27 de dezembro de 2024

‘Diário da Manhã’ – Coordenadora fala sobre produção de documentários na TV Assembleia

Jornalista Márcia Carvalho, que é coordenadora do Núcleo de Documentário da emissora, foi entrevistada no programa

‘Diário da Manhã’ – Coordenadora fala sobre produção de documentários na TV Assembleia

Jornalista Márcia Carvalho conversou com o radialista Henrique Pereira no ‘Diário da Manhã’

Agencia Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista ao programa na íntegra

O programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, entrevistou, nesta sexta-feira (27), a coordenadora do Núcleo de Documentário da TV Assembleia, jornalista Márcia Carvalho. Na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, ela falou do trabalho realizado na produção de documentários sobre fatos relevantes do cotidiano e personagens da história do Maranhão.

Incialmente, Márcia Carvalho esclareceu que produzir documentário é uma maneira de se contar uma história de forma aprofundada e que exige muita pesquisa.

“Tem muitos fatos e personagens históricos que não se conhece plenamente. É preciso muita pesquisa para se aprofundar na narrativa do fato a ser documentado. Produzir documentários é desafiador. O documentário gera muito impacto porque é a memória e a identidade do nosso povo. É um recorte da nossa história. Um novo olhar da história”, ressaltou.

Equipe

Márcia Carvalho disse que a produção de documentários é um trabalho feito em equipe com muito compromisso e esmero por todos os profissionais de comunicação que integram a TV Assembleia.

“O tema do documentário é discutido, minuciosamente, em sucessivas reuniões com toda a equipe de jornalismo. E a pesquisa é um instrumento essencial na produção. Procuramos pensar em cada detalhe, desde a produção até a edição. Inclusive, de forma moderada, temos feito uso de inteligência artificial para algumas situações desafiadores que enfrentamos ao longo do trabalho”, destacou.

A coordenadora revelou que, para 2025, já está em produção um documentário sobre os 190 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão, a ser comemorado em 16 de fevereiro.

“Estamos com a ideia desafiadora de contar os 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a ser comemorado em fevereiro do próximo ano. É, praticamente, a partir da Proclamação da Independência do Brasil. É uma história muito bonita porque é conhecer, em profundidade, todas as fases marcantes do processo histórico brasileiro”, finalizou.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira