07 de maio de 2024
Deputados prestigiam cerimônia de titulação de festejo como patrimônio cultural e imaterial
Em abril, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu que o Festejo de São José de Ribamar se tornaria patrimônio por carregar a identidade, história e memória vinculada à devoção e fé do povo maranhense

Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viégas
Deputados estaduais participaram, na tarde desta terça-feira (7), no Santuário de São José de Ribamar, da missa solene e cerimônia de titulação do Festejo de São José de Ribamar como patrimônio cultural e imaterial do Maranhão. Marcaram presença os parlamentares Janaína (Republicanos) e Jota Pinto (Podemos).
Em abril deste ano, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, instituição ligada ao Departamento de Patrimônio Imaterial do Estado, decidiu, por unanimidade, que o Festejo de São José de Ribamar se tornaria patrimônio por carregar a identidade, história e memória vinculada à devoção e fé do povo maranhense.
Janaína (Republicanos) disse estar muito feliz em participar de um momento tão importante para os católicos devotos do santo padroeiro do Maranhão. “A celebração desta conquista histórica certamente fortalecerá o orgulho e a conexão dos ribamarenses com suas raízes culturais, além de promover o reconhecimento da riqueza e diversidade cultural do Maranhão para todo o país e o mundo”, destacou.
Jota Pinto (PSB) afirmou que o reconhecimento do Festejo de São José de Ribamar tem sua importância histórica e cultural refletida em sua posição como centro de devoção religiosa. “A cidade tem um potencial turístico gigante, possui uma beleza natural única, com praias lindas e uma rica biodiversidade. Esse reconhecimento também contribuirá para o turismo local e, consequentemente, impulsionará a economia”, disse.

Em seu pronunciamento, o governador Carlos Brandão afirmou que esse reconhecimento é o resultado do esforço coletivo para preservar e celebrar uma parte fundamental da identidade e história de São José de Ribamar.
“Uma prioridade da minha gestão é assegurar a proteção e manutenção dos bens culturais que fortalecem a identidade do povo maranhense, principalmente no que diz respeito à sua relação com a religiosidade, com o turismo, a cultura e a economia criativa”, concluiu.
Brandão disse, ainda, que o Governo do Estado vai criar medidas para assegurar a continuidade, manutenção, e proteção do festejo por meio de ações de salvaguarda, que são políticas públicas de preservação, promoção e fortalecimento do festejo.
Mais notícias
Junior Cascaria solicita recuperação de importantes rodovias no Médio Mearim
O parlamentar afirmou que são vias fundamentais para o escoamento da produção e para o deslocamento da população…
‘Diário da Manhã’ – Militantes destacam a realização do 1° Encontro Estadual de Mulheres da Unegro-MA
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, integrantes da Unegro destacaram o legado de luta da entidade
‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19
O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário
Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’
O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…
Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão
Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…
Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa
Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública
‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação
Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…
Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias
Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…