19 de fevereiro de 2025

‘Diário da Manhã’ – Gestora fala da importância do Memorial do Legislativo Maranhense “Zuleide Bogéa” 

Gestora do Memorial do Legislativo Maranhense “Deputada Zuleide Bogéa”, arquivista Raquel Arcanjo, enalteceu a iniciativa da presidente da Casa, deputada Iracema Vale

‘Diário da Manhã’ – Gestora fala da importância do Memorial do Legislativo Maranhense “Zuleide Bogéa” 

Arquivista Raquel Arcanjo, gestora do Memorial do Legislativo Maranhense, com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia 

Assista ao programa na íntegra

A gestora do Memorial do Legislativo Maranhense “Deputada Zuleide Bogéa”, arquivista Raquel Arcanjo, destacou a importância do Memorial, que tem dez milhões de documentos referentes aos 190 anos da Casa. Ela falou em entrevista, nesta quarta-feira (19), ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea da TV Assembleia.

A gestora, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, enalteceu a iniciativa da presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), que inaugurou o Memorial, na terça-feira (18), e contou com a presença do sobrinho-bisneto da homenageada, Robson Bogéa Gois Neto, que agradeceu em nome da família, além de autoridades, pesquisadores e intelectuais

“O nosso Memorial é muito complexo e grandioso e a presidente Iracema Vale nos deu para executar em um ano trabalhando. Agora, a população e pesquisadores têm à disposição 10 milhões de documentos que podem ser acessados, de qualquer lugar, referentes aos 190 anos de fundação da Assembleia”, disse.

De acordo com a arquivista, o Memorial do Legislativo Maranhense é constituído por 16 cenários que retratam a história da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e estará aberto de segunda-feira a sexta-feira, no horário de funcionamento da Casa, com visitas guiadas por um corpo técnico, fazendo um resgate histórico, disponibilizando ao cidadão o vasto acervo documental do Parlamento Estadual. 

O espaço abriga documentos e informações históricas da Casa legislativa, também conta a trajetória dos mais de 500 deputados que fizeram a história do Parlamento maranhense.

Por fim, a gestora do projeto explicou que logo na entrada, o holograma de Manuel Beckman, que dá nome ao Palácio Legislativo, dá as boas-vindas ao visitante e faz o convite para um passeio pelo universo do Parlamento Estadual.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Carlos Lula denuncia abandono da saúde pública e cobra coerência do governo

Carlos Lula ressaltou que a situação na área da saúde é crítica

CCJ aprova projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública estadual

Projeto de Lei 236/2025 é de autoria do Poder Executivo

Ana do Gás destaca avanços em Barreirinhas e celebra união por melhorias no município

Ela destacou a inauguração do novo Centro Administrativo da cidade, entre outras coisas

Eric Costa defende PL que isenta pessoas com deficiência do pagamento do IPVA

Segundo o parlamentar, a proposta busca simplificar a vida dos contribuintes

Assembleia Legislativa faz minuto de silêncio por morte de vereador 

Armando da Taboca da Onça faleceu domingo (15), vítima de acidente de moto

Adelmo Soares destaca impactos dos investimentos no São João na geração de emprego e renda

O parlamentar afirmou que são impactos econômicos significativos, atraindo turistas e incrementando diversos setores da economia

Ana do Gás parabeniza governador por reajuste salarial para Polícia Militar e Bombeiros

Ela disse que se trata de uma conquista que representa muito mais do que os números