20 de março de 2025

‘Diário da Manhã’ ressalta objetivo do Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Assunto foi tratado pela secretária adjunta do Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres, no programa desta quinta-feira

‘Diário da Manhã’ ressalta objetivo do Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Socorro Guterres, secretária adjunta do Estado de Igualdade Racial, com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

A secretária adjunta do Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres, falou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’ desta quinta-feira (20), na Rádio Assembleia (96,9 FM), sobre o objetivo do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O programa tema transmissão simultânea pela TV Assembleia.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, Socorro Guterres afirmou que umas das medidas emergenciais que deveriam ser adotadas em âmbitos municipal, estadual e federal, nas diversas esferas de poder, é promover, na área educacional, estratégias pedagógicas que possam favorecer a educação por ser um aspecto fundamental no combate ao racismo estrutural na sociedade brasileira como um todo.

“Representa, ainda, uma reflexão sobre importantes medidas que ainda precisam ser tomadas, na perspectiva da eliminação do racismo, apesar de ser uma ideologia, uma questão que está enraizada na sociedade brasileira. É preciso pensar, elaborar medidas, que no Brasil chamamos de medidas afirmativas; e pensar políticas públicas e adotar ações que possam combater o racismo e promover a igualdade racial”, assegurou.

Ações afirmativas 

Em outro trecho da entrevista, a secretária adjunta de Igualdade Racial disse que, ainda nas escolas, as crianças e jovens estão no processo de formação identitária e que pode favorecer essa identidade étnica-racial, para que crie defesa contra o crime racial.

De acordo com Socorro Guterres, o Maranhão se destacou na implementação de ações afirmativas e na ampliação de políticas públicas voltadas à população negra, como os programas Maranhão Quilombola, Educação Quilombola, Negra Viva e o Programa Nacional dos Territórios Quilombolas, dentro da lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnico-raciais individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnico-racial.

“Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Carlos Lula cobra ações contra desigualdade racial no Dia da Consciência Negra

Parlamentar ressaltou que o Maranhão possui uma das maiores populações negras do Brasil

 ‘Diário da Manhã’ destaca ações da DPE para fortalecer a igualdade racial no Maranhão

O defensor público titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE, Fábio Carvalho, foi o convidado do programa…

Assembleia aprova projetos que ampliam estrutura do TJMA

Agência Assembleia O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar…

Carlos Lula pede expansão do programa ‘CNH Social’

Segundo o parlamentar, o déficit atual demonstra que o Maranhão precisa avançar muito para garantir que a CNH…

CCJ dá parecer favorável a PL que institui o Festival do Coco Babaçu

Matéria foi apreciada em reunião presidida por Neto Evangelista nesta terça-feira (18)

Assembleia aprova MP que institui o programa ‘Maranhão Sustentável’

Programa objetivo doação de patrulhas mecanizadas, motocultivadores e equipamentos agrícolas a municípios e associações

Davi Brandão destaca trabalho do governo estadual e da Prefeitura de Bacabal

Ele falou, também, sobre o trabalho do secretário de Estado de Assuntos Municipais, Orleans Brandão