22 de agosto de 2024
‘Diário da Manhã’ aborda a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Evento foi detalhado em conversa com o assistente de Comunicação e Marketing da APAE - São Luís, Gabriel Bartowski
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
O assistente de Comunicação e Marketing da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE – São Luís), Gabriel Bartowski, foi entrevistado no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (22), e detalhou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
O evento, aberto na quarta-feira (21) e que ocorre até o dia 28 de agosto, na Praça de Alimentação do segundo piso do São Luís Shopping, tem como “Nossa história: quem somos e o que fazemos”. Gabriel Bartowski disse que a abertura oficial contou com várias apresentações culturais preparadas pelos assistidos da entidade.
Durante a conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, Gabriel Bartowski explicou um pouco mais sobre os objetivos da Semana, que acontece todos os anos e foi instituída pela Lei nº 13585/2017, com objetivo de desenvolver conteúdos para conscientizar a sociedade sobre o tema, além de incentivar políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Segundo Bartowski, a deficiência intelectual refere-se a padrões intelectuais reduzidos, significativamente inferiores à média, geralmente com manifestação antes dos 18 anos, e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como as sociais e acadêmicas, a comunicação, cuidados pessoais, segurança e autonomia; e podem apresentar comprometimentos de nível leve, moderado, severo ou profundo, de acordo com o grau de limitação.
A deficiência múltipla, segundo ele, é a associação, na mesma pessoa, de duas ou mais deficiências primárias (visual, auditiva, física, intelectual, psicossocial), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade de adaptação.
“Nós desenvolvemos ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) com o objetivo de combater o capacitismo e de ampliar a visibilidade dessas pessoas. Outro objetivo é conscientizar a sociedade acerca da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar conhecimento sobre as condições sociais dessa população, como meio de transformação da realidade e superação das barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas”, assegurou.
Mais notícias
Com atuação permanente na área social, deputado Adelmo Soares entrega mais de 500 óculos à população
Ação reforça o perfil de trabalho contínuo do parlamentar na área social
Ana do Gás pede Viva/ Procon e Estação Tech para dois municípios
Parlamentar também falou sobre o município de Conceição do Lago-Açu
Cláudio Cunha propõe parceria entre governo e instituto para ampliação de políticas sociais
Parlamentar solicita viabilizar ações conjuntas de atendimento à população, voltadas especialmente aos trabalhadores rurais e urbanos
Programa Em Discussão debate as novas regras para aposentadoria no Brasil
O vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/MA, Vinícius Farias, explicou as mudanças, como funcionam as regras…
Deputado Ariston propõe criação de vias exclusivas para motos na Avenida Metropolitana
Para o parlamentar, a criação de vias específicas para motos pode contribuir para a redução de acidentes, maior…
‘Diário da Manhã’ detalha as estratégias do governo estadual para ampliar emprego e renda no Maranhão
O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, salientou os avanços obtidos pelo…
“Ditado ‘em briga de marido e mulher não se mete a colher’ precisa ser definitivamente abandonado”, afirma Coronel Chagas no Café com Notícias
O coordenador da Patrulha Maria da Penha falou, no programa, sobre a atuação efetiva da corporação no monitoramento…
Deputado Adelmo Soares entrega 300 óculos em São Luís em parceria com Governo do Estado
A ação beneficiou pessoas que haviam passado por consultas oftalmológicas gratuitas em mutirões anteriores coordenados pelo parlamentar