07 de maio de 2024
‘Diário da Manhã’ dá detalhes do apoio de bombeiros maranhenses ao Rio Grande do Sul
Tenente-coronel José Lisboa, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, falou sobre o auxílio aos atingidos pelas enchentes

Agência Assembleia
Clique aqui e assista à íntegra da entrevista
O tenente-coronel José Lisboa, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), deu detalhes da viagem da equipe de bombeiros maranhenses, com 19 integrantes, ao Rio Grande do Sul para ajudar os atingidos pelas enchentes. Ele foi entrevistado no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta terça-feira (7).
De acordo com o militar, na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, a equipe saiu da 16ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, tendo viajado para o estado gaúcho, neste domingo (5), saindo da área do Terminal da Ponta da Espera, com aparato de três cães de resgate. Também levaram uma série de equipamentos específicos para este tipo de combate e previsão de atuar diretamente no resgate de pessoas das áreas de inundações e enxurradas.
“O governador Carlos Brandão (PSB), preocupado com nossos irmãos gaúchos, autorizou e o Maranhão se une nessa corrente de solidariedade, trabalhando na operação para auxiliar os afetados por este desastre que atinge a região”, assegurou.
O porta-voz disse também que os bombeiros mobilizados para a operação têm vasta experiência no trabalho em ocorrências deste porte. Eles estiveram em operações na cidade de Brumadinho, Minas Gerais (2019), combatendo enchentes na Bahia (2021 e 2022), nas operações de combate a deslizamentos em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e em Recife, ambas em 2022.
“No conjunto de equipamentos, estão, por exemplo, materiais específicos para missões deste porte, entre estes, barraca de acampamento, bote inflável com motor, equipamentos de mergulho, além de itens para uso em águas rápidas, como coletes especiais, flutuadores, cabos para ancoragem, monóculo termal, roupa especial de mergulho, além de embarcações, van e viaturas tipo pick-up”, afirmou.

Foto: Agência Assembleia
Mais notícias
Carlos Lula denuncia abandono da saúde pública e cobra coerência do governo
Carlos Lula ressaltou que a situação na área da saúde é crítica
CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual
Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo
Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município
Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas
Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA
Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes
Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador
Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto
Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda
O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia
Diretoria de Saúde inicia campanha de vacinação para servidores e parlamentares
Campanha oferece imunizantes contra diversas doenças
Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros
Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números