01 de fevereiro de 2024
‘Diário da Manhã’ aborda a questão da intolerância religiosa com a yalorixá Jô Brandão
Ela abordou também, entre outras pautas, as comemorações do Dia de Iemanjá (2 de fevereiro) no Maranhão

Agência Assembleia
Clique aqui e assista à integra do programa
Nesta quinta-feira (1º), o programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), entrevistou a coordenadora do Coletivo dan ji, a yalorixá Jô Brandão, integrante do Fórum de Mulheres de Axé do Maranhão. Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, ela abordou, dentre outras pautas, as comemorações do Dia de Iemanjá (2 de fevereiro) e a questão da intolerância religiosa no Maranhão.
Jô Brandão, inicialmente, destacou que o Maranhão tem apresentado recorrentes casos de racismo religioso e de intolerância religiosa. “É importante diferenciar, conceitualmente, porque a legislação ampliou, nos últimos anos, a compreensão de intolerância religiosa para racismo religioso, assim como a ampliação de pena da injúria racial que equipara ao crime de racismo. Isto é fruto das lutas sociais da comunidade negra”, esclareceu.
“Um desses casos foi o da depredação da estátua de Iemanjá, que fica na Praia do Olho D’Água, ano passado. Esse ato em si não tem um cunho racial. Mas tem a representação de um grupo étnico, que é a população negra e, principalmente, os povos tradicionais de terreiro, que a cultuam. Iemanjá é um orixá para nós. É uma herança africana e um orixá feminino que, na nossa cosmovisão de mundo, rege o mar. Para nós, é uma referência porque ela interliga o povo brasileiro ao continente africano através do mar. Portanto, consideramos o ato de depredação da estátua de Iemanjá como um ato criminoso”, acentuou.
Ela revelou que o Governo do Estado já reconstruiu a estátua e que já foi colocada de volta ao local dentro dos padrões técnicos adequados. “Está em fase de implementação um projeto de readequação da praça para um ambiente de terreiro, para que se tenha a mesma referência à imagem de Iemanjá que se tem às outras religiões. Esse espaço será requalificado socialmente e transformado num ambiente que contribua para desconstruir referências discriminatórias sobre isso”, acrescentou.
Reivindicação
Jô Brandão disse, ainda, que o movimento social de comunidades de matrizes africanas está reivindicando ao Governo do Estado a instalação de uma delegacia especializada, com estrutura adequada, para investigar principalmente crimes de racismo religioso e de intolerância religiosa.
“Esse tipo de crime tem sido recorrente no Maranhão, mas não aparecem nas estatísticas oficiais porque não se tem ainda uma sistematização de dados. Isto faz com que o Maranhão fique invisível diante dessa questão”, assinalou.
No Brasil, comemora-se o Dia de Iemanjá em 2 de fevereiro. “Essa data para nós tem vários significados. O primeiro é que, para as religiões de matriz africana, Iemanjá é a grande mãe, é a senhora das origens e que rege o equilíbrio das pessoas. Segundo, é um momento de reflexão sobre as contradições da sociedade brasileira que, ao mesmo tempo em que festeja certas datas, como por exemplo o dia 31 de dezembro, age com intolerância com as religiões de matriz africana. Nossa relação com o mar é ancestral, espiritual e ritualística e a revitalizamos sempre durante essa comemoração e reverência à nossa grande mãe, que é Iemanjá”, explicou.
Mais notícias
Davi Brandão leva alegria e esperança às crianças de Mirador com ação voltada aos pequeninos
Em sua terceira edição e pela primeira vez realizado na cidade, o evento levou brincadeiras e presentes para…
‘Maranhão no Campo’ destaca fortalecimento dos pequenos empreendimentos turísticos no estado
Gestora do Sebrae/MA ressaltou a importância dos pequenos negócios na engrenagem do turismo maranhense e afirmou que o…
Osmar Filho participa das comemorações pelos 78 anos de Primeira Cruz e destaca parceria com o município
Deputado reforçou compromisso com a cidade e celebrou avanços em obras e ações na área da educação e…
‘Em Discussão’ aborda ação especial da ‘Maranhão Rosa’, que será realizada neste sábado, na capital
Mamografia, exames preventivos e vacinação são alguns dos serviços oferecidos às mulheres, a partir das 8h, no Parque…
‘Diário da Manhã’ – Idealizadora fala da 4ª edição da Mostra PraCine em São José de Ribamar
Nat Maciel afirmou que objetivo do evento é democratizar o acesso ao cinema nacional e valorizar as produções…
Advogada previdenciária explica, no ‘Café com Notícias’, as novas regras do Benefício de Prestação Continuada
Segundo Sanya Aquino, uma das novidades é a permanência do BPC mesmo que haja mudança na renda familiar…
Deputado Osmar Filho visita Vila Romário e destaca avanços em obras de infraestrutura
Acompanhado da vereadora Clara Gomes, o parlamentar reforçou compromisso com a comunidade e elogiou atuação do Governo do…
Deputado Catulé Júnior acompanha inauguração de estádio e entrega de ações do Governo do Estado em São João do Sóter
Foram entregues no município, o Estádio Narcizão, carrinhos do Mais Renda e Cartões de Transporte Universitário e realizadas…