08 de agosto de 2024

‘Diário da Manhã’ – Diretor afirma que Porto do Itaqui bate recorde histórico de movimentação de cargas

De acordo com Hibernon Marinho, o volume de movimentação de cargas no mês passado totalizou 3,7 milhões de toneladas, um volume histórico

‘Diário da Manhã’ – Diretor afirma que Porto do Itaqui bate recorde histórico de movimentação de cargas

Radialista Henrique Pereira entrevista o diretor de Operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho, no programa ‘Diário da Manhã’

Agência Assembleia

O diretor de Operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho, afirmou em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (08), que os terminais voltaram a bater novo recorde de movimentação de cargas. Segundo o gestor, o porto registrou, em julho, o maior movimento mensal de exportação de soja.

De acordo com Marinho, o volume de movimentação de cargas no mês passado totalizou 3,7 milhões de toneladas e que os principais destaques foram a movimentação de granel sólido (13,1% acima do esperado) e fertilizante (44,9% acima do previsto).

“O Porto do Itaqui, no mês passado, alcançou o maior volume mensal de movimentação de cargas de sua história, um total de 3,7 milhões de toneladas. Em um marco histórico, o Porto registrou também o maior volume mensal de exportação de soja de todos os tempos”, afirmou.

Em números, segundo o especialista, em maio de 2024, foram movimentadas 2.151.821 toneladas, superando o recorde anterior de 2.017.627 toneladas, estabelecido em junho de 2023; e que a soma representa 92,2% da movimentação de granel sólido mecanizado no mês e 82,8% no acumulado do ano.

Tegram

Na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, Hibernon contou que a operação foi dividida entre o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que movimentou 1.499.402 toneladas (69,68%), e a VLI, responsável por 652.419 toneladas (30,32%).

Ele disse ainda que foram 33 atracações somente no mês de maio, o maior número de navios de soja operados em um único mês e que o último recorde aconteceu em junho de 2023, com 31 navios. Além disso, a maior parte do volume exportado teve como destino a China, totalizando 1.830.318 toneladas, e outros destinos como a Turquia, a Espanha, o Egito e a Itália.

“A nossa produtividade mensal no embarque atingiu 1.600 toneladas por hora, a maior dos últimos três anos, enquanto a média anual está em 1.518 toneladas por hora. Por isso, continuaremos investindo em melhorias para manter e aumentar nossa capacidade em atender o volume de exportação demandado por nossos parceiros e destinos internacionais”, destacou.

Mais notícias

Doenças e tratamentos ginecológicos são destaques no programa ‘Legal e Atual’

Doenças e tratamentos ginecológicos são destaques no programa ‘Legal e Atual’

Adelmo Soares diz que Othelino Neto persegue a presidente Iracema Vale com judicializações

Adelmo Soares fez esse discurso para rebater a acusação feita por Othelino que ele atacava as mulheres em…

Wellington parabeniza governo por ter zerado lista de nomeados para polícias e Corpo de Bombeiros

Ele disse que, mesmo sendo um deputado de oposição, sente-se no dever de reconhecer quando o governo age…

Eric Costa agradece ao governador Carlos Brandão por entrega de obras

Eric Costa elogiou, também, o lançamento do Programa Maranhão Livre da Fome

Adelmo Soares rebate críticas da oposição e destaca entregas do governo Brandão

Adelmo destacou que parte da oposição tem buscado descredibilizar os avanços promovidos pelo governo estadual

Dra. Vivianne anuncia que AgroBalsas 2025 será uma das maiores feiras de agronegócio do País

Com o tema “Construindo Pontes”, o evento ocorrerá de 12 a 16 de maio

“Não se Cale” – Aprovada lei de Carlos Lula e Daniella para proteger mulheres em bares, boates e eventos

Projeto garante acolhimento, atendimento rápido e segurança a mulheres vítimas de violência ou assédio em locais de lazer.…

Assembleia inaugura restaurante com proposta mais nutritiva e ambiente acolhedor

Espaço faz parte das melhorias implementadas pela gestão da presidente da Casa, deputada Iracema Vale