24 de abril de 2025
‘Diário da Manhã’ destaca a Semana de Intensificação de Vacinação nas escolas
Chefe do Departamento de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde, Halice Figueiredo, foi a entrevistada do programa
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
A chefe do Departamento de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), Halice Figueiredo, falou sobre a Semana de Intensificação de Vacinação nas Escolas, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, nesta quinta-feira (24).
Na conversa com o apresentador do programa, radialista Henrique Pereira, a chefe do Departamento de Imunopreveníveis da SES reforçou que o objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal, com foco na prevenção do Vírus do Papiloma Humano (HPV) em adolescentes de 15 a 19 anos.
“Imunopreveníveis são doenças protegidas pelas vacinas, a exemplo do sarampo, poliomielite, doenças bem preveníveis. Hoje, temos um calendário de vacinação com 18 tipos de vacinas que protegem contra, por isso que chamamos de imunopreniveis. A Semana integra a estratégia estadual para ampliar a cobertura, além de outras ações para o resgate vacinal”, explicou.
De acordo com a gestora, a estratégia segue até 30 de abril em escolas públicas dos 217 municípios maranhenses. Além da vacina contra o HPV, estão sendo ofertadas doses do Calendário Nacional de Vacinação (CNV) de adultos e adolescentes, incluindo contra meningite ACWY, hepatite B, febre amarela, DT, DTPa e tríplice viral, além de covid-19, Influenza (esta última, para grupos prioritários).
Em São Luís, por exemplo, na quarta-feira (23), a vacinação aconteceu no Centro de Ensino Humberto de Campos, na Avenida Kennedy. Já nesta quinta-feira (24), será no Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, no Centro; e na sexta-feira (26), ocorrerá no Centro de Ensino Japiaçu, no Anjo da Guarda.
“O propósito da estratégia de vacinação na escola é exatamente fortalecer os vínculos entre educação e saúde para o desenvolvimento de ações de vacinação nas escolas, de educação infantil e de ensino fundamental e médio para reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreveníveis, além de identificar e reduzir os bolsões de não vacinados e desenvolver ações educativas”, finalizou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o programa ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ destaca o jiu jitsu como instrumento de evangelização e socialização
Jadson Rodrigues explicou, no programa, que as atividades integram projeto desenvolvido em comunidades por um grupo de amigos…
Programa “Em Discussão” debate o projeto “Mãos que Transformam”
O secretário de Estado Extraordinário de Políticas para as Comunidades, Fabiano Furtado, destacou as ações desenvolvidas pelo órgão…
‘Café com Notícias’ destaca o aumento dos casos de bronquiolite no Maranhão e a nova vacina de prevenção
A neonatologista Marynea Vale explicou, no programa, que fatores como as variações climáticas, a queda das temperaturas e…
Carlos Lula critica incoerência da Câmara Federal em votações sobre cassações parlamentares
Deputado afirma que decisão que manteve mandato de Carla Zambelli afronta a Constituição
Cláudio Cunha celebra título de cidadão imperatrizense e destaca avanços na Baixada Maranhense
Parlamentar agradeceu aos vereadores do município, em especial ao vereador Elias Holanda, autor da homenagem
Júnior Cascaria propõe auxílio financeiro para artesãos maranhenses em períodos de baixa demanda
Parlamentar afirmou que a medida visa garantir a produtividade desses trabalhadores fortalecendo o emprego e renda
Adelmo Soares destaca liderança de Iracema Vale, ações do governo e avanços em Caxias
Deputado comentou o cenário político estadual em conversa no programa Ponto Final, na Rádio Mirante News
‘Café com Notícias’ debate crescimento da violência de gênero e impacto das redes sociais
Convidada foi a professora Wanessa Soares, mestra e doutoranda em Letras, cuja pesquisa acadêmica aborda a dinâmica discursiva…