12 de junho de 2025
‘Diário da Manhã’: Especialista fala sobre projeto que mapeará o cenário da inovação no Maranhão
Denominado “Mapeamento do Ecossistema de Inovação do Maranhão”, o projeto, de iniciativa da SECTI, fará o retrato atual detalhado da inovação no estado
Agência Assembleia / Miguel Viegas
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, desta quinta-feira (12), o técnico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Patrick Cutrim, forneceu informações detalhadas, sobre o projeto “Mapeamento do Ecossistema de Inovação do Maranhão”. O programa tem transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o especialista explicou que o projeto é uma iniciativa da SECTI, por meio do eixo Ecossistema do Programa Inova Maranhão, que tem o objetivo de identificar, organizar, dar visibilidade e promover o fortalecimento das iniciativas ligadas à inovação no Estado, como startups, universidades, grupos de pesquisa, hubs de inovação, escolas, mentores, palestrantes e outros agentes estratégicos.
“Com esse projeto nós buscamos construir um retrato real do cenário de inovação no estado, identificando quem são os atores envolvidos, onde estão localizados e de que forma podem se conectar”, afirmou Patrick Cutrim.
Ele acrescentou que a primeira versão do projeto será lançada no próximo dia 28, na cidade de Timon, onde será realizado o “Café com Inovação”, promovido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Parque Tecnológico
Líder do Eixo Ecossistema da SECTI, Patrick Cutrim informou, ainda, que, neste ano, o Maranhão foi aprovado no edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e implantará o Parque Tecnológico Renato Archer, um marco histórico para a ciência, tecnologia e inovação maranhense.
“O nosso Estado deu um importante passo para o fortalecimento do seu ecossistema de inovação. Esse edital garante um projeto coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Fapema [Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão]. O nosso projeto foi contemplado com quase R$ 14 milhões, por meio da chamada pública da Finep, e esse recurso será fundamental para alavancar a estrutura do Parque e impulsionar a inovação em nosso estado”, enfatizou.
Articulação
Ele frisou que o Parque Tecnológico Renato Archer será um espaço de articulação entre universidades, centros de pesquisa, empresas e o setor público, voltado à promoção do empreendedorismo inovador, à geração de emprego e renda e ao fortalecimento de startups e empresas de base tecnológica no estado.
Patrick Cutrim salientou ainda que o ecossistema de inovação do Maranhão ganhou outro importante impulso com o lançamento do Programa de Incubação de Startups do Inova Maranhão 2025 (PISIM).
O PISIM, segundo o especialista, tem o objetivo de apoiar projetos e empresas emergentes de base tecnológica ou com inovação relevante, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Além do fomento financeiro, o programa oferecerá suporte técnico para startups em fase de ideação e operação.
Mais notícias
Iracema Vale prestigia inauguração do Hospital de Referência de Alta Complexidade da Região Tocantina
A nova unidade aumentou a oferta de leitos críticos, disponibilizando 153 leitos, sendo 30 de UTI adulta e…
Contraplano debate “dezembrite” e os impactos emocionais e financeiros do fim de ano
Segundo especialistas, “dezembrite” não é um transtorno clínico, mas um conjunto de reações emocionais previsíveis diante do acúmulo…
Diretora de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema faz balanço positivo das ações em 2025
Gestora destacou os números alcançados este ano e o trabalho desenvolvido pelo setor para prestar um atendimento de…
‘Café com Notícias’ – Fernando de Carvalho fala sobre o Natal na Catedral e outros espetáculos de final de ano
As apresentações de Fernando de Carvalho já viraram tradição natalina em São Luís e contribuem para cultivar e…
‘Pautas Femininas’ destaca produção do Complexo de Comunicação em 2025
Diretora-adjunta Glaucione Pedrozo foi entrevistada pelo programa e falou sobre o trabalho focado na comunicação pública
Revista Maranhão debate Linguagem Simples na Comunicação Pública
Juiz explicou sobre a importância do uso da linguagem simples para o repasse de informações claras aos cidadãos
ELEMA realiza primeiro curso de Garçom e Serviços de Copa visando à excelência no atendimento
Os próprios garçons do Cerimonial da Assembleia são o público-alvo da capacitação, pois atuam diretamente em eventos oficiais…
‘Café com Notícias’ aborda trabalho da Rede de Proteção às Mulheres
Trata-se de um conjunto de serviços públicos e organizações que oferecem acolhimento, orientação, apoio psicossocial, jurídico e de segurança…