24 de abril de 2025
‘Diário da Manhã’ destaca a Semana de Intensificação de Vacinação nas escolas
Chefe do Departamento de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde, Halice Figueiredo, foi a entrevistada do programa
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
A chefe do Departamento de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), Halice Figueiredo, falou sobre a Semana de Intensificação de Vacinação nas Escolas, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, nesta quinta-feira (24).
Na conversa com o apresentador do programa, radialista Henrique Pereira, a chefe do Departamento de Imunopreveníveis da SES reforçou que o objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal, com foco na prevenção do Vírus do Papiloma Humano (HPV) em adolescentes de 15 a 19 anos.
“Imunopreveníveis são doenças protegidas pelas vacinas, a exemplo do sarampo, poliomielite, doenças bem preveníveis. Hoje, temos um calendário de vacinação com 18 tipos de vacinas que protegem contra, por isso que chamamos de imunopreniveis. A Semana integra a estratégia estadual para ampliar a cobertura, além de outras ações para o resgate vacinal”, explicou.
De acordo com a gestora, a estratégia segue até 30 de abril em escolas públicas dos 217 municípios maranhenses. Além da vacina contra o HPV, estão sendo ofertadas doses do Calendário Nacional de Vacinação (CNV) de adultos e adolescentes, incluindo contra meningite ACWY, hepatite B, febre amarela, DT, DTPa e tríplice viral, além de covid-19, Influenza (esta última, para grupos prioritários).
Em São Luís, por exemplo, na quarta-feira (23), a vacinação aconteceu no Centro de Ensino Humberto de Campos, na Avenida Kennedy. Já nesta quinta-feira (24), será no Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, no Centro; e na sexta-feira (26), ocorrerá no Centro de Ensino Japiaçu, no Anjo da Guarda.
“O propósito da estratégia de vacinação na escola é exatamente fortalecer os vínculos entre educação e saúde para o desenvolvimento de ações de vacinação nas escolas, de educação infantil e de ensino fundamental e médio para reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreveníveis, além de identificar e reduzir os bolsões de não vacinados e desenvolver ações educativas”, finalizou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o programa ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Psiquiatra fala, no ‘Diário da Manhã’ sobre interligação entre obesidade e ansiedade
Segundo Tamires Cruz, o ganho de peso, frequentemente, reflete desequilíbrios emocionais e metabólicos, assim como a magreza, necessitando…
‘Café com Notícias’: Maranhão teve queda de 25% em casos de feminicídios em 2025
A delegada Wanda Moura informou que a redução é resultado do trabalho articulado de toda a rede de…
Rádio Assembleia estreia nova grade de programação com foco na prestação de serviços
Dois novos programas chegam à grade de programação com o objetivo de levar informações de qualidade para a…
Os 15 anos da TV Assembleia são destaque no programa Diário da Manhã
O subdiretor da emissora, Gregório Dantas, falou sobre os desafios, avanços, conquistas, premiações e alta produção da TV,…
‘Café com Notícias’ debate impactos da restrição ao uso de celulares em salas de aula
Passado um ano de adoção da medida nas escolas, houve reflexos positivos no comportamento dos estudantes, rendimento escolar…
‘Pautas Femininas’ esclarece dúvidas sobre direitos dos consumidores
Diretora de Atendimento do Procon/MA foi a entrevistada
‘Sustentabilidade na Prática” aborda implementação de ações do Programa Lixo Zero no Maranhão
Objetivo, segundo a geóloga Cláudia Martins, é incentivar a população a ter atitudes de consumo consciente e de…
Creche-Escola Sementinha inicia ano letivo com acolhimento e atividades de adaptação
Retornaram às aulas, nesta segunda-feira, os alunos da Pré-Escola I ao 5º ano do Ensino Fundamental; para os…