11 de setembro de 2024
Deputado Carlos Lula destaca importância da Casa Ninar para o Maranhão
O parlamentar disse que a Casa é uma referência, não só para o estado, mas para o Brasil, conseguindo elevar a expectativa de vida das crianças atendidas
Assecom Dep. Carlos Lula / Foto: Ilano Lima
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (11), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) destacou a Casa de Apoio Ninar como uma referência nacional no atendimento a crianças com distúrbios de neurodesenvolvimento, como a microcefalia causada pelo Zika vírus. O parlamentar ressaltou o impacto transformador da instituição, que tem garantido melhores perspectivas de vida para essas crianças e suas famílias, defendendo a continuidade e a ampliação dos serviços prestados.
“O Maranhão, através de iniciativas como a Casa de Apoio Ninar, que é uma referência não só para o nosso estado, mas para todo o Brasil, conseguiu elevar a expectativa de vida dessas crianças. Em muitos outros estados, infelizmente, a maioria das crianças com microcefalia decorrente do Zika vírus já faleceu”, destacou Carlos Lula.
O deputado também lembrou a visita realizada pelo Governo do Estado à Casa Ninar na última semana, onde representantes conversaram diretamente com pais e mães de crianças com microcefalia.
“Na última quinta-feira, o governador encontrou, de forma inesperada, uma das mães dessas crianças com microcefalia causada pelo Zika vírus, que expressou uma preocupação em relação à Casa de Apoio Ninar. No dia seguinte, o governador cumpriu sua promessa e visitou a instituição, ouvindo atentamente as reivindicações dessas famílias”, relatou o parlamentar.
Desafios
Carlos Lula reforçou a necessidade de manter e expandir os serviços oferecidos pela Casa Ninar, ressaltando que, conforme essas crianças crescem, novos desafios surgem, e o apoio contínuo é fundamental.
“Nossas crianças estão crescendo e, com isso, novas demandas surgem. Sequelas do Zika vírus continuam a ser descobertas. Elas precisarão passar por cirurgias ortopédicas, por um acompanhamento fisioterapêutico mais avançado e por cuidados especiais. A Casa Ninar precisa se adaptar a essas novas necessidades”, alertou Lula.
O deputado ainda sugeriu que seja agendada uma nova reunião entre o Governo do Estado e as famílias na Secretaria de Saúde.
“Peço ao secretário Tiago Fernandes e ao governador Carlos Brandão, que já estiveram em diálogo com essas famílias, que promovam um novo encontro na Secretaria de Saúde, para que possamos buscar soluções concretas para esses pais e suas crianças”, disse.
Finalizando seu discurso, Carlos Lula reforçou a importância da Casa Ninar para o estado e para o país.
“A Casa Ninar não é apenas uma iniciativa de um governo; é uma referência para todo o Maranhão. Ela se tornou um modelo para o Ministério da Saúde, que, enquanto eu era secretário, realizou diversas visitas à instituição com o objetivo de replicar o modelo em outros estados”, concluiu Carlos Lula.
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ discute impactos jurídicos e emocionais do abandono paterno
Convidada foi a advogada Renata Memória, especialista em Direito das Famílias e Sucessões
Escola do Legislativo inicia segunda edição do Curso de Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Poder Legislativo
O objetivo é fazer com que os participantes tenham fluência em IA e possam interagir melhor com as…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações do Instituto Babu e destaca impacto social
Em entrevista, o presidente do Instituto Babu, Sílvio Babu, deu detalhes sobre os principais projetos em andamento
AlemaPlay tem divulgação reforçada em ação voltada a visitantes e servidores da Assembleia
Plataforma, que foi lançada em fevereiro deste ano, reúne conteúdos institucionais, educativos e culturais produzidos no Maranhão
Procon-MA esclarece dúvidas de ouvintes no ‘Diário da Manhã’ desta segunda-feira
Esclarecimentos foram feitos pelo chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, no quadro Tribuna do Consumidor
‘Café com Notícias’ – Presidente do Iterma destaca resultados alcançados pelo Maranhão na COP30
Anderson Ferreira destacou que COP30 foi oportunidade estratégica para o Maranhão apresentar políticas públicas de regularização fundiária e desenvolvimento sustentável
‘Mais Saúde’ recebe oftalmologista Ráysa Ellen para esclarecer dúvidas sobre cirurgia refrativa
Especialista detalhou como o procedimento funciona e os benefícios que oferece
‘Maranhão no Campo’ destaca Feira Nordestina da Agricultura Familiar
Entrevistada foi a presidente da AGERP, Francilene Paixão de Queiroz