12 de março de 2025
‘Diário da Manhã’ destaca lançamento da campanha ‘Março Lilás e Amarelo’ na Alema
Assunto foi tratado pela diretora adjunta da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia, Jaciara Borges

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viégas
Assista à entrevista na íntegra
A diretora adjunta da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia do Maranhão (Alema), Jaciara Borges, destacou nesta quarta-feira (12), em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, o lançamento da campanha ‘Março Lilás e Amarelo’. O objetivo da ação, iniciada na terça-feira (11), com presença da titular da DSMO, Ana Lúcia Rocha, é a conscientização sobre câncer de colo de útero e endometriose.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a gestora explicou que o objetivo da campanha é levar informações e oferecer suporte às servidoras, garantindo que todas tenham acesso a orientações e atendimento adequado, com ações durante todo o mês dedicado às mulheres.
“Teremos uma programação especial para o mês inteiro, sempre lembrando que a iniciativa reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para essas doenças que afetam a saúde da mulher. O nosso objetivo é levar informação e oferecer suporte às servidoras, garantindo que todas tenham acesso a orientações e atendimento adequado”, afirmou.
Prevenção
De acordo com Jaciara Borges, a campanha é uma oportunidade para reforçar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, que ainda é uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres, mas que pode ser evitado com medidas simples.
Em outro trecho da entrevista, a gestora afirmou também que a endometriose, outra condição abordada na campanha, é uma doença silenciosa e dolorosa que afeta milhões de mulheres no mundo, causando cólicas intensas, alterações no ciclo menstrual e, em muitos casos, infertilidade.
Por fim, Jaciara Borges informou que a campanha prossegue até o dia 27 de março e contará com uma programação especial, incluindo minipalestras às terças e quintas-feiras, às 9h30 e às 14h, abordando temas como prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…