18 de junho de 2025
‘Diário da Manhã’ destaca consulta pública para definição de metas do Judiciário em 2026
Pesquisa está disponível até o próximo dia 30 e conta com a participação de todos os Tribunais de Justiça e outras instituições do País

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
A assessora especial de Planejamento e Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Bianca Giordana Pinto Soares, falou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta quarta-feira (18), sobre a realização e o alcance da 8ª edição da pesquisa “Justiça Participativa, juntos por uma Justiça ainda melhor”. O programa é transmitido simultaneamente pela Tv Assembleia.
Em conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a assessora especial disse que a pesquisa é uma consulta pública sobre metas nacionais do Judiciário para 2026. Atendimento, audiências e instalações físicas são alguns dos itens consultados. A pesquisa está disponível até o dia 30 deste mês.
“É uma consulta pública promovida pela Rede Colaborativa do Poder Judiciário, composta por todos os tribunais de Justiça do Brasil. O objetivo é obter sugestões e considerações a respeito das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2026. O TJMA participa desta, que é a 8ª edição da pesquisa, e os tribunais estaduais do Brasil se uniram mais uma vez para conduzir o processo de gestão participativa”, explicou a assessora.
Bianca Giordana frisou que a consulta está disponível, até o dia 30 de junho de 2025, e tem como objetivo tornar o procedimento de construção das metas nacionais mais transparente e participativo, oferecendo à sociedade a oportunidade de sugerir e contribuir para a melhoria da gestão judiciária.
A assessora especial afirmou ainda que a pesquisa é destinada a desembargadores, juízes, servidores, defensores, membros do Ministério Público, advogados e demais cidadãos. A iniciativa atende ao disposto na Resolução CNJ nº 221 de 2016, que institui princípios de gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário e das políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Eric Costa defende projeto que institui Estatuto Estadual do Conselheiro Tutelar do Maranhão
Ele explicou que o PL, de sua autoria, visa fortalecer a rede de proteção das crianças e adolescentes…
Adelmo Soares reforça caráter municipalista da gestão de Carlos Brandão
Em seu pronunciamento na Alema, o parlamentar afirmou que o governo do estado tem levado ações aos 217…
Júnior Cascaria destaca investimentos do governo estadual em segurança pública
Parlamentar chamou atenção para os reajustes salariais concedidos à Polícia Militar do Maranhão
Ana do Gás repercute avanços na exploração do gás natural no Maranhão
Ela parabenizou o governador Carlos Brandão por suas ações nessa área
Estudantes do IEMA Mônica Vale visitam a Assembleia Legislativa
Alunos acompanharam a sessão plenária, visitaram a exposição ‘Leis e Sotaques do Povo Maranhense’ e conheceram um pouco…
Mobiliza São Luís 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’
Coordenadora do evento, Danielle Abreu, detalhou o evento, que acontecerá de 6 a 14 de setembro, e lembrou…
Ações da campanha Agosto Lilás são tema do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira
Entrevistada pelo programa, a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, falou sobre os 19 anos da…
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda pesquisa sobre potencial da juçara na Amazônia Maranhense
O engenheiro agrônomo José Mário Ferro Frazão, da Embrapa, informou que o manejo sustentável da juçara tem se…