20 de março de 2025

‘Diário da Manhã’ ressalta objetivo do Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Assunto foi tratado pela secretária adjunta do Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres, no programa desta quinta-feira

‘Diário da Manhã’ ressalta objetivo do Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Socorro Guterres, secretária adjunta do Estado de Igualdade Racial, com o jornalista Ronald Segundo

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

A secretária adjunta do Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres, falou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’ desta quinta-feira (20), na Rádio Assembleia (96,9 FM), sobre o objetivo do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O programa tema transmissão simultânea pela TV Assembleia.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, Socorro Guterres afirmou que umas das medidas emergenciais que deveriam ser adotadas em âmbitos municipal, estadual e federal, nas diversas esferas de poder, é promover, na área educacional, estratégias pedagógicas que possam favorecer a educação por ser um aspecto fundamental no combate ao racismo estrutural na sociedade brasileira como um todo.

“Representa, ainda, uma reflexão sobre importantes medidas que ainda precisam ser tomadas, na perspectiva da eliminação do racismo, apesar de ser uma ideologia, uma questão que está enraizada na sociedade brasileira. É preciso pensar, elaborar medidas, que no Brasil chamamos de medidas afirmativas; e pensar políticas públicas e adotar ações que possam combater o racismo e promover a igualdade racial”, assegurou.

Ações afirmativas 

Em outro trecho da entrevista, a secretária adjunta de Igualdade Racial disse que, ainda nas escolas, as crianças e jovens estão no processo de formação identitária e que pode favorecer essa identidade étnica-racial, para que crie defesa contra o crime racial.

De acordo com Socorro Guterres, o Maranhão se destacou na implementação de ações afirmativas e na ampliação de políticas públicas voltadas à população negra, como os programas Maranhão Quilombola, Educação Quilombola, Negra Viva e o Programa Nacional dos Territórios Quilombolas, dentro da lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnico-raciais individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnico-racial.

“Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.

Mais notícias

Helena Duailibe aborda ações sociais, educação, inclusão e fé em discurso na Alema

Ela falou, por exemplo, sobre a criação da Bolsa Estadual de Apoio ao Conselheiro Tutelar

Junior Cascaria anuncia emenda para perfuração de poços em Pedreiras

Cascaria destacou que essas demandas já haviam sido apresentadas em indicações anteriores

Aprovado PL que institui semana de conscientização sobre males causados por dispositivos eletrônicos

Projeto de Lei 298/2024 é de autoria do deputado Wellington do Curso

Ricardo Arruda anuncia avanço para instalação do Hemonúcleo de Grajaú

Visita dos técnicos representa um passo decisivo para o início da obra

Dermatologista destaca Dezembro Laranja e prevenção ao câncer de pele no ‘Saúde e Bem-Estar’

Em entrevista, a médica Daniella Spinato falou sobre a campanha nacional dedicada à conscientização acerca da doença

Dezembro Vermelho é tema tratado no ‘Diário da Manhã’ desta quarta-feira

Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa Durante todo o mês de dezembro, estão sendo realizadas ações em alusão ao…

CCJ dá parecer favorável a MP que institui o Programa de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Comissão também aprovou requerimento para audiência pública acerca dos limites territoriais entre os municípios de Arame e Grajaú