06 de novembro de 2024

‘Diário da Manhã’ destaca Cartilha de Prevenção de Queda em Pessoas Idosas

Coordenadora do Departamento de Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Claudiana Cordeiro, foi entrevistada no programa

‘Diário da Manhã’ destaca Cartilha de Prevenção de Queda em Pessoas Idosas

Claudiana Cordeiro, coordenadora do Departamento de Adulto e Idoso da SES, conversou com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista ao programa na íntegra

A coordenadora do Departamento de Adulto e Idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Claudiana Cordeiro, falou sobre o alcance e o lançamento da Cartilha de Prevenção de Queda em Pessoas Idosas, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira (6), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a gestora disse que a cartilha tem o objetivo de promover a redução nos incidentes de queda de idosos e até casos de óbito. A publicação estará disponível, de forma virtual, no site da SES, e impressa nas unidades de saúde dos 217 municípios maranhenses.

“Em consonância com os municípios, a cartilha estará nas unidades básicas de saúde e, também, nas nossas unidades, como policlínicas, nas 19 regionais de saúde, para que os nossos idosos tenham qualidade de vida com ações como rodas de conversa com familiares e cuidadores, para que possam ter um envelhecimento saudável e ativo”, explicou.

Claudiana Cordeiro afirmou, também, que a cartilha é destinada aos profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde e para os próprios idosos, para que tenham o autocuidado, no sentido de prevenção às quedas. De acordo com ela, estudos mostram que 30% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem quedas, e isso pode ter consequências sérias para a saúde.

“O objetivo é prevenir quedas e estimular que os idosos permaneçam vivendo com independência e autonomia por mais tempo, melhorando sua qualidade de vida. Dicas simples de prevenção de quedas é evitar, por exemplo, tapetes de tecido, use tapetes emborrachados antiderrapantes, cuidar do ambiente domiciliar para evitar riscos de queda e manter a independência e autonomia com exercícios e atividades regulares”, recomendou.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

‘Café com Notícias’ – Médico explica diferenças entre sintomas da fibromialgia e da Covid-19

O médico Carlos Frias explicou que a fibromialgia não é uma patologia de origem autoimune, mas de fator hereditário

Encontro Estadual de Agentes Territoriais de Cultura é tema do ‘Diário da Manhã’

O programa abordou o evento que discutiu políticas culturais, ações nos territórios e o compartilhamento de saberes com…

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira