06 de novembro de 2024

‘Diário da Manhã’ destaca Cartilha de Prevenção de Queda em Pessoas Idosas

Coordenadora do Departamento de Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Claudiana Cordeiro, foi entrevistada no programa

‘Diário da Manhã’ destaca Cartilha de Prevenção de Queda em Pessoas Idosas

Claudiana Cordeiro, coordenadora do Departamento de Adulto e Idoso da SES, conversou com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista ao programa na íntegra

A coordenadora do Departamento de Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Claudiana Cordeiro, falou sobre o alcance e o lançamento da Cartilha de Prevenção de Queda em Pessoas Idosas, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira (6), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a gestora disse que a cartilha tem o objetivo de promover a redução nos incidentes de queda de idosos e até casos de óbito. A publicação estará disponível, de forma virtual, no site da SES, e impressa nas unidades de saúde dos 217 municípios maranhenses.

“Em consonância com os municípios, a cartilha estará nas unidades básicas de saúde e, também, nas nossas unidades, como policlínicas, nas 19 regionais de saúde, para que os nossos idosos tenham qualidade de vida com ações como rodas de conversa com familiares e cuidadores, para que possam ter um envelhecimento saudável e ativo”, explicou.

Claudiana Cordeiro afirmou, também, que a cartilha é destinada aos profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e para os próprios idosos, para que tenham o autocuidado, no sentido de prevenção às quedas. De acordo com ela, estudos mostram que 30% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem quedas, e isso pode ter consequências sérias para a saúde.

“O objetivo é prevenir quedas e estimular que os idosos permaneçam vivendo com independência e autonomia por mais tempo, melhorando sua qualidade de vida. Dicas simples de prevenção de quedas é evitar, por exemplo, tapetes de tecido, use tapetes emborrachados antiderrapantes, cuidar do ambiente domiciliar para evitar riscos de queda e manter a independência e autonomia com exercícios e atividades regulares”, recomendou.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Cláudio Cunha ressalta obras para melhoria das estradas na Baixada e Litoral maranhense

Parlamentar citou diversas vias em obras, cujos serviços foram intensificados para proporcionar melhor trafegabilidade à população

Júnior Cascaria destaca agenda de trabalho e entrega de obras pelo governador Carlos Brandão

Ele registrou as visitas aos municípios de Itinga e Açailândia

Creche-Escola Sementinha homenageia pais com atividades lúdicas

Momento reuniu direção, professores, pais e alunos da Educação Infantil; pais ficaram felizes, emocionados e gratos pela homenagem

Deputado Osmar Filho solicita ao Governador solução definitiva para alagamentos no São Francisco

Pedido foi feito durante a cerimônia de entrega da revitalização do Estádio Beira-Rio, na região do São Francisco,…

Advogada criminalista alerta para o crime de ‘stalking’ nos relacionamentos amorosos

Caracterizado por uma perseguição reiterada, esse tipo de crime tem sido comum devido à internet, mas há formas…

Reforço gratuito para o Enem e Paes é tema do ‘Café com Notícias’ desta terça-feira

O professor Pedro Alcântara explicou que as aulas acontecem de forma on-line, às 19h, pela plataforma Gonçalves Dias,…

Junior Cascaria propõe criação de Comissão de Mediação de Conflitos Escolares na rede pública

A proposição visa estabelecer um método humanizado que prioriza o diálogo, a escuta e a busca por soluções…

‘Pautas Femininas’ aborda trabalho na área da Fonoaudiologia

Entrevistada foi a fonoaudióloga Rosângela Santos