08 de agosto de 2024
‘Diário da Manhã’ – Diretor afirma que Porto do Itaqui bate recorde histórico de movimentação de cargas
De acordo com Hibernon Marinho, o volume de movimentação de cargas no mês passado totalizou 3,7 milhões de toneladas, um volume histórico
Agência Assembleia
O diretor de Operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho, afirmou em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (08), que os terminais voltaram a bater novo recorde de movimentação de cargas. Segundo o gestor, o porto registrou, em julho, o maior movimento mensal de exportação de soja.
De acordo com Marinho, o volume de movimentação de cargas no mês passado totalizou 3,7 milhões de toneladas e que os principais destaques foram a movimentação de granel sólido (13,1% acima do esperado) e fertilizante (44,9% acima do previsto).
“O Porto do Itaqui, no mês passado, alcançou o maior volume mensal de movimentação de cargas de sua história, um total de 3,7 milhões de toneladas. Em um marco histórico, o Porto registrou também o maior volume mensal de exportação de soja de todos os tempos”, afirmou.
Em números, segundo o especialista, em maio de 2024, foram movimentadas 2.151.821 toneladas, superando o recorde anterior de 2.017.627 toneladas, estabelecido em junho de 2023; e que a soma representa 92,2% da movimentação de granel sólido mecanizado no mês e 82,8% no acumulado do ano.
Tegram
Na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, Hibernon contou que a operação foi dividida entre o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que movimentou 1.499.402 toneladas (69,68%), e a VLI, responsável por 652.419 toneladas (30,32%).
Ele disse ainda que foram 33 atracações somente no mês de maio, o maior número de navios de soja operados em um único mês e que o último recorde aconteceu em junho de 2023, com 31 navios. Além disso, a maior parte do volume exportado teve como destino a China, totalizando 1.830.318 toneladas, e outros destinos como a Turquia, a Espanha, o Egito e a Itália.
“A nossa produtividade mensal no embarque atingiu 1.600 toneladas por hora, a maior dos últimos três anos, enquanto a média anual está em 1.518 toneladas por hora. Por isso, continuaremos investindo em melhorias para manter e aumentar nossa capacidade em atender o volume de exportação demandado por nossos parceiros e destinos internacionais”, destacou.
Mais notícias
‘Maranhão no Campo’ destaca 23ª edição do Fest Flora em Paço do Lumiar
Secretária municipal de Agricultura enfatizou o papel do evento no incentivo ao empreendedorismo das mulheres floristas e agricultoras…
Davi Brandão entrega a instituições sociais cestas básicas arrecadadas na Corrida do DB
As doações foram entregues ao Lar dos Idosos, ao Projeto Madre Rosa, ao Lar de Francisca, Projeto Ninho…
‘Em Discussão’ – Secretário Aparício Bandeira fala sobre obras de infraestrutura do Governo do Maranhão
Titular da Sinfra deu detalhes do andamento das obras da Avenida Metropolitana e da Avenida Litorânea, em São…
Creche-Escola Sementinha realiza 18ª Mostra Cultural com foco em sustentabilidade e empreendedorismo
Evento educativo reuniu alunos, professores, familiares e as atividades foram planejadas para despertar nas crianças o pensamento crítico…
‘Diário da Manhã’ – Diretor da Fapema detalha criação da primeira Orquestra Filarmônica do Maranhão
Entrevista foi com Cristiano Capovilla, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico
Segurança Comunitária é tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
O major Raimundo Berredo Neto deu detalhes sobre o Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no qual moradores…
Junior Cascaria anuncia ida da ‘Carreta da Mulher Maranhense’ a São Bento, Pedreiras e Trizidela do Vale
Deputado disse que a presença da carreta nesses municípios significa mais saúde chegando perto da população, levando cuidados…
‘Diário da Manhã’ aborda Programa Rede de Vizinhos pela Paz, no Recanto dos Vinhais e Renascença
Conversa foi com o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), major Raimundo Berredo Neto