10 de dezembro de 2025

Direitos humanos nas penitenciárias são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

A advogada criminalista Beatriz Lago falou sobre a importância do respeito aos direitos humanos e detalhou o projeto Visita Guiada ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, desenvolvido pela OAB-MA, que visa apresentar a realidade do cárcere a jovens advogados e estudantes de Direito

Direitos humanos nas penitenciárias são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

A jornalista Elda Borges e a advogada Beatriz Lago durante a entrevista no Café

Agência Assecom / Foto: J.R. Lisboa

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado nesta quarta-feira (10), o programa Café com Notícias, apresentado pela jornalista Elda Borges, trouxe entrevista com a advogada criminalista e coordenadora do projeto de Visita Guiada ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas (MA), Beatriz Lago. Ela debateu a aplicação e os reflexos dos direitos humanos na sociedade. 

Beatriz Lago iniciou a conversa afirmando que os direitos humanos fazem parte das ações do dia a dia e são fundamentais para garantir a dignidade de todo ser humano. Ela confrontou o senso comum de que os direitos humanos beneficiam apenas criminosos. 

“Não é porque uma pessoa cometeu um crime que ela deixa de ser um ser humano dotado de direitos inerentes, nascendo com vida e com a garantia da dignidade. O papel do Estado, uma vez que a pessoa está encarcerada, é garantir sua integridade física e seu desenvolvimento”, enfatizou.

Proteção

A advogada destacou que garantir os direitos das pessoas custodiadas é proteger os direitos de todos, pois permitir que os direitos de qualquer parcela da população sejam violados é autorizar que a questão se estenda a toda a sociedade. 

“Países mais desenvolvidos são aqueles que possuem as melhores e mais vazias penitenciárias, reconhecendo que os apenados retornarão à sociedade. A gente tem que entender que essa pessoa vai retornar à sociedade, então a gente quer que ela retorne melhor ou pior do que ela entrou?”, questionou.

Sobre o projeto de Visita Guiada ao Complexo Penitenciário, Beatriz Lago explicou ser uma iniciativa da Comissão da Jovem Advocacia (CJA) da OAB, que visa apresentar a realidade do cárcere a jovens advogados e estudantes de Direito. 

A advogada acrescentou que a iniciativa é crucial para que os operadores do Direito entendam a realidade na qual irão atuar, pois não se pode cuidar do direito de alguém sem conhecer seu contexto. O projeto inclui palestras da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e, na parte da tarde, a visita às instalações. 

A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link

Mais notícias

Catulé Júnior defende protagonismo da Alema e apoia candidatura de Iracema Vale ao Senado

Deputado destacou importância de manter o bom andamento da Casa e das ações produzidas em 2025

Carlos Lula cobra reajuste do piso salarial dos professores da rede estadual

O parlamentar afirmou ainda que o professor é pilar fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de um Estado

Junior Cascaria destaca investimentos do Governo do Estado

Parlamentar relatou agendas recentes ao lado do governador, do secretário municipalista Orleans Brandão e da presidente da Assembleia,…

No retorno dos trabalhos, Adelmo Soares destaca ações do governo em municípios da região leste

Segundo o deputado, as atividades se estenderam também por outras cidades do leste maranhense, entre elas Aldeias Altas,…

Plenário faz minuto de silêncio em memória de ex-deputado e empresário

Homenagem foi ao ex-prefeito de Viana e ex-deputado estadual Francisco de Assis de Castro Gomes e ao empresário…

Florêncio Neto destaca serviços realizados no município de Cajapió pelo governo estadual

Segundo o deputado, Cajapió era um município esquecido pela mão do Estado

Deputada Janaína reforça compromisso com população e destaca ações de saúde e infraestrutura em Imperatriz

Parlamentar ressaltou que tem mantido presença constante na Região Tocantina

‘Sustentabilidade na Prática” aborda sistema de adoção e acolhimento para garantia do direito à convivência familiar

A advogada Cynthia Esteves falou também sobre o trabalho desenvolvido por entidades, como a ANGAAD, para o fortalecimento…