29 de agosto de 2024
‘Diário da Manhã’ – Presidente da AMMA fala sobre Semana de Valorização da Magistratura
Juiz Holídice Barros detalhou que evento terá como tema “As Inovações Tecnológicas no Poder Judiciário” e ocorrerá na sede da AMMA (Calhau)

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Holídice Barros, falou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quinta-feira (29), sobre a importância da Semana de Valorização da Magistratura 2024. O evento tem como tema “As Inovações Tecnológicas no Poder Judiciário”, e ocorre na sede da AMMA (Calhau) até esta sexta-feira (30).
No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, que teve participação do subdiretor de TV e Rádio da Alema, jornalista Juraci Filho, o presidente da AMMA afirmou que o tema principal será o uso da Inteligência Artificial (IA), que já contribuiu para dar celeridade processual ao reduzir, por exemplo, para 30 segundos a distribuição de um mandado.
“Tema muito relevante a questão da inovação no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, para poder aperfeiçoar os serviços judiciários, oferecendo uma atuação melhor para a população, além de trazer racionalidade e celeridade. Vamos mostrar para a sociedade como trabalhamos e os nossos desafios. Por conta da pandemia, os processos começaram a ser digitalizados. Agora, avançaram mais com a inteligência artificial. Hoje, tem juiz que recebe de 400 a 600 processos por mês”, explicou.
De acordo com o magistrado, a IA é atualmente capaz de ler o mandado, identificar o distrito geográfico e distribuir para o oficial de Justiça, tudo a cargo do robô Mário Lúcio, uma automação desenvolvida pelo Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (Toada Lab), capaz de distribuir cerca de 700 mandados por dia para oficiais de Justiça na Comarca da Ilha de São Luís.

Intermediação
O presidente da AMMA explicou, também, que o setor faz intermediação no processo de distribuição, cumprimento e devolução de expedientes judiciais, servindo de ponte entre 92 unidades judiciais e os oficiais de Justiça; após cumprir com as etapas de leitura, identificação do distrito e distribuição, caso o robô não encontre um distrito válido no texto do mandado, encaminha o documento para a análise dos servidores e servidoras da Central de Mandados.
Por fim, o juiz Holídice Barros destacou que o trabalho desenvolvido pela automação já resultou em 872 mandados distribuídos de 1º de abril a 26 de agosto de 2024.
“A Inteligência Artificial veio para ficar. Com a automação, o processo de distribuição de mandados agora é mais eficiente, ágil e preciso, uma vez que o robô é capaz de distribuir um mandado em, aproximadamente, 30 segundos, enquanto um servidor ou uma servidora leva, em média, um minuto e meio para realizar a mesma tarefa”, assegurou.
Mais notícias
Deputado Adelmo Soares critica politização do debate sobre a saúde no Maranhão
Parlamentar condenou o ato de colocar culpa dos problemas exclusivamente no governo atual e lembrou que questões estruturais…
Davi Brandão afirma que fortalecimento do serviço de hemodiálise ampliou acesso de pacientes renais crônicos ao tratamento
Segundo ele, a ampliação do serviço no Maranhão é reflexo de uma gestão comprometida do governador Brandão com…
Eric Costa pontua investimentos do Governo do Estado em obras estruturantes e de saúde
O deputado destacou o compromisso do governador com a saúde pública, especialmente pela ampliação do sereviço de hemodiálise
Deputada Janaína destaca Expoimp e a classificação do Maranhão como zona livre da febre aftosa
Ela ressaltou ainda a agenda do governador Brandão em Imperatriz, quando levou várias ações para a Região Tocantina
Especialista destaca importância das redes sociais para o empreendedorismo no ‘Diário da Manhã’
Sílvio Guilherme destacou, no programa, que as redes sociais oferecem ferramentas poderosas para aumentar a visibilidade, engajar clientes…
Carlos Lula cobra prisão de prefeito acusado de matar policial militar no Maranhão
Deputado disse que caso tem gerado revolta popular e pediu providências urgentes por parte da Polícia
Crescimento de emprego formal no Maranhão em 2025 é tema do ‘Café com Notícias’
Segundo a coordenadora do Sine, Carla Alcântara, foram criadas 11.400 vagas de janeiro a maio deste ano no…
Pautas Femininas: Especialista destaca protagonismo das mulheres na busca por qualidade de vida
Carol Carvalho abordou a crescente presença das mulheres no universo do exercício físico, fenômeno que acompanha uma mudança…