05 de fevereiro de 2025
Deputados discutem desintrusão da Terra Indígena Araribóia com representantes do Governo Federal
Encontro teve como objetivo esclarecer como o processo ocorrerá no Maranhão, considerando que a terra abrange diversos municípios

Agência Assembleia
Os deputados Júlio Mendonça (PCdoB), Ricardo Arruda (MDB) e Carlos Lula (PSB) participaram, na tarde desta quarta-feira (5), de uma reunião, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão, com representantes do Governo Federal. Na pauta, as ações voltadas para a desintrusão da Terra Indígena Araribóia, localizada no Sul do Estado.
O encontro teve como objetivo esclarecer como o processo ocorrerá no Maranhão, considerando que a terra abrange diversos municípios. Representantes do Ministério dos Povos Indígenas e da Casa Civil da Presidência da República detalharam as etapas para evitar a disseminação de informações falsas e garantindo que o processo seja conduzido com a responsabilidade necessária.
Intermediação
O deputado Júlio Mendonça destacou a importância do diálogo para garantir a segurança e os direitos das comunidades indígenas. “A participação do Parlamento é fundamental, sobretudo como intermediador nesse processo. Estamos aqui para compreender todo o processo, avaliá-lo e identificar formas de colaborar. É imprescindível que o Legislativo esteja atento”.
Já o deputado Ricardo Arruda ressaltou a importância de preservar os interesses dos povos indígenas e defender seus territórios. “A função da Assembleia Legislativa é atuar como um mediador, acompanhando todo o processo para assegurar que os direitos dos povos indígenas sejam respeitados e que a convivência na região continue harmoniosa”.
Para Carlos Lula, não se trata de demarcação de novas áreas nem da retirada de pessoas que possuem posse há muito tempo. “O que ocorrerá é a desintrusão de uma área que está demarcada há mais de 30 anos. Nosso pedido é que o Governo Federal aja com sensibilidade, uma vez que acreditamos ser possível agir de maneira pacífica, sem gerar ônus para a área”.
Parceria
A reunião foi conduzida pela secretária adjunta da Casa Civil da Presidência, Débora Beserra. “A Araribóia é uma área altamente disputada e sujeita a intensa pressão no entorno. Por conta da vulnerabilidade dos indígenas isolados, que têm pouco contato com a sociedade, é fundamental oferecer uma proteção especial”, enfatizou.
Segundo a secretária, a área tem histórico de invasões para extração ilegal de madeira, outros recursos da biodiversidade e, atualmente, a criação de gado ilegal. “O processo contará com a atuação de várias agências do Governo Federal e viemos solicitar a parceria do Poder Legislativo. O objetivo é garantir a posse permanente e o uso exclusivo deste território”, concluiu.
O encontro contou, ainda, com a presença da diretora do Departamento de Proteção Territorial e da Chefe de Gabinete do Ministério dos Povos Indígenas, Lara Santos e Larissa Martins, respectivamente, além do gerente de projetos da Casa Civil da Presidência, Jonata Galvão.
Mais notícias
Antônio Pereira destaca, no “Maranhão no Campo”, a grandeza do agronegócio maranhense
Segundo o deputado, o agronegócio do Maranhão só avança e vem obtendo destaque no PIB, onde ocupa o…
Lençóis Maranhenses recebem título de Patrimônio Natural da Humanidade em cerimônia histórica
O ato celebrou o reconhecimento obtido durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova…
Iracema Vale prestigia entrega do certificado de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses
O título insere os Lençóis Maranhenses na lista de Patrimônios Mundiais Naturais, destacando-o como um bem de importância…
Professor Luís Trabulsi detalha cursos e ações da Escola do Legislativo no programa ‘Em Discussão’
Durante a entrevista, Luís Trabulsi informou que a Escola oferta cursos tanto para servidores da Alema quanto para…
Frei Santiago destaca, no ‘Diário da Manhã’, a programação do Jubileu das Famílias
Como parte da programação, acontecerá, neste sábado (16), a partir das 16h30, a caminhada dos fiéis, saindo da…
‘Café com Notícias’ aborda os impactos positivos das ações de combate ao tráfico de pessoas no Maranhão
A Campanha Coração Azul e outras ações educativas e de conscientização fazem parte do trabalho desenvolvido pela Sedihpop…
Deputado Carlos Lula apresenta Projeto de Lei para implementar CNH Social no Maranhão
Iniciativa busca garantir habilitação gratuita à população de baixa renda. O PL visa ainda assegurar a qualificação dos…
Glalbert Cutrim ressalta ações na educação implementadas na rede pública de ensino
Entre outros assuntos, o parlamentar destacou as melhorias no transporte e na merenda escolar dos alunos da rede…