10 de fevereiro de 2025
‘Diário da Manhã’ esclarece sobre pagamentos à vista e no cartão de crédito
Ricardo Cruz, do Procon/MA, também falou sobre a responsabilidade dos estabelecimentos no caso de veículos deixados em estacionamentos privativos
Agência Assembleia
Assista ao programa na íntegra
O chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, respondeu, nesta segunda-feira (10), a questionamentos de ouvintes, no quadro Tribuna do Consumidor, do programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia. Uma das questões tratadas, foi a cobrança de valor diferenciado em pagamentos no cartão de crédito e à vista.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o especialista disse que os estabelecimentos podem oferecer preços distintos para pagamentos à vista ou no cartão de crédito, desde que as placas estejam bem à vista.
Ricardo Cruz relatou que, a partir de 2017, houve uma Medida Provisória assinada no governo de Michel Temer, que virou lei e permite ao estabelecimento adotarem preços diferentes.
“O estabelecimento pode ter um preço à vista e outro no cartão, oferecendo descontos por não ter despesas com a maquininha. Você não pode é ser surpreendido por uma taxa extra. A informação tem que ser prévia ao consumidor e clara, precisa e ostensivo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor”, explicou.
Cruz afirmou, também, que nos postos de gasolina já se vê placas anunciando o preço à vista e no cartão, para que o consumidor, de longe, fique ciente e decida o que fazer.
Estacionamentos
Outro tema tratado foi a responsabilidade dos estabelecimentos no caso de veículos deixados em estacionamentos privativos, incluindo os de shopping, hospital, supermercado e outros.
“Você está deixando seu carro ali, sob responsabilidade. Se houver qualquer furto ao veículo vai responder de forma objetiva, isso já assegurado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). É importante até que o consumidor registre as denúncias e procure seus direitos. Tanto faz se o estacionamento é pago ou gratuito, como no caso de uma cliente de Banco Itaú, que não queria arcar com o caso de furto dentro do seu veículo”, contou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
“Uso das canetas emagrecedoras requer orientação médica”, alerta nutricionista no ‘Diário da Manhã’
Carol Carvalho explicou, no programa, que o uso desses medicamentos sem acompanhamento profissional é um risco exacerbado à…
Creche-Escola Sementinha promove palestra sobre Inteligência Emocional durante Semana Pedagógica
Objetivo da atividade é fortalecer o cuidado emocional dos educadores, reconhecendo a importância desse aspecto tanto para a…
Resultados e desafios do Selo Unicef são debatidos no ‘Café com Notícias’
Certificação só é concedida aos prefeitos que cumprem rigorosamente metas nas áreas de saúde, educação e proteção de…
‘Pautas Femininas’ discute conflito entre Venezuela e Estados Unidos e impactos na América Latina
Edição contou com a participação da professora e pesquisadora Zulene Muniz
Adelmo realiza nova etapa do programa ‘Mototáxi Valorizado’ e participa do festejo de São Sebastião em Caxias
Iniciativa desenvolvida pelo deputado é voltada ao fortalecimento da renda e à promoção da dignidade dos trabalhadores do…
Deputado Adelmo Soares inaugura seu Gabinete Social no município de Aldeias Altas
No município, o deputado também cumpriu mais uma extensa agenda de trabalho para promoção da saúde e bem-estar…
“Sustentabilidade na Prática” destaca as políticas públicas para implementação de economia popular e solidária no Maranhão
A educadora Flaviana Almeida afirmou que a Economia Solidária voltou a ser prioridade no Brasil e há muitos…
‘Diário da Manhã’: Médica radiologista esclarece mitos e verdades sobre a endometriose
Programa também teve esclarecimentos a consumidores pelo chefe da Assessoria Jurídica do Procon-MA, Ricardo Cruz