incentiva a reutilização de produtos têxteis

Realizado pela Corregedoria-Geral de Justiça do Maranhão, projeto também visa a preservação ambiental e a geração de renda…

Copa Davi Brandão de Futsal estreará em São Luís Gonzaga com mais de R$ 10 mil em premiações

A abertura ocorrerá no próximo dia 7, reunindo atletas da categoria adulto masculino; evento tem como objetivo o…

Programa desenvolvido na terra indígena Araribóia é destaque no ‘Maranhão no Campo’

Executada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Embrapa, iniciativa visa combater a fome e atenuar mudanças…