16 de maio de 2025
Dilercy Adler detalha programação alusiva aos 100 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão no “Em Discussão’
Exposições, palestras e reedições de livros e periódicos marcarão a data histórica, celebrada em 20 de novembro deste ano

Agência Assembleia / Foto: Meiky Braga
A presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), professora Dilercy Aragão Adler, participou, na manhã desta sexta-feira (16), do programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM). Ela discorreu sobre os preparativos para a comemoração dos 100 anos de fundação do Instituto, que serão celebrados em 20 de novembro de 2025.
Durante entrevista concedida aos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, a professora Dilercy Adler fez uma explanação sobre a história do IHGM e frisou que a instituição se prepara para a comemoração do seu centenário, com o propósito de renovar seu compromisso com o crescimento científico e cultural do Maranhão.
“Para nós, essas comemorações serão da maior importância, porque reafirmarão o compromisso do IHGM com a preservação da história e da cultura maranhense. Será a oportunidade de homenagearmos não só o IHGM pelo seu importante trabalho no Maranhão, mas também personalidades que se destacaram desde a fundação da entidade e deram suas contribuições para o nosso Estado”, declarou a professora Dilercy Adler.
Ela foi enfática ao destacar a importância do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, também conhecido como Casa de Antônio Lopes, e informou que a programação do centenário da instituição inclui diversos eventos, entre os quais exposições, palestras e reedições de livros e periódicos.
História
A professora Dilercy fez questão de fazer referência à história da criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), que deu origem aos institutos históricos e geográficos do Brasil.
“No tocante ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, inicialmente intitulado Instituto de História e Geografia do Maranhão, IHGM, teve a sua criação no primeiro quartel do século XX, em 20 de novembro de 1925, portanto 87 anos após a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro”, assinalou a professora.
Ela declarou que o IHGM é considerado a primeira instituição de caráter científico do estado e os seus fundadores constituíram um grupo de 11 intelectuais dos mais renomados, estudiosos da história e geografia do Maranhão, com estudos e trabalhos publicados. Eram professores, historiadores, geógrafos, jornalistas, médicos, juristas, engenheiros, clérigos, e, principalmente, pesquisadores e homens das letras.
“A sede do IHGM é conhecida como Casa de Antônio Lopes, nome escolhido em homenagem ao historiador que tanto lutou pela criação desse nosso instituto. A Casa de Antônio Lopes tornou-se um símbolo da dedicação ao estudo e preservação da memória maranhense, abrigando um vasto acervo de documentos, livros, mapas e objetos históricos que contam a rica história do Maranhão”, ressaltou Dilercy Adler.
Ela frisou que, desde sua fundação, o IHGM tem desempenhado papel fundamental na promoção da cultura e educação no Maranhão. O IHGM enfrentou diversos desafios, incluindo a falta de recursos e apoio financeiro.
“No entanto, a nossa instituição tem se dedicado à superação dos obstáculos e a se modernizar buscando parcerias com universidades, organizações governamentais e não-governamentais para continuar a sua missão de preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial e empreender e coordenar estudos e pesquisas nas áreas de história, geografia, etnografia, etnologia e arqueologia, além de salvaguardar documentos, livros e artefatos relativos à história do Maranhão”, enfatizou a presidente do IHGM.
Mais notícias
Com articulação do deputado Catulé Júnior, Governo do Maranhão inaugura sede da Agemleste em Caxias
Escritório da agência atenderá sete municípios da região, dinamizando a gestão de políticas públicas e necessidades de cada…
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do…
Resultados do Busca Ativa Escolar são tema do ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira
A chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva, afirmou que não é normal que uma criança…
O combate à evasão pelo Busca Ativa Escolar é tema do ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia
Devido à estratégia do programa, 33 mil crianças já retornaram à escola no estado, segundo a chefe do…
Crescimento da agricultura familiar no Maranhão é destaque no programa ‘Café com Notícias’
O secretário de Políticas Públicas da SAF, Ivaldo Coqueiro, disse, no programa, que os incentivos do Governo do…
Combate ao crime contra mulheres: Deputada Daniella protocola PL para obrigar monitoramento de elevadores
Iniciativa foi motivada pela agressão brutal a Juliana Garcia, que foi alvo de 61 socos no rosto desferidos…
´Toda Mulher´ destaca fim da redução de pena para estupradores jovens e idosos
Por décadas, essa brecha legal serviu para atenuar condenações de jovens e idosos estupradores. A Lei 15.160 impede…
‘Saúde e Bem-Estar’: Pediatra Cláudio Araújo alerta para a importância da vacina contra a meningite para crianças
Doença é infecciosa, atinge o encéfalo, e pode levar à morte, segundo o médico, que foi entrevistado na…