16 de janeiro de 2025
‘Diário da Manhã’ aborda plano de ação da Embrapa Maranhão para o exercício de 2025
Ele informou que a Embrapa Maranhão iniciou um novo ciclo, que inclui novas estratégias, áreas de atuação e melhorias estruturais
Agência Assembleia
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, o chefe-geral em exercício da Empesa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Allyson Veras, falou nesta quinta-feira (16) sobre o plano de ação da Embrapa Maranhão para o exercício de 2025.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, Allyson Veras explicou que a Embrapa Cocais mudou de denominação e, agora, passa a se chamar Embrapa Maranhão.
“Somos uma das mais novas Unidades Descentralizadas, a Embrapa Cocais, que obteve aprovação da Diretoria Executiva para mudança de seu nome-síntese para Embrapa Maranhão, denominação validada após amplo processo de discussão com a participação do público interno e externo. É importante observar que esta alteração não é apenas uma troca de nome, mas o início de um novo ciclo, que inclui novas estratégias e áreas de atuação, além da construção de nova infraestrutura física e de pessoal”, salientou Allyson Veras.
Ele acrescentou que a mudança no nome vinha sendo construída há um tempo, em função da percepção de que a nomenclatura anterior não mais representava a agenda de trabalho e a identidade geral da Unidade, tendo o novo nome-síntese mais aderência com a realidade de atuação no estado e em outras regiões.
“A nossa Unidade sempre esteve presente em localidades diversas do Maranhão – não somente nas matas dos cocais – e até de outros estados, o que foi sendo fortalecido nos últimos anos. Para isso, tem se conectado com parceiros público-privados de diversas instâncias e lugares. Portanto, a Embrapa Maranhão é resultado dessa forte presença e do trabalho em parceria com o ecossistema de inovação maranhense. Agora, como Embrapa Maranhão, a nossa instituição se mantém aberta ao engajamento de mais interessados em participar da construção dessa nossa história”, assinalou.
Expansão
Allyson Veras frisou que a expansão da atuação da Embrapa tornou-se mais nítida a partir da integração da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) de Balsas – localizada em uma região produtora de grãos e grande fronteira agrícola – com outras Unidades que já operavam no local.
“Tudo isso demonstra que a denominação anterior não respondia mais ao que a Unidade era e é, e também não estava comunicando bem, tendo em vista que, muitas vezes, as pessoas restringiam a agenda da Unidade à região dos cocais”, afirmou.
Allyson Veras salientou que o novo nome identifica a localização sem restringir o alcance, ou seja, denota que as pesquisas serão desenvolvidas não necessariamente, mas majoritariamente, no Maranhão, para atender a sociedade brasileira.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ recebe secretário Fábio Gentil
Convidado falou sobre as novas ações voltadas à agricultura familiar no estado
‘Em Discussão’ detalha avanços do trabalho da Defensoria Pública do Maranhão para a população em todo o estado
A 1ª subdefensora-geral da DPE, Cristiane Marques Mendes, destacou, entre outras ações e projetos, o mutirão da Carreta…
Diário da Manhã’ destaca a 4ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar, que começará neste domingo
O secretário-adjunto da SAF, Ricarte Almeida, anunciou, no programa, a participação, além do Maranhão, dos estados do Piauí,…
“Perucas que Curam”, projeto que devolve autoestima a mulheres em tratamento oncológico, é tema do ‘Café com Notícias’
Projeto, criado pela cabeleireira Rose Gonçalves, devolve a autoestima a mulheres e crianças em tratamento contra o câncer;…
Deputada Daniella lidera articulação que garante amparo a crianças órfãs do feminicídio
Medida do Ministério Público acolhida pelo governador Carlos Brandão propõe auxílio mensal a menores de idade
Cláudio Cunha destaca ações do governo estadual na Baixada e litoral
Parlamentar ressaltou a importância das iniciativas executadas nas cidades de Apicum-Açu, Cedral e Central do Maranhão
Ana do Gás resgata desafios da segurança pública e reconhece trabalho de policiais
Parlamentar respondeu às críticas do deputado Carlos Lula
Sindsalem realiza XVI Congresso dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão
Evento tem como tema “Impostos e Arrecadação: como isso impacta nossas vidas” e reúne servidores e especialistas em…