05 de fevereiro de 2025
Deputados discutem desintrusão da Terra Indígena Araribóia com representantes do Governo Federal
Encontro teve como objetivo esclarecer como o processo ocorrerá no Maranhão, considerando que a terra abrange diversos municípios
Agência Assembleia
Os deputados Júlio Mendonça (PCdoB), Ricardo Arruda (MDB) e Carlos Lula (PSB) participaram, na tarde desta quarta-feira (5), de uma reunião, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão, com representantes do Governo Federal. Na pauta, as ações voltadas para a desintrusão da Terra Indígena Araribóia, localizada no Sul do Estado.
O encontro teve como objetivo esclarecer como o processo ocorrerá no Maranhão, considerando que a terra abrange diversos municípios. Representantes do Ministério dos Povos Indígenas e da Casa Civil da Presidência da República detalharam as etapas para evitar a disseminação de informações falsas e garantindo que o processo seja conduzido com a responsabilidade necessária.
Intermediação
O deputado Júlio Mendonça destacou a importância do diálogo para garantir a segurança e os direitos das comunidades indígenas. “A participação do Parlamento é fundamental, sobretudo como intermediador nesse processo. Estamos aqui para compreender todo o processo, avaliá-lo e identificar formas de colaborar. É imprescindível que o Legislativo esteja atento”.
Já o deputado Ricardo Arruda ressaltou a importância de preservar os interesses dos povos indígenas e defender seus territórios. “A função da Assembleia Legislativa é atuar como um mediador, acompanhando todo o processo para assegurar que os direitos dos povos indígenas sejam respeitados e que a convivência na região continue harmoniosa”.
Para Carlos Lula, não se trata de demarcação de novas áreas nem da retirada de pessoas que possuem posse há muito tempo. “O que ocorrerá é a desintrusão de uma área que está demarcada há mais de 30 anos. Nosso pedido é que o Governo Federal aja com sensibilidade, uma vez que acreditamos ser possível agir de maneira pacífica, sem gerar ônus para a área”.
Parceria
A reunião foi conduzida pela secretária adjunta da Casa Civil da Presidência, Débora Beserra. “A Araribóia é uma área altamente disputada e sujeita a intensa pressão no entorno. Por conta da vulnerabilidade dos indígenas isolados, que têm pouco contato com a sociedade, é fundamental oferecer uma proteção especial”, enfatizou.
Segundo a secretária, a área tem histórico de invasões para extração ilegal de madeira, outros recursos da biodiversidade e, atualmente, a criação de gado ilegal. “O processo contará com a atuação de várias agências do Governo Federal e viemos solicitar a parceria do Poder Legislativo. O objetivo é garantir a posse permanente e o uso exclusivo deste território”, concluiu.
O encontro contou, ainda, com a presença da diretora do Departamento de Proteção Territorial e da Chefe de Gabinete do Ministério dos Povos Indígenas, Lara Santos e Larissa Martins, respectivamente, além do gerente de projetos da Casa Civil da Presidência, Jonata Galvão.
Mais notícias
Assembleia Legislativa é ‘Selo Ouro de Transparência’ em avaliação do TCE-MA
Em verificação da Corte de Contas do estado, o Parlamento maranhense obteve 100% dos critérios essenciais e 94.43%…
‘Pautas Femininas’ destaca produção do Complexo de Comunicação em 2025
Diretora-adjunta Glaucione Pedrozo foi entrevistada pelo programa e falou sobre o trabalho focado na comunicação pública
Revista Maranhão debate Linguagem Simples na Comunicação Pública
Juiz explicou sobre a importância do uso da linguagem simples para o repasse de informações claras aos cidadãos
ELEMA realiza primeiro curso de Garçom e Serviços de Copa visando à excelência no atendimento
Os próprios garçons do Cerimonial da Assembleia são o público-alvo da capacitação, pois atuam diretamente em eventos oficiais…
‘Café com Notícias’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres
Trata-se de um conjunto de serviços públicos e organizações que oferecem acolhimento, orientação, apoio psicossocial, jurídico e de segurança…
Catulé Júnior prestigia final da 3ª Copa Tamarineirense e reforça apoio ao esporte em Caxias
No evento, que teve o apoio do parlamentar, Catulé Júnior destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social
Adelmo Soares garante investimentos inéditos para Caxias nas áreas da cultura e segurança pública
Os investimentos serão aplicados com recursos de emendas parlamentares, reafirmando a atuação do deputado voltada ao desenvolvimento de…
Maranhão no Campo’- Diretor do Sebrae destaca ações de valorização do empreendedorismo rural
O gestor fez um balanço das ações do órgão, destacando, entre outros, os projetos “Juntos pelo Agro” e…