11 de setembro de 2024

Deputado Carlos Lula destaca importância da Casa Ninar para o Maranhão

O parlamentar disse que a Casa é uma referência, não só para o estado, mas para o Brasil, conseguindo elevar a expectativa de vida das crianças atendidas

Deputado Carlos Lula destaca importância da Casa Ninar para o Maranhão

Carlos Lula reforçou a necessidade de expandir os serviços oferecidos pela Casa Ninar, ressaltando que as crianças apresentam novas necessidades

Assecom Dep. Carlos Lula / Foto: Ilano Lima

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (11), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) destacou a Casa de Apoio Ninar como uma referência nacional no atendimento a crianças com distúrbios de neurodesenvolvimento, como a microcefalia causada pelo Zika vírus. O parlamentar ressaltou o impacto transformador da instituição, que tem garantido melhores perspectivas de vida para essas crianças e suas famílias, defendendo a continuidade e a ampliação dos serviços prestados.

“O Maranhão, através de iniciativas como a Casa de Apoio Ninar, que é uma referência não só para o nosso estado, mas para todo o Brasil, conseguiu elevar a expectativa de vida dessas crianças. Em muitos outros estados, infelizmente, a maioria das crianças com microcefalia decorrente do Zika vírus já faleceu”, destacou Carlos Lula.

O deputado também lembrou a visita realizada pelo Governo do Estado à Casa Ninar na última semana, onde representantes conversaram diretamente com pais e mães de crianças com microcefalia.

“Na última quinta-feira, o governador encontrou, de forma inesperada, uma das mães dessas crianças com microcefalia causada pelo Zika vírus, que expressou uma preocupação em relação à Casa de Apoio Ninar. No dia seguinte, o governador cumpriu sua promessa e visitou a instituição, ouvindo atentamente as reivindicações dessas famílias”, relatou o parlamentar.

Desafios

Carlos Lula reforçou a necessidade de manter e expandir os serviços oferecidos pela Casa Ninar, ressaltando que, conforme essas crianças crescem, novos desafios surgem, e o apoio contínuo é fundamental.

“Nossas crianças estão crescendo e, com isso, novas demandas surgem. Sequelas do Zika vírus continuam a ser descobertas. Elas precisarão passar por cirurgias ortopédicas, por um acompanhamento fisioterapêutico mais avançado e por cuidados especiais. A Casa Ninar precisa se adaptar a essas novas necessidades”, alertou Lula.

O deputado ainda sugeriu que seja agendada uma nova reunião entre o Governo do Estado e as famílias na Secretaria de Saúde.

“Peço ao secretário Tiago Fernandes e ao governador Carlos Brandão, que já estiveram em diálogo com essas famílias, que promovam um novo encontro na Secretaria de Saúde, para que possamos buscar soluções concretas para esses pais e suas crianças”, disse.

Finalizando seu discurso, Carlos Lula reforçou a importância da Casa Ninar para o estado e para o país.

“A Casa Ninar não é apenas uma iniciativa de um governo; é uma referência para todo o Maranhão. Ela se tornou um modelo para o Ministério da Saúde, que, enquanto eu era secretário, realizou diversas visitas à instituição com o objetivo de replicar o modelo em outros estados”, concluiu Carlos Lula.

Mais notícias

Etarismo é abordado pelo defensor Vinicius Goulart no programa ‘Café com Notícias’

Titular do Núcleo de Defesa do Idoso falou sobre causas e consequências do preconceito contra pessoas com base…

Em Poção de Pedras, Junior Cascaria acompanha entrega de escola na Vila Borges

Para o deputado, a entrega da Unidade Integrada Professor José Ribamar Dias representa um esforço contínuo para melhorar…

Desembargador Paulo Velten, do TRE/MA, afirma que está tudo pronto para as eleições

Vice-presidente do Tribunal Regional do Maranhão foi entrevistado no ‘Diário da Manhã', com transmissão ao vivo e simultânea…

‘Toda Mulher’ discute desafios para efetividade das cotas de gênero

Programa recebeu a advogada Sanya Aquino, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MA

Doenças relacionadas ao metabolismo e hormônios são pauta no ‘Saúde e Bem-Estar’

Programa desta quarta-feira recebeu a médica endocrinologista Roberta Maria Duailibe, na Rádio Assembleia

‘Café com Notícias’ – Delegada Wanda Moura fala sobre casos de feminicídio no Maranhão

Ela informou ações de prevenção e que já foram registrados 52 feminicídios no estado este ano, número que…

Psicopedagoga Luce Malba discute uso do celular em sala de aula no ‘Café com Notícias’

Questão ganhou destaque após o Ministério da Educação anunciar que prepara para outubro um projeto de lei que…

‘Diário da Manhã’ – Especialista ressalta importância das eleições municipais para a democracia

Advogado Carlos Sérgio Barros, mestre em Direito Eleitoral, foi o entrevistado do programa desta terça-feira, em transmissão simultânea…