08 de janeiro de 2025

‘Diário da Manhã’ aborda visitação a museus maranhenses no período de férias

Amélia Aranha elencou espaços que podem ser visitados, como o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o de Arte Sacra, o de Gastronomia, o de Artes Visuais e do Reggae

‘Diário da Manhã’ aborda visitação a museus maranhenses no período de férias

Jornalista Ronald Segundo conversa com Amélia Cunha, coordenadora da Rede Estadual de Museus, no programa Diário da Manhã, da Rádio Assembleia

Agência Assembleia

O programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, recebeu na manhã desta quarta-feira (8) a diretora do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) e coordenadora da Rede Estadual de Museus, Amélia Cunha. Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, a gestora falou sobre a importância dos acervos museológicos do Maranhão e sobre a programação definida para o período de férias.

Segundo Amélia Cunha, a Rede Estadual de Museus abrange gestores do Maranhão inteiro. “Dentro dessa rede, além dos museus que são geridos pelo governo estadual, a gente tem espaços de outras instâncias, como museus privados, virtuais, do interior, e a gente tem também Pontos de Memória e Pontos de Cultura, que são outra forma de trabalhar acervos e memórias”, observou.

A gestora ressaltou que os museus vão além do espaço físico e são mais do que uma reserva de acervos físicos. E, com a chegada do período de férias, esse é um momento para conhecer esses espaços e um pouco mais sobre a história, a cultura, a culinária e diversos outros aspectos do Estado.“

A cada visita que se faz aos museus, a gente consegue enxergar um espaço diferente daquele que se viu há dois, três, 10 anos. E isso acontece porque os museus tem os educadores, os mediadores. Cada pessoa que te leva para passear pelos corredores, para conhecer o acervo, vai dar a sua visão de museu, sua visão acerca daquele objeto”, frisou a gestora.

Para Amélia Cunha, a “mágica” dos museus está também na sua reserva técnica, que possibilita ao público que, a cada nova visita, possa visualizar uma peça nova, uma exposição diferente, para além das permanentes, permitindo ter uma visão diferente do mesmo museu.

Ela elencou espaços que podem ser visitados durante as férias, entre eles o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Museu de Arte Sacra, Museu de Artes Visuais, o Museu da Gastronomia, o Museu do Reggae e a Cafua das Mercês, dentre outros.“Os museus são um grande banco de pesquisa, uma porta de entrada para o conhecimento, um conhecimento ilimitado, e que podem ser visitados não apenas nas férias. São também uma oportunidade para a gente fazer essa troca com a própria família, com os amigos e, mais importante, é que qualquer pessoa pode visitar um museu, de forma gratuita”, ressaltou.

Mais notícias

Ana do Gás fala sobre caso envolvendo Mical Damasceno e defende mulheres

Ela sugeriu ao vice-governador, Felipe camarão, que compareça à Assembleia para falar sobre o assunto

Eric Costa destaca doação de caminhonetes a municípios

Deputado também falou sobre uma homenagem da Assembleia ao tenente Hilton Ferreira

Solange Almeida denuncia ter sido vítima de fake news durante campanha eleitoral

Ela se referiu ao pleito realizado ano passado, quando saiu candidata à prefeita de Santa Inês

Florêncio Neto propõe manifestação de desagravo à deputada Mical Damasceno por ofensas sofridas

O parlamentar disse que o caso requer um posicionamento firme de todos os deputados da Casa. Ele reafirmou…

Assembleia aprova mudanças em lei de incentivo a centros de distribuição no Maranhão

Principal mudança permite que parte dos empregos exigidos para adesão ao programa seja indireto

Assembleia Legislativa realizará o 1º Encontro de Mulheres Legisladoras do Maranhão nesta quinta-feira

Programação será aberta às 8h pela presidente da Assembleia, Iracema Vale. Haverá, também, rodas de conversa e troca de…

Plenário aprova MP que aprimora regras do Prêmio Escola Digna e da Bolsa-Auxílio Educacional

Com a nova regra, a comparação de desempenho passa a ser os dados da avaliação do Sistema de…

Adelmo Soares destaca investimentos do Governo e pede coerência à oposição

O parlamentar destacou diversas obras entregues nos últimos dias e advertiu que é preciso reconhecer o trabalho que…