10 de maio de 2024
Deputada Mical Damasceno denuncia proibição de evangelização nos presídios
Parlamentar criticou veementemente a medida, que classificou como um retrocesso e uma perseguição religiosa

Texto e foto: Assecom/Dep. Mical Damasceno
A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) fez uma denúncia contra uma resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) que proíbe o proselitismo religioso em presídios. Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Maranhão, a parlamentar, conservadora e defensora dos princípios cristãos, criticou veementemente essa medida, que classificou como um retrocesso e uma perseguição religiosa.
Segundo Mical Damasceno, a resolução nº 34 do CNPCP representa uma tentativa de calar o povo cristão no Brasil e cercear suas liberdades fundamentais. Ela ressaltou o importante papel desempenhado pelas igrejas, especialmente as evangélicas, na ressocialização dos detentos no país. Como exemplo, a deputada mencionou a intervenção de um pastor evangélico durante a rebelião no presídio de Pedrinhas, em 2014, que ajudou a controlar a situação e a libertar reféns.
A parlamentar, que já propôs projetos de lei para beneficiar os detentos por meio da leitura da Bíblia, também destacou sua participação em um grupo evangélico que prega nos presídios da cidade de Viana há duas décadas. Para a deputada, a fé tem um papel fundamental na transformação das pessoas, inclusive daquelas que possuem um histórico criminoso.
A resolução do CNPCP proíbe o proselitismo religioso nas prisões. “Isso é uma afronta à liberdade religiosa e vai contra os princípios cristãos e de outras religiões. Vou protocolar um Projeto de Lei para proteger a assistência religiosa nos presídios do Maranhão e garantir o livre exercício da fé. É fundamental resistir a essas investidas e lutar pelos valores que sustentam a sociedade brasileira”, destacou a deputada.
Mical Damasceno também fez um apelo à união dos cristãos e de todos aqueles que defendem a liberdade de expressão religiosa, alertando para as tentativas de cerceamento das liberdades individuais.
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ aborda atuação da Ouvidoria da Mulher do TJMA
Entrevistada a assistente social Danyelle Bitencourt, mestra em Direito e Afirmação de Vulneráveis
Sustentabilidade na Prática’ aborda realização de pesquisas nas áreas do paisagismo e recuperação ambiental
Assunto foi tratado pela professora, arquiteta e urbanista Bárbara Irene Wasinski Prado, chefe do Laboratório da Paisagem e…
‘Diário da Manhã’ – Especialista do Procon alerta sobre cobranças abusivas
Chefe da Assessoria Jurídica do Viva Procon/MA, Ricardo Cruz, respondeu a questionamentos de ouvintes no quadro Tribuna do…
Projeto “Acolher com Amor”, que tem apoio do deputado Davi Brandão, leva carinho e cuidado a gestantes bacabalenses
Idealizado por Neidinha Brandão, projeto visa prestar apoio às gestantes em condições de vulnerabilidade social, promovendo palestras, check-ups…
Catulé Júnior leva mutirão oftalmológico com atendimento a mais de mil pessoas em São João do Sóter e Aldeias Altas
Ação foi desenvolvida nos municípios em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras; foram realizadas consultas…
Programa ‘Mais Saúde’ aborda terapias regenerativas com especialista em ortopedia e medicina esportiva
Entrevistado foi o ortopedista e médico do esporte Thairon Medeiros
‘Maranhão no Campo’ discute desafios e soluções para pequenos e médios produtores
Entrevistado foi o gestor do 'Empório do Agro', André Paiva
‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa com deficiência
Entrevistado foi o promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de…