08 de agosto de 2024

‘Diário da Manhã’ – Diretor afirma que Porto do Itaqui bate recorde histórico de movimentação de cargas

De acordo com Hibernon Marinho, o volume de movimentação de cargas no mês passado totalizou 3,7 milhões de toneladas, um volume histórico

‘Diário da Manhã’ – Diretor afirma que Porto do Itaqui bate recorde histórico de movimentação de cargas

Radialista Henrique Pereira entrevista o diretor de Operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho, no programa ‘Diário da Manhã’

Agência Assembleia

O diretor de Operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho, afirmou em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (08), que os terminais voltaram a bater novo recorde de movimentação de cargas. Segundo o gestor, o porto registrou, em julho, o maior movimento mensal de exportação de soja.

De acordo com Marinho, o volume de movimentação de cargas no mês passado totalizou 3,7 milhões de toneladas e que os principais destaques foram a movimentação de granel sólido (13,1% acima do esperado) e fertilizante (44,9% acima do previsto).

“O Porto do Itaqui, no mês passado, alcançou o maior volume mensal de movimentação de cargas de sua história, um total de 3,7 milhões de toneladas. Em um marco histórico, o Porto registrou também o maior volume mensal de exportação de soja de todos os tempos”, afirmou.

Em números, segundo o especialista, em maio de 2024, foram movimentadas 2.151.821 toneladas, superando o recorde anterior de 2.017.627 toneladas, estabelecido em junho de 2023; e que a soma representa 92,2% da movimentação de granel sólido mecanizado no mês e 82,8% no acumulado do ano.

Tegram

Na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, Hibernon contou que a operação foi dividida entre o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), que movimentou 1.499.402 toneladas (69,68%), e a VLI, responsável por 652.419 toneladas (30,32%).

Ele disse ainda que foram 33 atracações somente no mês de maio, o maior número de navios de soja operados em um único mês e que o último recorde aconteceu em junho de 2023, com 31 navios. Além disso, a maior parte do volume exportado teve como destino a China, totalizando 1.830.318 toneladas, e outros destinos como a Turquia, a Espanha, o Egito e a Itália.

“A nossa produtividade mensal no embarque atingiu 1.600 toneladas por hora, a maior dos últimos três anos, enquanto a média anual está em 1.518 toneladas por hora. Por isso, continuaremos investindo em melhorias para manter e aumentar nossa capacidade em atender o volume de exportação demandado por nossos parceiros e destinos internacionais”, destacou.

Mais notícias

‘Maranhão no Campo’ discute desafios e soluções para pequenos e médios produtores

Entrevistado foi o gestor do 'Empório do Agro', André Paiva

‘Em Discussão’ aborda políticas sobre garantias legais para proteção da pessoa com deficiência

Entrevistado foi o promotor de justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de…

‘Diário da Manhã’ – Corredor Gabriel Baptista fala sobre sua vocação para saúde e esporte

O estudante de enfermagem viralizou nas redes sociais, na semana passada, ao sair diretamente da Expoema para correr…

‘Café com Notícias’ fala sobre as inovações das alternativas e execuções penais no Brasil  

O juiz Lourenço Ribeiro, de Minas Gerais, que participa de encontros da área em São Luís, destacou que…

Escola do Legislativo inicia nova turma do curso de Inglês Básico Nível 2 para servidores e comunidade

Servidores e público externo participam da capacitação com foco no aprimoramento do idioma no contexto profissional e cotidiano

Júnior Cascaria solicita pavimentação da Avenida Lourival Alves Pereira em Pedreiras

O parlamentar enfatizou que a medida é um investimento estrutural essencial, que vai garantir melhoria na qualidade de…

6ª edição da Expo Indústria Maranhão 2025 é destaque no ‘Diário da Manhã’

O superintendente da Fiema, César Miranda, detalhou o evento, que acontecerá de 2 a 5 de outubro, em…