09 de setembro de 2024
‘Diário da Manhã’ – Especialista do Procon/MA esclarece dúvidas e destaca aniversário do CDC
Ricardo Cruz, chefe da Assessoria Jurídica do órgão, informou que em 11 de setembro será comemorado 33 anos da promulgação do Código de Defesa do Consumidor
                                  
                              Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, participou, nesta segunda-feira (9), do programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), no quadro ‘Tribuna do Consumidor’, oportunidade em que esclareceu dúvidas sobre relações de consumo e falou sobre o aniversário de 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
De acordo com o especialista, em bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, no dia 11 de setembro é comemorado 33 anos da promulgação do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), que entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991, garantindo os direitos do consumidor durante o momento de compra de produtos ou serviços. Segundo ele, o CDC alteraria a forma como as instituições realizam suas atividades, obrigando-as a adotar medidas específicas para adequação.
“É uma semana especial, por conta do aniversário do Código de Defesa do Consumidor, uma lei bastante importante, que nos dá os fundamentos para defender o consumidor no dia-a-dia e garantir direitos na prática. Um momento para refletir sobre as relações de consumo. O Código veio para alterar as relações entre instituições e consumidores, pessoa física ou jurídica, que decidem adquirir um produto ou serviço ao final de uma operação”, explicou.
Ricardo Cruz afirmou, sobre o pagamento de boletos adiantados, que é cabível quando há a aplicação do desconto, segundo o que estabelece o CDC.
“Quem fez, por exemplo, uma compra com vencimento para dez dias, se não tiver nenhum juro embutido no boleto, não tem direito ao desconto. Agora, se você tem, um financiamento de carro, em 48 vezes, por exemplo, terá direito. Se for pagar alguma antecipada, terá direito a redução proporcional dos juros ou se for liquidar a dívida, de acordo com o CDC”, assegurou.
Mais notícias
‘Pautas Femininas’ aborda envolvimento de mulheres com tráfico de drogas e a importância da prevenção
Promotora de Justiça, Cristiane Lago, destacou que a maioria das mulheres presas por tráfico acaba se envolvendo por…
‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado
Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina
II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’
Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais
A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância
Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…
‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema
Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…
Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’
Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…
Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população
Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…