06 de junho de 2025

‘Diário da Manhã’ alerta para o uso de queimadura como forma de violência contra a mulher

Entrevistada pelo programa, a diretora-geral do Hospital da Ilha, Caroline Hortegal, falou sobre a campanha Junho Laranja, que visa a prevenção, acolhimento e incentivo à denúncia de violência contra a mulher; e o atendimento a mulheres vítimas de queimaduras feito pelo hospital

‘Diário da Manhã’ alerta para o uso de queimadura como forma de violência contra a mulher

‘Diário da Manhã’ alerta para o uso de queimadura como forma de violência contra a mulher

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, que tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, a diretora-geral do Hospital da Ilha, Ana Caroline Moreira Hortegal, discorreu nesta sexta-feira (6), sobre a campanha Junho Laranja, que, neste ano, chama a atenção para a gravidade das queimaduras associadas à violência de gênero.
Organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Hospital da Ilha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a campanha tem como tema central “Violência contra a mulher: Marcas no corpo, feridas na alma”, com foco especial na prevenção, acolhimento e denúncia de casos de agressão.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, a diretora-geral do Hospital da Ilha declarou que a gestão estadual tem se empenhado em várias frentes para melhorar o atendimento à população, principalmente no que diz respeito ao combate à violência e ao tratamento de vítimas de queimaduras.
Carol Hortegal forneceu detalhadas informações sobre o funcionamento da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) que, segundo ela, tem sido um pilar fundamental no atendimento às vítimas de queimaduras.
“Uma média de 80 mulheres já foram atendidas. O mais alarmante é que, dessas 80 mulheres, quatro em cada 10, são vítimas de feminicídios, um dado inaceitável que reforça a urgência de conscientização e empatia no tratamento dessas vítimas”, frisou Carol Hortegal.
Humanização
Ela acrescentou que o cuidado na UTQ do Hospital da Ilha vai além da recuperação física: é um trabalho integral, que envolve também a qualificação contínua dos profissionais e um atendimento humanizado.
A campanha deste ano faz um alerta: A violência doméstica tem deixado marcas permanentes no corpo e na vida das mulheres, muitas vezes por meio de queimaduras. Para a diretora do Hospital da Ilha é indispensável que o debate sobre o tema seja ampliado.
Carol Hortegal enfatizou o avanço representado pela criação da UTQ no Maranhão e a importância de dar visibilidade às mulheres vítimas de violência. “Antes, nossas pacientes precisavam ser transferidas para outros estados. Hoje, temos uma estrutura de excelência. O Junho Laranja é um marco para reafirmar nosso compromisso com a saúde e com a prevenção de novos casos. As mulheres continuam sendo as mais atingidas, muitas vezes em silêncio, e precisamos enfrentar isso com seriedade,” alertou a diretora.
Ela frisou ainda que a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), instalada em 2023 no segundo andar do Hospital da Ilha, é a primeira do tipo no estado. Conta com 19 leitos, sendo dois de isolamento, além de estrutura especializada com sala de balneoterapia, cinesioterapia e oxigenoterapia hiperbárica. A unidade oferece tratamento completo com equipe multiprofissional, permitindo que pacientes maranhenses não precisem mais sair do estado em busca de atendimento.

Mais notícias

Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB

As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…

‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão

Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…

Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo

Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…

‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão

Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico

Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira

O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…

Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale

Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…

‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença

Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto

Presidente da Fecomércio fala sobre aquecimento do setor para o fim de ano no ‘Café com Notícias’ 

Maurício Feijó foi o entrevistado do programa desta quinta-feira e falou da expectativa do setor para esse período