14 de novembro de 2024

‘Diário da Manhã’ – Jandira Dias aponta êxito de ações no Dia Nacional de Alfabetização 

Secretária de Estado da Educação destacou programas do Governo do Maranhão voltados para o combate ao analfabetismo

‘Diário da Manhã’ – Jandira Dias aponta êxito de ações no Dia Nacional de Alfabetização 

Secretária Jandira Dias, titular da Seduc, foi entrevistada pelo jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista ao programa na íntegra

No Dia Nacional de Alfabetização, a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, destacou programas do Governo do Maranhão voltados a combater o analfabetismo. A gestora foi a entrevistada do programa ‘Diário da Manhã’, desta quinta-feira (14), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.

Jandira Dias afirmou, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que assumiu recentemente o cargo, mas que, desde 2019, tem um decreto regulamentando o Pacto pela Aprendizagem que reforçou com os municípios a implantação das ações voltadas à redução do analfabetismo.

“São ações que vêm ajudando o país a reduzir o analfabetismo e o Maranhão, na mesma linha, alcançou uma queda, de 9,6% para 7%, em 2022, o que demonstra que o governo está no caminho certo. A educação é o caminho certo. O compromisso do governador Carlos Brandão (PSB) será alfabetizar as 600 mil pessoas que ainda precisam ser alfabetizadas no nosso estado”, assegurou.

De acordo com a secretária, com o objetivo de superar o analfabetismo de crianças, jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, o Governo do Maranhão lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Programa Maranhão Alfabetizado. O compromisso já conta com a adesão dos 217 municípios do Maranhão, sendo a primeira etapa contemplando 20 cidades. 

A gestora detalhou que, para este ano de 2024, o governo do Estado tem como meta alfabetizar cerca de 17 mil pessoas nos 20 municípios priorizados, com investimentos de quase R$ 24 milhões. Além disso, o programa busca garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

“Em Discussão” aborda as alterações no Código Penal Brasileiro e os impactos na segurança pública

O advogado criminalista Erivelton Lago afirmou que o endurecimento das penas é uma resposta ao aumento de crimes…

Polarização ameaça diálogo democrático e amplia divisões sociais, avalia especialista no ‘Café com Notícias’

O advogado Carlos Sérgio Barros destacou que esse fenômeno tem ultrapassado o campo eleitoral e atingido relações pessoais,…

‘Mais Saúde’ debate transtornos de humor e alerta para diagnóstico e tratamentos adequados

Foram discutidos ainda temas como depressão e bipolaridade, além da importância do diagnóstico correto

Alunos do projeto Sol Nascente participam do 1º Sábado Empreendedor com temática de Páscoa

A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras por meio de atividades práticas

Osmar Filho leva mais de 350 crianças ao Circo Americano em São Luís

Iniciativa, em parceria com a vereadora Clara Gomes, uniu lazer e ação social, com distribuição de ovos de…

Assembleia Legislativa homenageia o PCdoB pelos 104 anos do partido

PCdoB construiu uma trajetória marcada pela atuação política em defesa da classe trabalhadora e da democracia no Brasil

Deputados participam da Semana da Paixão em Alcântara

A iniciativa é fruto da união de esforços entre diversas instituições

Regularização do título de eleitor e ECA Digital são temas do “Papo Cidadão”

Programa recebeu o juiz Márcio Brandão, diretor do Fórum Eleitoral de São Luís, e Lissandra Leite, oficial de…