21 de agosto de 2024
Dificuldades para romper com ciclo da violência doméstica são discutidas no ‘Toda Mulher’
Programa desta quarta-feira (21) recebeu a psicóloga e perita Fabiana Macedo, que falou sobre o assunto

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos
Assista à entrevista na íntegra
As dificuldades para romper com o ciclo de violência doméstica foram abordadas no programa ‘Toda Mulher’ que foi ao ar nesta quarta-feira (21), na TV Assembleia. A psicóloga e perita Fabiana Borges Macedo foi a entrevistada do programa, comandado pela apresentadora Márcia Carvalho.
Durante sua entrevista, Fabiana Macedo destacou os perfis psicológicos tanto dos agressores quanto das vítimas de violência doméstica, falou sobre sinais que devem ser levados em conta e que alertam para relações abusivas, tipos de dependência, bem como da necessidade de que as mulheres denunciem seus agressores.
“Nas relações interpessoais, tem sempre um que gostaria de ser mais dominante que o outro, de querer sobressair-se ao outro. Aí começam as formas de manipulação, de imposição, desqualificando o outro. Isto tem um motivo, que vem da carência do agressor, de uma dor velada que faz com que um se sobreponha ao outro, até mesmo de forma inconsciente”, alertou a profissional.
Quem vive estas situações e acaba por se tornar vítima, nas palavras de Fabiana Macedo, por questões de vulnerabilidade, busca agradar o outro, com medo da perda. “Então, fica tentando suprir a necessidade do outro, para agradar. A vítima terá este perfil diferenciado, que se coloca em padrões, desenvolvendo um script. Às vezes, é tão manipulada, que também não se dá conta”, observou a psicóloga.
Feminicídio
Fabiana Macedo destacou que o feminicídio é um crime anunciado, a partir do momento em que deixa indícios ao longo do tempo. Entre os indícios, segundo a profissional, está a mudança comportamental no ambiente social e que é percebida por parentes, amigos e pessoas de convivência próxima. “São indícios que mostram a despersonificação, a fragmentação do meu eu para estar com o outro, ela se molda ao parceiro”.
A respeito da violência psicológica, Fabiana Macedo explicou que há meios de trazer algo subjetivo para o concreto. “isto pode ser aferido por meio de avaliação psicológica, de testes. “Da mesma forma que temos os parâmetros para os testes biológicos e fisiológicos, também temos como averiguar aspectos psicológicos como, por exemplo, a tristeza”, ressaltou a psicóloga.
Fabiana Macedo frisou, ainda, que ao perceber que está em uma relação violenta, é fundamental que a vítima denuncie nos canais constituídos, a exemplo da delegacia da mulher, Casa da Mulher Brasileira, Patrulha Maria da Penha, entre outros.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

Mais notícias
Tecnologias da Embrapa de combate à fome em terras indígenas maranhenses são tema de entrevista do ‘Maranhão no Campo’
O chefe-geral do órgão no estado, Marco Bonfim, informou que trabalho visa garantir fortalecimento da agricultura familiar, restaurações…
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…