21 de janeiro de 2025

‘Diário  da Manhã’ aborda Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa 

Entrevistada foi a coordenadora do Coletivo Dan Eji, Iyãlorixá Jô Brandão

‘Diário  da Manhã’ aborda Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa 

Jô Brandão durante a entrevista para a Rádio Assembleia

Agência Assembleia

A coordenadora do Coletivo Dan Eji, Iyãlorixá Jô Brandão, abordou, em entrevista nesta terça-feira (21), em transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a passagem do Dia Mundial de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro).

Na conversa com o radialista Henrique Pereira, ela falou sobre intolerância religiosa e racismo; e explicou que o Coletivo Dan Eji é uma organização cultural e artística focada em promover a diversidade e inclusão por meio da dança, arte e educação, com projetos que celebram a identidade afro-brasileira, LGBTQI+ e outras minorias.

“A gente sempre sofreu essa violência secular, a partir do processo da colonização e escravização do continente africano. Isso trouxe sequelas que até hoje nos dias atuais a gente discute e enfrenta. É importante fazer esse diferencial entre intolerância e racismo, pois isso também é fruto do debate político quando estabelecemos meios de defender a cultura africana e no ordenamento jurídico, a partir da perspectiva do direito”, assegurou.

Jô Brandão destacou também a transformação em feriado o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) – a data homenageia o nascimento de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão e, por fim, condenou o mito da democracia racial e a intolerância religiosa.

“Sempre é bom debater o mito da democracia racial, que ainda é um fantasma que nos rodeia o tempo todo. Há os que dizem que não existe racismo no Brasil, há os que acham que nós estamos inventando classes sociais separatistas. Há os que acham que somos apenas rezados, religiosos. O racismo existe comparado cientificamente e precisa ser discutido de forma responsável”, disse.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Adelmo Soares reforça apoio a Orleans Brandão e destaca preparo de Iracema Vale

Parlamentar deixou claro que o grupo já possui definição sobre o nome que disputará o Governo do Estado

Presença da campeã mundial Ana Paula marca evento de handebol em Caxias e reforça atuação do deputado Adelmo Soares

Ana Paula participou de treinamentos, rodas de conversa, sessões de autógrafos e momentos de interação direta com os…

‘Revista Maranhão’ debate sobre dignidade menstrual e políticas públicas para mulheres

Advogada Sânya Aquino destaca desafios, avanços e a importância da informação para garantir direitos e dignidade feminina

Procon orienta consumidores sobre direitos e alerta para golpes, no ‘Diário da Manhã’

Ricardo Cruz, diretor do Viva Procon, explica como agir em casos de reajustes indevidos de planos de saúde,…

Deputado Adelmo Soares realiza segunda etapa de entrega de cestas básicas aos mototaxistas de Caxias

Ação, que faz parte do Programa Mototáxi Valorizado, de iniciativa do parlamentar, beneficiou 500 mototaxistas, que receberão as…

Deputado Catulé Júnior tem contribuição política reconhecida e recebe Título de Cidadão Humbertuense

Honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Humberto de Campos em retribuição à parceria do parlamentar e contribuições…

‘Mais Saúde’ destaca impacto da obesidade e das novas medicações na saúde ocular

A oftalmologista Acácia Jordão fala sobre a abordagem integrativa na oftalmologia e alerta para efeitos oculares relacionados ao…

Presidente da Fetaema destaca avanços e desafios da agricultura familiar em entrevista ao ‘Maranhão no Campo’

Ângela Silva afirma que os últimos três anos marcaram a retomada do diálogo e fortalecimento das políticas voltadas…