06 de março de 2025
‘Diário da Manhã’ aborda as ações da Semu de enfrentamento à violência contra as mulheres
Conversa foi com a secretária adjunta de Estado de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Eliene Sousa Fernandes

Agência Assembleia
Assista ao programa na íntegra
O programa ‘Diário da Manhã’ desta quinta-feira (6), na Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, conversou com a advogada, professora e secretária adjunta de Estado de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Eliene Sousa Fernandes. A gestora falou sobre as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu).
“A Semu atua numa frente preventiva e, também, após o ciclo de violência. Durante todo o ano, fazemos ações voltadas para o acolhimento da mulher que se encontra em vulnerabilidade. Elas precisam ser assistidas em dois eixos: devem buscar auxílio contra uma violência iminente e, após esse cenário, saber o que vão fazer para levar a vida adiante”, afirmou ela, durante a conversa com o apresentador e radialista Henrique Pereira.
Eliene Fernandes destacou, também, as atividades específicas realizadas na folia maranhense. “Atuamos durante e no período pré-carnaval, prestando informações e distribuindo preservativos”, enfatizou.
Rede de proteção
A secretária adjunta reforçou que existe uma rede de apoio e de proteção às mulheres vítimas de violência nos seus variados aspectos como, por exemplo, violência física, psicológica, emocional, patrimonial, institucional e política.
“Os dois canais, Ligue 180 e Ligue 190, estão à disposição das mulheres em todo o estado do Maranhão. Fora isso, a Secretaria de Estado da Mulher pode acionar os órgãos que compõem essa rede de proteção, como a Casa da Mulher Brasileira e a Casa da Mulher Maranhense”.
Aluguel Social
A gestora destacou, ainda, as ações de apoio e acolhimento às mulheres vítimas de violência, assegurando que elas não estão sozinhas. “Temos um programa chamado ‘Aluguel Social Maria da Penha’, destinado às mulheres que estão sob medidas protetivas e em vulnerabilidade social. Elas recebem uma ajuda mensal do Estado do Maranhão para que possam sair desse âmbito de violência doméstica e lutar por sua autonomia”, salientou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Carlos Lula cobra mais valorização dos artistas maranhenses
O deputado questionou a ausência de espaços consistentes para os artistas locais
CCJ dá parecer favorável a PL que trata sobre prevenção e repressão ao aliciamento de crianças
Projeto de Lei dispõe sobre adoção de mecanismos de prevenção e repressão a conteúdos sexualizados em espaços públicos
‘Contraplano’ discute campanha Setembro Amarelo e formas de proteção à vida
Programa teve participação de especialistas que discutiram a importância do diálogo e da informação no combate ao suicídio
Junior Cascaria destaca reforma de escola em Pedreiras
Parlamentar falou sobre o Centro de Ensino Oscar Galvão
Antônio Pereira destaca inauguração do Centro de Saúde da Uema
Parlamentar classificou o evento como um “dia histórico” para a educação e a saúde pública do Maranhão
Assembleia Legislativa faz homenagem póstuma ao 1º Tenente PM Fabiano Galeno
Solicitação foi feita pelo deputado Wellington do Curso, em consonância com os demais parlamentares da Casa
Escola do Legislativo capacita servidores e público externo para atuarem com Inteligência Emocional
Curso foi iniciado nesta terça (16) e segue até quinta-feira (18) com o objetivo de contribuir para o…
Ações do Setembro Amarelo são abordadas no programa ‘Café com Notícias’
Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Costa, falou sobre combate a automutilação e…