25 de abril de 2025

Deputado Hemetério Weba solicita Programa Qualifica Maranhão para 14 municípios

Indicações contemplam cidades como Pinheiro, São Bento, Palmeirândia, Santa Helena, Presidente Médici, Nova Olinda do Maranhão, Mirinzal, Araguanã e Turilândia

Deputado Hemetério Weba solicita Programa Qualifica Maranhão para 14 municípios

Deputado Hemetério Weba solicitou ações do Programa Qualifica Maranhão para 14 municípios

Assecom/ Dep. Hemetério Weba

O deputado estadual Hemetério Weba (PP) protocolou 14 indicações solicitando que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), contemple diversos municípios com a estrutura do Programa Qualifica Maranhão – iniciativa que leva cursos profissionalizantes e oportunidades de qualificação para jovens e comunidades locais por meio de carretas-escola itinerantes.

As indicações foram direcionadas ao governador Carlos Brandão e à secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, reforçando o caráter municipalista da gestão estadual e a preocupação do parlamentar em garantir que regiões com maior vulnerabilidade social e carência de oportunidades de formação profissional sejam priorizadas.

Os municípios indicados por Hemetério Weba são: Pinheiro, São Bento, Palmeirândia, Santa Helena, Presidente Médici, Nova Olinda do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Mirinzal, Araguanã, Turilândia, Guimarães, Junco do Maranhão, Amapá do Maranhão e São Vicente Férrer.
“Essas cidades têm enorme potencial e uma juventude que precisa de oportunidades concretas. O Programa Qualifica Maranhão chega com essa missão: transformar vidas por meio da educação profissional. Acredito no compromisso do governador Carlos Brandão com a juventude do nosso estado e tenho certeza de que essas indicações serão atendidas com a sensibilidade que a causa exige”, afirmou o deputado Hemetério Weba.

O Qualifica Maranhão oferece cursos com duração de 40 a 60 horas em áreas como corte e costura, cabeleireiro, gastronomia, eletricista, mecânica de motos, refrigeração, garçom e barman. As capacitações são gratuitas e garantem certificado ao final. 

As carretas permanecem cerca de um mês em cada município, funcionando em três turnos e com todo o material didático e infraestrutura necessária fornecidos pelo Governo do Estado.

A expectativa é de que a ampliação do programa contribua diretamente para o aumento da empregabilidade, o fortalecimento da economia local e o desenvolvimento social dos municípios contemplados.

Mais notícias

‘Diário da Manhã’ detalha ações de saúde do Governo durante o Carnaval na Litorânea

Foram montados hospitais de campanha estrategicamente localizados na avenida, com equipes reforçadas, medicamentos e ambulâncias para casos de…

‘Café com Notícias’ destaca a importância do diagnóstico precoce no combate ao Alzheimer

O neurologista Luciano Lobão fez, no programa, essenciais esclarecimentos sobre essa doença neurodegenerativa, fatores de risco, prevenção e…

Catulé Júnior participa das comemorações pelos 64 anos de Aldeias Altas

Presença do parlamentar nas comemorações reforçou sua atuação em favor de Aldeias Altas ao longo dos últimos anos

Programa ‘Toda Mulher’ destaca trajetória de Nelinha do Babaçu

Empresária transforma tradição em inovação e será tema de escola de samba de São Luís

Projeto fortalece políticas públicas nas áreas de saúde e valorização profissional

Matérias tratam da criação do Dia Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), da instituição do Dia…

Deputada Janaína mostra preocupação com situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes

No discurso, a parlamentar deu exemplos de tragédias envolvendo crianças e cobrou providência das autoridades competentes

Aprovada MP que beneficia turismo maranhense

MP institui incentivo fiscal a contribuintes do ICMS que apoiarem financeiramente projetos turísticos aprovados pela Secretaria de Estado…

Mical Damasceno apresenta projeto que propõe destinação de recursos a eventos sociais e comunitários

Agência Assembleia A deputada Mical Damasceno (PSD) apresentou, na sessão plenária desta quarta-feira (11), um projeto de lei…