21 de novembro de 2024

‘Diário da Manhã’ – Jornalista Lima Coelho fala da passagem do Dia Mundial da Televisão

Profissional lembrou que as primeiras transmissões de televisão, no mundo, começaram a ser realizadas, na década de 1930, em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos

‘Diário da Manhã’ – Jornalista Lima Coelho fala da passagem do Dia Mundial da Televisão

Jornalista, radialista e escritor Lima Coelho com o radialista e apresentador Henrique Pereira

Agência Assembleia

Assista ao programa na íntegra

O jornalista, radialista e escritor Lima Coelho falou sobre a passagem do Dia Mundial da Televisão (21 de novembro) em entrevista, nesta quinta-feira (21), ao programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia.

Em conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, Coelho contou a sua própria experiência pioneira no rádio e na televisão do Maranhão, a importância do meio de comunicação e quando foi implantado no país, em 1950, e no estado, na década de 1960.

“O Dia Mundial da Televisão foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1996. A data foi escolhida para homenagear o primeiro Fórum Mundial da Televisão e reconhecer a importância da televisão na tomada de decisões, por ser um meio de comunicação que tem um impacto significativo na sociedade, sendo uma fonte de informação, entretenimento e cultura”, assegurou.

O jornalista lembrou que as primeiras transmissões de televisão, no mundo, começaram a ser realizadas, na década de 1930, em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos, mas que a popularização só se deu a partir da década de 1950, nos Estados Unidos.

De acordo com o especialista, no Brasil, a televisão foi implantada em 1950, a TV Tupi, tornando-se um fenômeno na sociedade, mas a primeira transmissão em cores ocorreu apenas em 1972, a transição do sinal analógico para o digital foi um marco para a televisão aberta e é, atualmente, um dos meios de comunicação mais utilizados.

Já no Maranhão, segundo Lima Coelho, a televisão chegou na década de 1960, com a inauguração da TV Difusora, em 27 de outubro de 1963, sendo a primeira emissora de televisão do Estado, lançada por uma sociedade formada pelos irmãos Raimundo e Magno Bacelar, juntamente com outros sócios.

“A primeira experiência televisiva no Maranhão ocorreu em 1955, durante uma eleição suplementar para o Senado Federal, quando o jornalista e candidato Assis Chateaubriand realizou uma transmissão em circuito fechado. A TV Difusora foi afiliada à Emissoras Unidas, que em 1967 passou a se chamar Rede de Emissoras Independentes (REI). Em 1968, a TV Difusora deixou a REI e passou a ser afiliada à TV Globo, por longo período até perder o sinal”, explicou.

Por fim, Coelho disse que, entre as outras emissoras de televisão que atuaram ou atuam no Maranhão, estão a TV Educativa do Maranhão (TVE), sendo a segunda emissora de televisão do Estado, criada em 1969 e pioneira no ensino a distância no Brasil; e em seguida a TV Mirante, inaugurada em 1987, que foi afiliada ao SBT e depois à Rede Globo.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Carlos Lula propõe monitoramento de metais pesados em peixes vendidos no Maranhão

Estudo alerta para contaminação por mercúrio em pescados consumidos em São Luís e, diante desse cenário, deputado apresentou…

Junior Cascaria defende projeto que garante medicamentos para a população que mais precisa

Proposta representa um avanço significativo na área da saúde pública

‘Toda Mulher’ aborda o esporte como ferramenta de transformação

Convidada foi a professora Diane Pereira Sousa, bacharel em Direito, mestre em direitos humanos, conselheira do IACP e…

Catulé Júnior reforça compromisso com a segurança pública em reunião com empresariado de Caxias

Evento promovido pelo Sindilojas, CDL e Sindicocal reuniu autoridades e representantes de classe para discutir ações em segurança…

Creche-Escola Sementinha promove bate-papo sobre educação inclusiva

Encontro foi coordenado pela diretora da Creche Escola Sementinha, Cynthia Vieira

‘Saúde e Bem-Estar’ – Silvana Teixeira ressalta importância da nutrição para a qualidade de vida

Médica endocrinologista reforçou que a mudança na alimentação tem impactos em todo o organismo, com reflexos na vida…

‘Diário da Manhã’ – Coordenadora do Sine aborda políticas para geração de emprego e renda

Carla Alcântara Siqueira destacou a inauguração da Casa do Trabalhador do Maranhão, na região do Anjo da Guarda,…