21 de janeiro de 2025
‘Diário da Manhã’ aborda Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Entrevistada foi a coordenadora do Coletivo Dan Eji, Iyãlorixá Jô Brandão
Agência Assembleia
A coordenadora do Coletivo Dan Eji, Iyãlorixá Jô Brandão, abordou, em entrevista nesta terça-feira (21), em transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a passagem do Dia Mundial de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro).
Na conversa com o radialista Henrique Pereira, ela falou sobre intolerância religiosa e racismo; e explicou que o Coletivo Dan Eji é uma organização cultural e artística focada em promover a diversidade e inclusão por meio da dança, arte e educação, com projetos que celebram a identidade afro-brasileira, LGBTQI+ e outras minorias.
“A gente sempre sofreu essa violência secular, a partir do processo da colonização e escravização do continente africano. Isso trouxe sequelas que até hoje nos dias atuais a gente discute e enfrenta. É importante fazer esse diferencial entre intolerância e racismo, pois isso também é fruto do debate político quando estabelecemos meios de defender a cultura africana e no ordenamento jurídico, a partir da perspectiva do direito”, assegurou.
Jô Brandão destacou também a transformação em feriado o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) – a data homenageia o nascimento de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão e, por fim, condenou o mito da democracia racial e a intolerância religiosa.
“Sempre é bom debater o mito da democracia racial, que ainda é um fantasma que nos rodeia o tempo todo. Há os que dizem que não existe racismo no Brasil, há os que acham que nós estamos inventando classes sociais separatistas. Há os que acham que somos apenas rezados, religiosos. O racismo existe comparado cientificamente e precisa ser discutido de forma responsável”, disse.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
‘Café com Notícias’ destaca a Rede Nacional de Dados em Saúde e seus impactos no Maranhão
A coordenadora estadual da federalização da RNDS, Mayra Nina, explicou que a plataforma do Ministério da Saúde, que…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda preservação de recursos hídricos
Entrevistada foi a vice-coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Teresa Cristina Pereira
‘Pautas Femininas’ aborda empreendedorismo e empoderamento
Idealizadora do projeto, Lou Marques, e a microempreendedora Francisca Alves foram as entrevistadas
Mutirão de Saúde realizado pelo deputado Adelmo Soares leva atendimentos gratuitos a cidade de Raposa
Ação, com apoio do governo do Estado, ofertou exames laboratoriais, consultas com clínico geral e oftalmologista, com doação…
Sementinha participa do ‘Novembrinho Azul’ com palestra sobre saúde masculina desde a infância
Na ação, voltada aos pais de alunos, urologista Rafael Campos falou sobre a importância da identificação precoce de condições que…
Procon/MA orienta sobre direitos nas promoções de fim de ano no programa ‘Diário da Manhã’
Assunto foi tratado pelo diretor de Orientação e Atendimento ao Consumidor do Viva Procon/MA, Ricardo Baldez
Atuação do Fonavid no combate à violência contra a mulher é abordada no ‘Café com Notícias’
Conversa foi com a vice-presidente do Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica (Fonavid), Camila Guerin
Psicólogo Mauro Brandão fala sobre a saúde mental masculina
Programa 'Mais Saúde' destacou entrevista sobre o assunto neste domingo, além de outros temas