08 de janeiro de 2025
‘Diário da Manhã’ aborda visitação a museus maranhenses no período de férias
Amélia Aranha elencou espaços que podem ser visitados, como o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o de Arte Sacra, o de Gastronomia, o de Artes Visuais e do Reggae

Agência Assembleia
O programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, recebeu na manhã desta quarta-feira (8) a diretora do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) e coordenadora da Rede Estadual de Museus, Amélia Cunha. Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, a gestora falou sobre a importância dos acervos museológicos do Maranhão e sobre a programação definida para o período de férias.
Segundo Amélia Cunha, a Rede Estadual de Museus abrange gestores do Maranhão inteiro. “Dentro dessa rede, além dos museus que são geridos pelo governo estadual, a gente tem espaços de outras instâncias, como museus privados, virtuais, do interior, e a gente tem também Pontos de Memória e Pontos de Cultura, que são outra forma de trabalhar acervos e memórias”, observou.
A gestora ressaltou que os museus vão além do espaço físico e são mais do que uma reserva de acervos físicos. E, com a chegada do período de férias, esse é um momento para conhecer esses espaços e um pouco mais sobre a história, a cultura, a culinária e diversos outros aspectos do Estado.“
A cada visita que se faz aos museus, a gente consegue enxergar um espaço diferente daquele que se viu há dois, três, 10 anos. E isso acontece porque os museus tem os educadores, os mediadores. Cada pessoa que te leva para passear pelos corredores, para conhecer o acervo, vai dar a sua visão de museu, sua visão acerca daquele objeto”, frisou a gestora.
Para Amélia Cunha, a “mágica” dos museus está também na sua reserva técnica, que possibilita ao público que, a cada nova visita, possa visualizar uma peça nova, uma exposição diferente, para além das permanentes, permitindo ter uma visão diferente do mesmo museu.
Ela elencou espaços que podem ser visitados durante as férias, entre eles o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, o Museu de Arte Sacra, Museu de Artes Visuais, o Museu da Gastronomia, o Museu do Reggae e a Cafua das Mercês, dentre outros.“Os museus são um grande banco de pesquisa, uma porta de entrada para o conhecimento, um conhecimento ilimitado, e que podem ser visitados não apenas nas férias. São também uma oportunidade para a gente fazer essa troca com a própria família, com os amigos e, mais importante, é que qualquer pessoa pode visitar um museu, de forma gratuita”, ressaltou.
Mais notícias
Davi Brandão destaca o trabalho e a liderança do governador Carlos Brandão, durante sessão na Assembleia Legislativa
Durante seu discurso, o parlamentar ressaltou que a liderança de Carlos Brandão permanece firme no Maranhão, independentemente de…
‘Em Discussão’ aborda as ações da Fundação Escola de Governo do Maranhão
A presidente da Fundação EGMA, Leuzinete Pereira, informou, no programa, que na segunda-feira,11, será lançado o edital da…
Preparatório on-line e gratuito para o Paes/Uema e Enem 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’
Disponibilizadas pelo Governo do Estado, por meio da Plataforma Gonçalves Dias, aulas serão retomadas na segunda-feira,11, às 19h,…
Campanha Agosto Dourado é tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O incentivo às mães para amamentarem os filhos e à doação do leite para alimentação de outras crianças…
Deputado Aluízio Santos é homenageado com título de Cidadão Vargem-Grandense
O parlamentar agradeceu a honraria e comentou sobre o orgulho de tornar-se o mais novo cidadão vargem-grandense
Helena Duailibe celebra o Dia Nacional da Saúde e destaca avanços na área
A parlamentar ressaltou que a data vai além de um marco no calendário, sendo um convite à reflexão…
Antônio Pereira destaca visão estadista de Carlos Brandão e os investimentos estratégicos no Maranhão
O parlamentar reforçou a importância de colocar as pautas importantes para a população acima de disputas políticas menores
Catulé Júnior rebate oposição e diz que desgaste é efeito do corte de privilégios
Ele destacou que há tentativa por parte da oposição de impor censura velada sobre parlamentares