28 de outubro de 2025

‘Diário da Manhã’ aborda a passagem do Dia Nacional do Livro e do projeto Brincaletrando

Entrevistada foi a diretora da Biblioteca Benedito Leite do Governo do Estado, Aline Nascimento

‘Diário da Manhã’ aborda a passagem do Dia Nacional do Livro e do projeto Brincaletrando

Aline Nascimento e a integrante do Coletivo Escritores Maranhenses (CME), Ingrid Fróes, com o radialista Henrique Pereira

Agência Assembleia

A diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite do Governo do Estado, Aline Nascimento, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, desta terça-feira (28), com transmissão simultânea pela Rádio e TV Assembleia, sobre a passagem do Dia Nacional do Livro e sobre o projeto Brincaletrando.

Da conversa com a gestora da Biblioteca com o radialista e apresentador Henrique Pereira, participou a integrante do Coletivo Escritores Maranhenses (CME), Ingrid Fróes, que, na oportunidade disseram, que 29 de outubro marca a passagem do Dia Nacional do Livro, uma data especial para celebrar o poder transformador da leitura e o papel fundamental dos livros na formação pessoal, cultural e social do cidadão; e para celebrar uma apresentação puxada em parceria dos dois organismos.

“A celebração acontece através do Projeto Brincaletrando, que une literatura, cultura popular e encantamento para todas as idades. A programação está repleta de atrações especiais, conduzidas por escritoras e artistas maranhenses que transformam a palavra em experiência viva. O Brincaletrando é uma iniciativa do CME que tem como objetivo promover o acesso à leitura e à literatura de forma lúdica, levando livros, arte e encantamento para o público infantil e juvenil”, explicou a gestora da biblioteca.

De acordo com a diretora da Biblioteca Benedito Leite, mais do que páginas e palavras, os livros são pontes que nos conectam a diferentes mundos, ideias e emoções, além de despertarem a imaginação, ampliam horizontes e convidam a refletir sobre quem somos e sobre o mundo em que vivemos; e que escolas interessadas em participar do evento devem realizar agendamento.

A programação destaca atividades como Contação de histórias, com Milanya; teatro de bonecos com o Auto do Bumba meu boi, baseado no livro “Vivica pelos Caminhos da Cultura Popular”, com Andrea Silva; dramatização da obra “Menino Fogo”, por Ray Brandão, Kátia Cilene e Walterline Maia: História cantada, por Ingrid Fróes; Leitura compartilhada, por Dhelia; e cordel “O gato conselheiro”, por Adriana de Jesus.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Assembleia aprova projeto que institui o programa ‘Cuidar de Todos’

Matéria foi encaminhada à sanção do governador Carlos Brandão

Dra. Viviane destaca mutirões de saúde e agradece governador por avanços na região Sul

Parlamentar também destacou o encerramento da agenda com a inauguração da MA-006

Fred Maia solicita viatura para Trizidela do Vale

Parlamentar destacou que, embora a delegacia da cidade esteja em funcionamento, ainda enfrenta dificuldades

‘Café com Notícias’ discute aumento no número de fumantes após duas décadas de queda

Psicóloga Dayane Fernandes, mestranda em Saúde do Adulto pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), falou sobre impactos do…

Deputado Osmar Filho encerra fim de semana com agenda intensa em São Luís e Grajaú

O parlamentar participou de finais de campeonatos amadores, recebeu título de “Amigo do Esporte Amador” e prestigiou congresso…

Diário da manhã esclarece dúvidas de consumidores

Entrevistada foi a presidente do PROCON/MA, Karen Barros

Adelmo Soares realiza mutirão inédito de facetas de resina no Gabinete Social em Caxias

Mais de 10 mil pessoas se inscreveram na ação que realizou 500 procedimentos gratuitos e devolveu autoestima a…

Adelmo Soares realiza mutirão de saúde e beleza em Aldeias Altas

Ação contou com apoio do líder político Josué Louro e levou serviços gratuitos de saúde, estética e cidadania…