22 de janeiro de 2024

Deputado Francisco Nagib viabiliza Mutirão de Catarata e Pterígio em Codó e Timbiras

Parlamentar destinou recursos de emenda para garantir procedimentos, realizados em mutirão ocorrido no último fim de semana, no Hospital Macrorregional de Timbiras

Deputado Francisco Nagib viabiliza Mutirão de Catarata e Pterígio em Codó e Timbiras

Deputado Francisco Nagib conversa com idoso que aguarda para fazer cirurgia

O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) garantiu, a cerca de 700 idosos dos municípios de Codó e Timbiras, o acesso a cirurgias de catarata e pterígio. Ele destinou recursos de Emenda Parlamentar para garantir os procedimentos, realizados em mutirão ocorrido no último fim de semana, no Hospital Macrorregional de Timbiras, com apoio do Governo do Estado e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“Saber que pessoas estavam enxergando mal e até perdendo a visão por causa de catarata e pterígio por falta de acesso aos procedimentos, me inquietou. Então, decidi ir em busca da solução e, com o importante apoio do governador Carlos Brandão (PSB), que me permitiu destinar recursos de Emenda Parlamentar, e da EMSERH, realizamos o Mutirão da Catarata e Pterígio.

A demanda foi tanta, que foi necessário aumentarmos a quantidade de cirurgias, garantindo a mais pessoas o acesso aos procedimentos, o que agradeço, mais uma vez ao governador Brandão. Meu sentimento, hoje, é de felicidade pelo que ouvi dos pacientes e por poder oferecer a cirurgia a eles. Agora, podem enxergar e viver melhor”, afirmou Francisco Nagib. Os pacientes submetidos aos procedimentos durante o mutirão, também receberam colírios para darem continuidade ao tratamento.

Francisco Nagib informou que terá abertura de mais vagas para cirurgias de catarata e pterígio

Triagem

Na fase da triagem para o mutirão, foram selecionados 570 pessoas (400 em Codó e 170 em Timbiras), mas, devido à alta procura, o Governo do Estado abriu mais 100 vagas para as cirurgias. “Não podíamos deixar essas pessoas sem atendimento. Diante da necessidade, solicitei a ampliação das vagas do mutirão e o nosso governador Brandão, sensível à causa, atendeu. Assim, pudemos atender mais idosos. E o nosso plano é levar o Mutirão da Catarata e Pterígio para outros municípios, inclusive, já estamos trabalhando neste sentido”, adiantou Nagib.

Quem foi beneficiado era só felicidade. Seu Francisco das Chagas Sousa Lemos aguardava há meses pela cirurgia na rede pública e ficou emocionado por ter tido logo o acesso ao procedimento. “Há muito tempo eu esperava para fazer a cirurgia de catarata, essa raspagem, pois não tenho condições de pagar, e agora, estou feliz. Agradeço ao deputado Nagib por nos ajudar com esse mutirão, que foi muito importante para nós”, disse ele.

Seu Antônio Azevedo também ficou aliviado por ter conseguido fazer a cirurgia e tratar logo a catarata, que estava comprometendo sua visão. “Eu já estava vendo tudo embaçado, e meu medo era ficar até cego, mas o deputado Nagib nos permitiu fazer a cirurgia. Agradeço a ele e a Deus.  Tenho certeza de que, agora, vou ver tudo”, afirmou ele, sorrindo, após a cirurgia no Hospital Macrorregional de Timbiras.

Mais notícias

Deputado Adelmo Soares detalha, no programa Café com Notícias, a ‘Lei do Pé Diabético’

Parlamentar explicou que a lei visa garantir à população informações sobre formas de prevenção da doença, que é…

Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio em memória do servidor da Casa, Péricles Melo Oliveira

Homenagem póstuma foi solicitada pela presidente da Assembleia, Iracema Vale, e pelo deputado Carlos Lula

‘Diário da Manhã’ dá detalhes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025 no Maranhão

Superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Eduardo Oliveira, foi o entrevistado desta quinta-feira

Programa ‘Toda Mulher’ destaca fortalecimento do associativismo entre empreendedoras maranhenses

Presidente da 'ACM Mulher' informou que, no Maranhão, cerca de 41% das mulheres estão à frente de negócios.…

Assembleia faz minuto de silêncio em memória de ex-prefeitos maranhenses e ex-diretor de presídio  

Homenagens póstumas atenderam à solicitação de diversos deputados

Memorial do Legislativo  destaca exposição de leis voltadas à saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa

Mostra ‘Nosso Direito em Lei’ ressalta a atuação da Assembleia Legislativa do Maranhão em prol de políticas públicas que…

Creche-Escola Sementinha promove evento comemorativo ao Dia do Professor

Ações de autocuidado, como dicas de maquiagem, e momento de confraternização e lanche marcaram a ação de comemoração…

‘Saúde e Bem-Estar’ entrevista a escritora e compositora LaurenTina Veloso

Ela falou sobre o livro “Transição”, que aborda temas de autoconhecimento, autoestima, liberdade e espiritualidade