10 de fevereiro de 2025
‘Diário da Manhã’ esclarece sobre pagamentos à vista e no cartão de crédito
Ricardo Cruz, do Procon/MA, também falou sobre a responsabilidade dos estabelecimentos no caso de veículos deixados em estacionamentos privativos
Agência Assembleia
Assista ao programa na íntegra
O chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, respondeu, nesta segunda-feira (10), a questionamentos de ouvintes, no quadro Tribuna do Consumidor, do programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia. Uma das questões tratadas, foi a cobrança de valor diferenciado em pagamentos no cartão de crédito e à vista.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o especialista disse que os estabelecimentos podem oferecer preços distintos para pagamentos à vista ou no cartão de crédito, desde que as placas estejam bem à vista.
Ricardo Cruz relatou que, a partir de 2017, houve uma Medida Provisória assinada no governo de Michel Temer, que virou lei e permite ao estabelecimento adotarem preços diferentes.
“O estabelecimento pode ter um preço à vista e outro no cartão, oferecendo descontos por não ter despesas com a maquininha. Você não pode é ser surpreendido por uma taxa extra. A informação tem que ser prévia ao consumidor e clara, precisa e ostensivo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor”, explicou.
Cruz afirmou, também, que nos postos de gasolina já se vê placas anunciando o preço à vista e no cartão, para que o consumidor, de longe, fique ciente e decida o que fazer.
Estacionamentos
Outro tema tratado foi a responsabilidade dos estabelecimentos no caso de veículos deixados em estacionamentos privativos, incluindo os de shopping, hospital, supermercado e outros.
“Você está deixando seu carro ali, sob responsabilidade. Se houver qualquer furto ao veículo vai responder de forma objetiva, isso já assegurado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). É importante até que o consumidor registre as denúncias e procure seus direitos. Tanto faz se o estacionamento é pago ou gratuito, como no caso de uma cliente de Banco Itaú, que não queria arcar com o caso de furto dentro do seu veículo”, contou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
‘Diário da Manhã’ destaca ações do Iquilomba e a valorização da cultura negra no MA
Entrevistada foi Antônia Matos, coordenadora do Iquilomba
‘Café com Notícias’ debate importância da Consciência Negra
Entrevistado foi o juiz Marcos Adriano Fonsêca, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) e diretor de…
Carlos Lula cobra ações contra desigualdade racial no Dia da Consciência Negra
Parlamentar ressaltou que o Maranhão possui uma das maiores populações negras do Brasil
Importância da fisioterapia para qualidade de vida é destaque no ‘Saúde e Bem Estar’
Entrevistado foi o fisioterapeuta Leandro Marques
‘Diário da Manhã’ destaca ações da DPE para fortalecer a igualdade racial no Maranhão
O defensor público titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE, Fábio Carvalho, foi o convidado do programa…
Assembleia aprova projetos que ampliam estrutura do TJMA
Agência Assembleia O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar…
Carlos Lula pede expansão do programa ‘CNH Social’
Segundo o parlamentar, o déficit atual demonstra que o Maranhão precisa avançar muito para garantir que a CNH…
CCJ dá parecer favorável a PL que institui o Festival do Coco Babaçu
Matéria foi apreciada em reunião presidida por Neto Evangelista nesta terça-feira (18)