15 de fevereiro de 2024
Delegado fala sobre o livro “Justa Causa para as Atividades Criminais” no ‘Diário da Manhã’
Cleopas Isaías Santos, doutor em Direito Constitucional e professor da Uema, também falou sobre as ações da Delegacia de Defraudações
Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra do programa
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta quinta-feira (15), o delegado Cleopas Isaías Santos, doutor em Direito Constitucional, mestre em Ciências Criminais e professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), falou sobre o objetivo do livro “Justa Causa para as Atividades Criminais” e as ações da Delegacia de Defraudações, da qual é o titular em São Luís.
“A justa causa é a exigência legal para o recebimento da denúncia, instauração e processamento da ação penal. O livro é resultado da minha tese de doutorado, mostrando quando é que existe a causa necessária e suficiente para iniciar o procedimento para investigação, agora mais que necessária essa definição precisa, já que os criminosos estão atuando mais no mundo cibernético e mais sofisticados”, explicou, em linhas gerais.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o delegado deu mais detalhes sobre a atuação da delegacia, que investiga estelionatos e outros crimes, como os patrimoniais com valores acima de 25 salários mínimos.
“Os crimes patrimoniais sempre estiveram à frente em todo Brasil. Assim, furtos e roubos ganharam uma delegacia especializada e existe uma só para roubo e furto de veículos. Já a Defraudações ficou com parcelas desses crimes, por conta dos avanços de tecnologia, que deu anonimato a quem pratica crimes sem violência, atuando de forma virtual. O estelionato mais comum envolve financiamento de veículos. A pessoa, por exemplo, paga algumas prestações e, depois, revende. O mesmo se aplica em relação às habitações”, afirmou.
De acordo com o delegado, esse tipo de crime aumentou tanto que a Delegacia do Consumidor e a Delegacia de Defraudações, que atuam em conjunto, passam a atender em novo endereço em São Luís, após virarem especializada. Agora, funcionam na Rua Viveiros de Castro, Alemanha – atrás do CIEP.
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ – Deputada Daniella fala sobre sua proposta de auxílio para os órfãos do feminicídio no Maranhão
Parlamentar parabenizou o governador Carlos Brandão pela sensibilidade em criar a ajuda financeira aos filhos das vítimas de…
Deputado Davi Brandão fortalece alianças com ações em Lago Verde, Conceição do Lago Açu, Mirador, São Luís Gonzaga, Miranda do Norte e Bacabal
O fim de semana do parlamentar foi marcado por entregas, eventos e encontros que reafirmam seu compromisso com…
Especialista destaca, no ‘Diário da Manhã’, a atuação de associação para a garantia de direitos aos usuários por planos de saúde
A presidente da ADUSP-MA, Alcione Costa, destacou o trabalho voltado, principalmente, para as famílias atípicas, que têm membros…
Efeitos psicossociais do bullying para estudantes são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’
A pedagoga Hurda Nascimento explicou que é importante conscientizar os estudantes sobre os efeitos tanto para quem pratica…
Advogada explica implicações do novo acordo de cessar-fogo em Gaza
Entrevistada do programa 'Pautas Femininas' foi Jacqueline Trinta, especialista em Direito Internacional
‘Revista Maranhão’ destaca avanços da agricultura familiar no estado
Assunto foi tratado pelo secretário adjunto de Política Interna da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Joaquim…
Mais de 600 pessoas são atendidas em ação oftalmológica viabilizada por Catulé Júnior em São José de Ribamar
Bairro Parque Vitória recebeu o mutirão Cuidar dos Olhos, idealizado pelo deputado estadual Catulé Júnior, que atendeu mais…
Deputada Dra. Helena Duailibe participa do encerramento do Círio de Nazaré, no Cohatrac
Tradicional festejo, que completou 33 anos, teve procissão saindo da Cohab e celebração no Santuário, no Cohatrac, reunindo…