08 de junho de 2025
Criado por Neto Evangelista, III Arraial da Inclusão reforça compromisso com a diversidade
A festança reuniu um público diverso em um ambiente com estrutura adaptada, acolhedora e programação cultural variada

Agência Assembleia
O III Arraial da Inclusão, idealizado pelo deputado Neto Evangelista (União) e pela vereadora Thay Evangelista (União), aconteceu neste domingo (8), no Sesc Olho d’Água, consolidando-se como um grande evento voltado à promoção da diversidade e da inclusão. O arraial contou com o apoio da Assembleia Legislativa do Maranhão e do Governo do Estado.
A festança reuniu um público diverso em um ambiente com estrutura adaptada, programação cultural variada e espaços temáticos voltados à convivência e ao fortalecimento do empreendedorismo local.
“Nosso objetivo é garantir que pessoas com deficiência participem plenamente das celebrações juninas. A inclusão precisa estar presente em todos os espaços da sociedade, inclusive nas festas tradicionais que fazem parte da nossa cultura”, disse Neto Evangelista.

Respeito
Entre as atrações culturais, destaque para o Boi da APAE, Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues e o show do cantor Augusto Neto & Banda.
Para Thay Evangelista, o Arraial da Inclusão é uma forma concreta de garantir que pessoas com deficiência possam participar com segurança, respeito e alegria. “Cada detalhe foi pensado para mostrar que é possível fazer eventos acessíveis, acolhedores e representativos”, afirmou.

Avaliação positiva
Renata Araújo, mãe de uma criança autista, destacou a importância de espaços pensados para todos. “Nem sempre conseguimos participar por conta do barulho ou da falta de compreensão sobre as necessidades sensoriais. Aqui, encontramos um ambiente acolhedor, com adaptações reais”.
Já Luciana Carvalho, mãe de uma criança cadeirante, de 10 anos, enfatizou as dificuldades de locomoção enfrentadas em eventos. “A maioria dos espaços não tem piso adequado, rampa ou sequer banheiro acessível. Hoje, pude ver minha filha circulando com independência. É uma experiência que poucas vezes vivemos”.

Estrutura
A estrutura contou com piso modular para cadeirantes, intérpretes de Libras, audiodescrição, abafadores para pessoas com hipersensibilidade sonora, além de um espaço sensorial e psicomotor. Barracas com cardápio em braile e brinquedos acessíveis também integraram o ambiente.
A Vila Food e o espaço do empreendedorismo reforçaram o caráter inclusivo e de incentivo à economia solidária.

Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…