10 de maio de 2024
Deputada Mical Damasceno denuncia proibição de evangelização nos presídios
Parlamentar criticou veementemente a medida, que classificou como um retrocesso e uma perseguição religiosa
Texto e foto: Assecom/Dep. Mical Damasceno
A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) fez uma denúncia contra uma resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) que proíbe o proselitismo religioso em presídios. Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa do Maranhão, a parlamentar, conservadora e defensora dos princípios cristãos, criticou veementemente essa medida, que classificou como um retrocesso e uma perseguição religiosa.
Segundo Mical Damasceno, a resolução nº 34 do CNPCP representa uma tentativa de calar o povo cristão no Brasil e cercear suas liberdades fundamentais. Ela ressaltou o importante papel desempenhado pelas igrejas, especialmente as evangélicas, na ressocialização dos detentos no país. Como exemplo, a deputada mencionou a intervenção de um pastor evangélico durante a rebelião no presídio de Pedrinhas, em 2014, que ajudou a controlar a situação e a libertar reféns.
A parlamentar, que já propôs projetos de lei para beneficiar os detentos por meio da leitura da Bíblia, também destacou sua participação em um grupo evangélico que prega nos presídios da cidade de Viana há duas décadas. Para a deputada, a fé tem um papel fundamental na transformação das pessoas, inclusive daquelas que possuem um histórico criminoso.
A resolução do CNPCP proíbe o proselitismo religioso nas prisões. “Isso é uma afronta à liberdade religiosa e vai contra os princípios cristãos e de outras religiões. Vou protocolar um Projeto de Lei para proteger a assistência religiosa nos presídios do Maranhão e garantir o livre exercício da fé. É fundamental resistir a essas investidas e lutar pelos valores que sustentam a sociedade brasileira”, destacou a deputada.
Mical Damasceno também fez um apelo à união dos cristãos e de todos aqueles que defendem a liberdade de expressão religiosa, alertando para as tentativas de cerceamento das liberdades individuais.
Mais notícias
Os 15 anos da TV Assembleia são destaque no programa Diário da Manhã
O subdiretor da emissora, Gregório Dantas, falou sobre os desafios, avanços, conquistas, premiações e alta produção da TV,…
‘Café com Notícias’ debate impactos da restrição ao uso de celulares em salas de aula
Passado um ano de adoção da medida nas escolas, houve reflexos positivos no comportamento dos estudantes, rendimento escolar…
‘Pautas Femininas’ esclarece dúvidas sobre direitos dos consumidores
Diretora de Atendimento do Procon/MA foi a entrevistada
‘Sustentabilidade na Prática” aborda implementação de ações do Programa Lixo Zero no Maranhão
Objetivo, segundo a geóloga Cláudia Martins, é incentivar a população a ter atitudes de consumo consciente e de…
Creche-Escola Sementinha inicia ano letivo com acolhimento e atividades de adaptação
Retornaram às aulas, nesta segunda-feira, os alunos da Pré-Escola I ao 5º ano do Ensino Fundamental; para os…
‘Café com Notícias’ detalha ações preventivas e de emergência no período chuvoso no Maranhão
Mapeamento e vigilância das áreas de risco e utilização de aviso de alerta pelo celular são algumas das…
Adelmo Soares leva Mutirão da Saúde com serviços essenciais à população de Joselândia
A ação beneficiou moradores da sede e da zona rural do município, oferecendo atendimento gratuito, humanizado e de…
Mais Saúde’ reforça importância do cuidado com a saúde mental
Psicóloga Letícia Araújo falou sobre campanha Janeiro Branco, alertou para o avanço da ansiedade, depressão e necessidade de…