21 de janeiro de 2025

‘Diário  da Manhã’ aborda Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa 

Entrevistada foi a coordenadora do Coletivo Dan Eji, Iyãlorixá Jô Brandão

‘Diário  da Manhã’ aborda Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa 

Jô Brandão durante a entrevista para a Rádio Assembleia

Agência Assembleia

A coordenadora do Coletivo Dan Eji, Iyãlorixá Jô Brandão, abordou, em entrevista nesta terça-feira (21), em transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a passagem do Dia Mundial de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro).

Na conversa com o radialista Henrique Pereira, ela falou sobre intolerância religiosa e racismo; e explicou que o Coletivo Dan Eji é uma organização cultural e artística focada em promover a diversidade e inclusão por meio da dança, arte e educação, com projetos que celebram a identidade afro-brasileira, LGBTQI+ e outras minorias.

“A gente sempre sofreu essa violência secular, a partir do processo da colonização e escravização do continente africano. Isso trouxe sequelas que até hoje nos dias atuais a gente discute e enfrenta. É importante fazer esse diferencial entre intolerância e racismo, pois isso também é fruto do debate político quando estabelecemos meios de defender a cultura africana e no ordenamento jurídico, a partir da perspectiva do direito”, assegurou.

Jô Brandão destacou também a transformação em feriado o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) – a data homenageia o nascimento de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão e, por fim, condenou o mito da democracia racial e a intolerância religiosa.

“Sempre é bom debater o mito da democracia racial, que ainda é um fantasma que nos rodeia o tempo todo. Há os que dizem que não existe racismo no Brasil, há os que acham que nós estamos inventando classes sociais separatistas. Há os que acham que somos apenas rezados, religiosos. O racismo existe comparado cientificamente e precisa ser discutido de forma responsável”, disse.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

‘Café com Notícias’: Diagnóstico tardio de autismo ganha visibilidade no documentário “Entre Mundos” 

Produzido pela jornalista da TV Assembleia, Márcia Carvalho, filme visa ampliar o debate sobre o diagnóstico tardio do…

Osmar Filho cumpre agenda política e intensifica ações sociais em São Luís e interior

Deputado participou de encontro com lideranças, apoiou evento esportivo em Morros e realizou novas edições do programa “Cuidar…

Carlos Lula apoia movimento de reocupação do Centro com cultura

“Viva o Centro” reuniu multidão em apoio à revitalização do Centro Histórico

Câmara Empresarial da Mulher é destaque no ‘Pautas Femininas’

Jenilce Pavão abordou fortalecimento do empreendedorismo feminino e atuação institucional no Maranhão

Revista Maranhão apresenta projeto que leva noções de Direitos Humanos e Constituição a escolas públicas

Cristiano Sardinha falou sobre a importância dos jovens terem conhecimentos sobre Direitos Humanos e suas aplicabilidades

‘Em Discussão’ destaca ações de grande alcance social desenvolvidas pelo Governo do Estado

À frente das Secretarias das Cidades e de Monitoramento de Ações Governamentais do Governo do Estado, Alberto Bastos…

Lei Antonio Brunno garante direitos a pacientes com câncer no Maranhão

A Lei nº 12.140/2023, o Estatuto da Pessoa com Câncer, de autoria do deputado Carlos Lula, assegura atendimento,…

‘Diário da Manhã’: Procon-MA dá dicas para que consumidor não seja vítima de práticas abusivas

Órgão tem atuado por informação clara para o consumidor e para que não caia em golpes nas compras…