04 de novembro de 2024

‘Diário da Manhã’ – Especialista do Procon/MA trata sobre caução e garantia estendida 

Chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Ricardo Cruz, respondeu a questionamentos de consumidores, no quadro Tribuna do Consumidor

‘Diário da Manhã’ – Especialista do Procon/MA trata sobre caução e garantia estendida 

Ricardo Cruz, do Procon/MA, conversou com o jornalista Ronald Segundo, no ‘Diário da Manhã’

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista ao programa na íntegra

O chefe da Assessoria Jurídica do Procon/MA, Ricardo Cruz, respondeu a questionamentos de consumidores, no quadro Tribuna do Consumidor, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, nesta segunda-feira (4), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia. Entre os assuntos trados, caução em contrato de aluguel de imóveis e garantia estendida.

 Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, o especialista aproveitou o questionamento sobre o caso de um locador que está cobrando três meses de pagamento antecipado no aluguel de um apartamento, para falar sobre o que trata a Lei do Inquilinato que regulamenta aluguéis entre pessoas físicas.

“É regulado pelo Direito Civil com base na Lei do Inquilinato, no caso de aluguéis entre pessoas físicas. Nesse caso, o locatário pode exigir garantias do inquilino. Podem ser pessoas, como avalistas, ou o dinheiro, que a gente chama de caução. Não é exatamente uma antecipação, mas uma caução que deve ser devolvida no final do contrato, inclusive corrigida monetariamente. Ou pode tentar outra forma de garantia, como o uso do fiador”, explicou.

De acordo com o chefe da Assessoria Jurídica, os consumidores não são obrigados a comprar, de forma casada, a extensão da garantia. “Os vendedores sempre tentam empurrar a extensão da garantia. Existem três tipos de garantias: a legal, estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), para bens duráveis, de 90 dias; a garantia contratual que o fabricante dá de até um ano; e existe a garantia estendida que é uma espécie de seguro. É um novo serviço que pode ser contratado ou não. Não é obrigatório fazer essa contratação”, reforçou.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

‘Revista Maranhão’ destaca isenção do Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e geração de renda no estado

Um dos destaques foi o Programa Juro Zero, que vem fortalecendo o microempreendedorismo na região Tocantina

II Seminário Estadual Mais Mulheres na Política é destaque no programa ‘Café com Notícias’

Entrevista foi com a professora Mary Ferreira, pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

‘Maranhão no Campo’ – Mulheres fortalecem agricultura familiar e inspiram outras produtoras rurais

A Associação Mulheres do Campo em Ação, presidida por Maria Antônia Cavalcante, promove capacitações, feiras e projetos sociais…

Com articulação do deputado Catulé Júnior, Aldeias Altas recebe nova ambulância

Parlamentar destacou que a entrega do equipamento representa mais um passo importante no fortalecimento da saúde pública do…

‘Em Discussão’ aborda projetos de engenharia de pesca desenvolvidos na Uema

Conversa foi com o professor Carlos Riedel Porto Carreiro, chefe do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade…

Professor Ítalo Vieira dá dicas para candidatos do ENEM no ‘Café com Notícias’

Tranquilidade, concentração, descanso um dia antes das provas e alimentação leve são algumas das orientações do professor para…

Iracema Vale afirma que apoio aos agentes de endemias é investimento na prevenção à saúde da população

Segundo a parlamentar, os investimentos representam tanto o cuidado com os profissionais quanto a atenção às demandas dos…

Catulé Jr. rebate oposição e destaca investimentos do governo na segurança

Parlamentar reconheceu gravidade do cenário e apontou que crise enfrentada pelo Maranhão segue tendência nacional