24 de abril de 2025
‘Diário da Manhã’ destaca a Semana de Intensificação de Vacinação nas escolas
Chefe do Departamento de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde, Halice Figueiredo, foi a entrevistada do programa
Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
A chefe do Departamento de Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), Halice Figueiredo, falou sobre a Semana de Intensificação de Vacinação nas Escolas, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, nesta quinta-feira (24).
Na conversa com o apresentador do programa, radialista Henrique Pereira, a chefe do Departamento de Imunopreveníveis da SES reforçou que o objetivo da ação é ampliar a cobertura vacinal, com foco na prevenção do Vírus do Papiloma Humano (HPV) em adolescentes de 15 a 19 anos.
“Imunopreveníveis são doenças protegidas pelas vacinas, a exemplo do sarampo, poliomielite, doenças bem preveníveis. Hoje, temos um calendário de vacinação com 18 tipos de vacinas que protegem contra, por isso que chamamos de imunopreniveis. A Semana integra a estratégia estadual para ampliar a cobertura, além de outras ações para o resgate vacinal”, explicou.
De acordo com a gestora, a estratégia segue até 30 de abril em escolas públicas dos 217 municípios maranhenses. Além da vacina contra o HPV, estão sendo ofertadas doses do Calendário Nacional de Vacinação (CNV) de adultos e adolescentes, incluindo contra meningite ACWY, hepatite B, febre amarela, DT, DTPa e tríplice viral, além de covid-19, Influenza (esta última, para grupos prioritários).
Em São Luís, por exemplo, na quarta-feira (23), a vacinação aconteceu no Centro de Ensino Humberto de Campos, na Avenida Kennedy. Já nesta quinta-feira (24), será no Centro de Ensino Bernardo Coelho de Almeida, no Centro; e na sexta-feira (26), ocorrerá no Centro de Ensino Japiaçu, no Anjo da Guarda.
“O propósito da estratégia de vacinação na escola é exatamente fortalecer os vínculos entre educação e saúde para o desenvolvimento de ações de vacinação nas escolas, de educação infantil e de ensino fundamental e médio para reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreveníveis, além de identificar e reduzir os bolsões de não vacinados e desenvolver ações educativas”, finalizou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o programa ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Parceria de Davi Brandão com governador garante investimentos para educação em Bacabal
Com entregas históricas, governo esdual e Assembleia Legislativa fortalecem a educação
Secretário da Sagrima fala sobre entrega de cartões do ‘Tempo de Semear’
Entrevistado foi Sérgio Delmiro
Simulação de evacuação marca encerramento de curso de formação de brigadistas
Atividade contou com 36 participantes, todos servidores da Alema
‘Em Discussão’ – Diretora da Aged detalha 2ª etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos no Maranhão
Assunto foi tratado pela diretora de Defesa e Inspeção Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Kamilla Vidigal
NOTA DE PESAR – Servidor Francisco de Assis Porfírio Sousa
Chiquinho, como era carinhosamente chamado, era um servidor exemplar, dedicado, alegre e prestativo
Alunos do Senai visitam exposições e acervo do Memorial do Legislativo Maranhense
Estudantes participaram de uma palestra sobre a Campanha do Novembro Azul e de uma explanação, feita pela consultora…
Psicóloga aborda desafios das mães solos brasileiras no programa ‘Café com Notícias’
Juliana Noronha destacou que a rotina das mães solos costuma ser marcada por sobrecarga constante
Plenário aprova programa de valorização de protetores e cuidadores de animais
Programa reconhece trabalho de pessoas e entidades que atuam no resgate, cuidado e manutenção de animais