05 de fevereiro de 2025
‘Diário da Manhã’ – Cristiane Marques destaca início dos trabalhos na DPE em 2025
1ª subdefensora-geral pública do Maranhão falou sobre projetos e ações da instituição, que desenvolve pauta permanente em defesa das mulheres vulneráveis

Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viegas
Assista ao programa na íntegra
A 1ª subdefensora-geral pública do Maranhão, Cristiane Marques, destacou o início dos trabalhos na Defensoria Pública do Estado (DPE) em 2025, com pauta permanente em defesa das mulheres vulneráveis e enfrentamento à violência doméstica. Ela foi entrevistada no programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira (5), com transmissão simultânea pela Rádio Assembleia (96,9 FM) e TV Assembleia.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, ela reforçou que a Defensoria Pública do Maranhão possui uma agenda e pautas contantes, atuando no sentido de proteger e garantir os direitos das mulheres durante todo o ano com o projeto Te Alui Mulher.
“Nosso trabalho é permanente, durante todo o ano, com uma pauta voltada para situação de vulnerabilidade e violência doméstica que busca conectar essas mulheres como a rede de proteção e consiga sair também dessa situação de violência, trabalhando a questão também do atendimento jurídico, a saúde e a empregabilidade da mulher. A gente sabe que a dependência econômica e financeira impede muitas mulheres de denunciar”, observou.
De acordo com a 1ª subdefensora-geral, outro projeto na pauta da DPE é o de reconhecimento de paternidade que segue em pleno funcionamento, reafirmando seu compromisso com a reconstrução de vínculos familiares e bem-estar de crianças e adolescente, indo além da simples realização do exame de DNA.
Cristiane Marques destacou que, em mais uma etapa desse trabalho, a equipe do Núcleo de Família iniciou o ano de 2025 conduzindo uma nova Oficina de Parentalidade, atividade que antecede a abertura dos testes e que tem como foco a reflexão sobre o papel dos pais e a importância do fortalecimento dos laços afetivos.
Durante o encontro, segundo a 1ª subdefensora-geral, os participantes puderam refletir sobre a importância da parentalidade ativa e como é possível estabelecer uma relação de cuidado e presença, mesmo quando o teste de DNA tem resultado negativo; e que a Defensoria acredita que essa abordagem humanizada e integrativa tem o potencial de transformar não apenas a vida das crianças envolvidas, mas de toda a dinâmica familiar, promovendo um futuro mais saudável e harmonioso.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…