16 de janeiro de 2025
‘Diário da Manhã’ aborda plano de ação da Embrapa Maranhão para o exercício de 2025
Ele informou que a Embrapa Maranhão iniciou um novo ciclo, que inclui novas estratégias, áreas de atuação e melhorias estruturais

Agência Assembleia
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, o chefe-geral em exercício da Empesa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Allyson Veras, falou nesta quinta-feira (16) sobre o plano de ação da Embrapa Maranhão para o exercício de 2025.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, Allyson Veras explicou que a Embrapa Cocais mudou de denominação e, agora, passa a se chamar Embrapa Maranhão.
“Somos uma das mais novas Unidades Descentralizadas, a Embrapa Cocais, que obteve aprovação da Diretoria Executiva para mudança de seu nome-síntese para Embrapa Maranhão, denominação validada após amplo processo de discussão com a participação do público interno e externo. É importante observar que esta alteração não é apenas uma troca de nome, mas o início de um novo ciclo, que inclui novas estratégias e áreas de atuação, além da construção de nova infraestrutura física e de pessoal”, salientou Allyson Veras.
Ele acrescentou que a mudança no nome vinha sendo construída há um tempo, em função da percepção de que a nomenclatura anterior não mais representava a agenda de trabalho e a identidade geral da Unidade, tendo o novo nome-síntese mais aderência com a realidade de atuação no estado e em outras regiões.
“A nossa Unidade sempre esteve presente em localidades diversas do Maranhão – não somente nas matas dos cocais – e até de outros estados, o que foi sendo fortalecido nos últimos anos. Para isso, tem se conectado com parceiros público-privados de diversas instâncias e lugares. Portanto, a Embrapa Maranhão é resultado dessa forte presença e do trabalho em parceria com o ecossistema de inovação maranhense. Agora, como Embrapa Maranhão, a nossa instituição se mantém aberta ao engajamento de mais interessados em participar da construção dessa nossa história”, assinalou.
Expansão
Allyson Veras frisou que a expansão da atuação da Embrapa tornou-se mais nítida a partir da integração da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) de Balsas – localizada em uma região produtora de grãos e grande fronteira agrícola – com outras Unidades que já operavam no local.
“Tudo isso demonstra que a denominação anterior não respondia mais ao que a Unidade era e é, e também não estava comunicando bem, tendo em vista que, muitas vezes, as pessoas restringiam a agenda da Unidade à região dos cocais”, afirmou.
Allyson Veras salientou que o novo nome identifica a localização sem restringir o alcance, ou seja, denota que as pesquisas serão desenvolvidas não necessariamente, mas majoritariamente, no Maranhão, para atender a sociedade brasileira.
Mais notícias
Hemetério Weba amplia solicitações para levar Carreta da Mulher Maranhense a mais municípios
Pedidos contemplam as cidades de Mirinzal, Santa Helena, Turilândia, São Bento, Palmeirândia, Zé Doca e São Vicente Férrer
Pautas Femininas: Helena Duailibe destaca projetos de apoio às comunidades maranhenses
Secretária discutiu trabalhos de sua pasta em prol das comunidades maranhenses
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda ações do Fórum Maranhense de Mudanças do Clima
Ronald Chaves, conselheiro estadual do Meio Ambiente, também destacou a importância 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada…
‘Diário da Manhã’ – Ricardo Baldez destaca nova fase do programa Procon/MA Dívida Zero
Chefe da Diretoria de Orientação e Atendimento ao Consumidor do órgão deu detalhes sobre a ação, que ocorrerá…
‘Café com Notícias’ – Especialista destaca lançamento do projeto Mulheres que Transformam
Wilyknadja Dias, especialista técnica do Inova-Maranhão, tratou sobre a iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e…
Deputado Osmar Filho realiza ações de saúde e lazer em São Luís
Parlamentar promoveu mais uma ação do programa “Cuidar dos Olhos”, no Jardim América e o Carnaval “Lava Pratos…
Carlos Lula propõe Título de Cidadão Maranhense ao ator Antonio Sabóia
Ator franco-maranhense brilhou no filme "Ainda estou aqui", vencedor do Oscar, e tem forte ligação com o Maranhão
‘Em Discussão’ – Vinícius Ferro detalha projetos em elaboração pela Comissão Maranhão 2050
Em entrevista, secretário de Estado do Planejamento e Orçamento forneceu informações sobre os projetos priorizados para 2025 dentro…