21 de janeiro de 2025

‘Diário  da Manhã’ aborda Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa 

Entrevistada foi a coordenadora do Coletivo Dan Eji, Iyãlorixá Jô Brandão

‘Diário  da Manhã’ aborda Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa 

Jô Brandão durante a entrevista para a Rádio Assembleia

Agência Assembleia

A coordenadora do Coletivo Dan Eji, Iyãlorixá Jô Brandão, abordou, em entrevista nesta terça-feira (21), em transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a passagem do Dia Mundial de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro).

Na conversa com o radialista Henrique Pereira, ela falou sobre intolerância religiosa e racismo; e explicou que o Coletivo Dan Eji é uma organização cultural e artística focada em promover a diversidade e inclusão por meio da dança, arte e educação, com projetos que celebram a identidade afro-brasileira, LGBTQI+ e outras minorias.

“A gente sempre sofreu essa violência secular, a partir do processo da colonização e escravização do continente africano. Isso trouxe sequelas que até hoje nos dias atuais a gente discute e enfrenta. É importante fazer esse diferencial entre intolerância e racismo, pois isso também é fruto do debate político quando estabelecemos meios de defender a cultura africana e no ordenamento jurídico, a partir da perspectiva do direito”, assegurou.

Jô Brandão destacou também a transformação em feriado o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) – a data homenageia o nascimento de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou contra a escravidão e, por fim, condenou o mito da democracia racial e a intolerância religiosa.

“Sempre é bom debater o mito da democracia racial, que ainda é um fantasma que nos rodeia o tempo todo. Há os que dizem que não existe racismo no Brasil, há os que acham que nós estamos inventando classes sociais separatistas. Há os que acham que somos apenas rezados, religiosos. O racismo existe comparado cientificamente e precisa ser discutido de forma responsável”, disse.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Hemetério Weba amplia solicitações para levar Carreta da Mulher Maranhense a mais municípios

Pedidos contemplam as cidades de Mirinzal, Santa Helena, Turilândia, São Bento, Palmeirândia, Zé Doca e São Vicente Férrer

Pautas Femininas: Helena Duailibe destaca projetos de apoio às comunidades maranhenses

Secretária discutiu trabalhos de sua pasta em prol das comunidades maranhenses

‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações do Fórum Maranhense de Mudanças do Clima

Ronald Chaves, conselheiro estadual do Meio Ambiente, também destacou a importância 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada…

‘Diário da Manhã’ – Ricardo Baldez destaca nova fase do programa Procon/MA Dívida Zero 

Chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento ao Consumidor do órgão deu detalhes sobre a ação, que ocorrerá…

‘Café com Notícias’ – Especialista destaca lançamento do projeto Mulheres que Transformam

Wilyknadja Dias, especialista técnica do Inova-Maranhão, tratou sobre a iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e…

Deputado Osmar Filho realiza ações de saúde e lazer em São Luís

Parlamentar promoveu mais uma ação do programa “Cuidar dos Olhos”, no Jardim América e o Carnaval “Lava Pratos…

Carlos Lula propõe Título de Cidadão Maranhense ao ator Antonio Sabóia

Ator franco-maranhense brilhou no filme "Ainda estou aqui", vencedor do Oscar, e tem forte ligação com o Maranhão

‘Em Discussão’ – Vinícius Ferro detalha projetos em elaboração pela Comissão Maranhão 2050

Em entrevista, secretário de Estado do Planejamento e Orçamento forneceu informações sobre os projetos priorizados para 2025 dentro…