07 de maio de 2024
Deputados prestigiam cerimônia de titulação de festejo como patrimônio cultural e imaterial
Em abril, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu que o Festejo de São José de Ribamar se tornaria patrimônio por carregar a identidade, história e memória vinculada à devoção e fé do povo maranhense

Agência Assembleia / Fotos: Miguel Viégas
Deputados estaduais participaram, na tarde desta terça-feira (7), no Santuário de São José de Ribamar, da missa solene e cerimônia de titulação do Festejo de São José de Ribamar como patrimônio cultural e imaterial do Maranhão. Marcaram presença os parlamentares Janaína (Republicanos) e Jota Pinto (Podemos).
Em abril deste ano, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, instituição ligada ao Departamento de Patrimônio Imaterial do Estado, decidiu, por unanimidade, que o Festejo de São José de Ribamar se tornaria patrimônio por carregar a identidade, história e memória vinculada à devoção e fé do povo maranhense.
Janaína (Republicanos) disse estar muito feliz em participar de um momento tão importante para os católicos devotos do santo padroeiro do Maranhão. “A celebração desta conquista histórica certamente fortalecerá o orgulho e a conexão dos ribamarenses com suas raízes culturais, além de promover o reconhecimento da riqueza e diversidade cultural do Maranhão para todo o país e o mundo”, destacou.
Jota Pinto (PSB) afirmou que o reconhecimento do Festejo de São José de Ribamar tem sua importância histórica e cultural refletida em sua posição como centro de devoção religiosa. “A cidade tem um potencial turístico gigante, possui uma beleza natural única, com praias lindas e uma rica biodiversidade. Esse reconhecimento também contribuirá para o turismo local e, consequentemente, impulsionará a economia”, disse.

Em seu pronunciamento, o governador Carlos Brandão afirmou que esse reconhecimento é o resultado do esforço coletivo para preservar e celebrar uma parte fundamental da identidade e história de São José de Ribamar.
“Uma prioridade da minha gestão é assegurar a proteção e manutenção dos bens culturais que fortalecem a identidade do povo maranhense, principalmente no que diz respeito à sua relação com a religiosidade, com o turismo, a cultura e a economia criativa”, concluiu.
Brandão disse, ainda, que o Governo do Estado vai criar medidas para assegurar a continuidade, manutenção, e proteção do festejo por meio de ações de salvaguarda, que são políticas públicas de preservação, promoção e fortalecimento do festejo.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…