20 de março de 2025
‘Diário da Manhã’ ressalta objetivo do Dia de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
Assunto foi tratado pela secretária adjunta do Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres, no programa desta quinta-feira

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas
Assista à entrevista na íntegra
A secretária adjunta do Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres, falou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’ desta quinta-feira (20), na Rádio Assembleia (96,9 FM), sobre o objetivo do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O programa tema transmissão simultânea pela TV Assembleia.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, Socorro Guterres afirmou que umas das medidas emergenciais que deveriam ser adotadas em âmbitos municipal, estadual e federal, nas diversas esferas de poder, é promover, na área educacional, estratégias pedagógicas que possam favorecer a educação por ser um aspecto fundamental no combate ao racismo estrutural na sociedade brasileira como um todo.
“Representa, ainda, uma reflexão sobre importantes medidas que ainda precisam ser tomadas, na perspectiva da eliminação do racismo, apesar de ser uma ideologia, uma questão que está enraizada na sociedade brasileira. É preciso pensar, elaborar medidas, que no Brasil chamamos de medidas afirmativas; e pensar políticas públicas e adotar ações que possam combater o racismo e promover a igualdade racial”, assegurou.
Ações afirmativas
Em outro trecho da entrevista, a secretária adjunta de Igualdade Racial disse que, ainda nas escolas, as crianças e jovens estão no processo de formação identitária e que pode favorecer essa identidade étnica-racial, para que crie defesa contra o crime racial.
De acordo com Socorro Guterres, o Maranhão se destacou na implementação de ações afirmativas e na ampliação de políticas públicas voltadas à população negra, como os programas Maranhão Quilombola, Educação Quilombola, Negra Viva e o Programa Nacional dos Territórios Quilombolas, dentro da lei que institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnico-raciais individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnico-racial.
“Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.
Mais notícias
Assembleia Legislativa aprova Comissão de Recesso Parlamentar
Deputados Enos Costa Ferreira, Adelmo Soares, Rodrigo Lago, Dra. Helena Duailibe e Pará Figueiredo estão na comissão
‘Em Discussão’ aborda os 35 anos do Estatuto da Criança e Adolescente no Brasil
O promotor de Justiça Márcio Thadeu Marques afirmou, no programa, que o ECA é uma norma muito avançada…
Especialista fala ao ‘Diário da Manhã’ sobre projeto de incentivo ao empreendedorismo e inovação do Sebrae-MA
“Transformar Juntos - Para Impulsionar Inovação e Desenvolvimento no Maranhão” ocorrerá nos próximos dias 15 e 16, no…
Deputado Davi Brandão anuncia emenda de R$ 100 mil para o 15º BPM de Bacabal
Parlamentar participou da cerimônia de formatura do VI Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural e destacou…
Enos Costa Ferreira destaca centenário da Assembleia de Deus em Itapecuru-Mirim
O parlamentar homenageou a Igreja e destacou o início das celebrações do centenário da instituição, que acontecem até…
Florêncio Neto solicita instalação do Viva Procon em Turiaçu e celebra recuperação de rodovia estadual
O parlamentar afirmou que as obras na MA já estão em andamento e que as intervenções são demandas…
Adelmo Soares destaca entrega de equipamentos para Bombeiros e sistema de energia elétrica a famílias do Parque do Mirador
Ele relatou sua participação nos atos de entrega dos benefícios e enalteceu o governo por promover ações para…
Assembleia aprova PL que cria Secretaria Judiciária Única Digital no Maranhão
A proposta visa modernizar a estrutura das secretarias judiciais, promovendo o compartilhamento de recursos humanos e a otimização…