10 de dezembro de 2025

Direitos humanos nas penitenciárias são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

A advogada criminalista Beatriz Lago falou sobre a importância do respeito aos direitos humanos e detalhou o projeto Visita Guiada ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, desenvolvido pela OAB-MA, que visa apresentar a realidade do cárcere a jovens advogados e estudantes de Direito

Direitos humanos nas penitenciárias são tema de entrevista no ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

A jornalista Elda Borges e a advogada Beatriz Lago durante a entrevista no Café

Agência Assecom / Foto: J.R. Lisboa

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado nesta quarta-feira (10), o programa Café com Notícias, apresentado pela jornalista Elda Borges, trouxe entrevista com a advogada criminalista e coordenadora do projeto de Visita Guiada ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas (MA), Beatriz Lago. Ela debateu a aplicação e os reflexos dos direitos humanos na sociedade. 

Beatriz Lago iniciou a conversa afirmando que os direitos humanos fazem parte das ações do dia a dia e são fundamentais para garantir a dignidade de todo ser humano. Ela confrontou o senso comum de que os direitos humanos beneficiam apenas criminosos. 

“Não é porque uma pessoa cometeu um crime que ela deixa de ser um ser humano dotado de direitos inerentes, nascendo com vida e com a garantia da dignidade. O papel do Estado, uma vez que a pessoa está encarcerada, é garantir sua integridade física e seu desenvolvimento”, enfatizou.

Proteção

A advogada destacou que garantir os direitos das pessoas custodiadas é proteger os direitos de todos, pois permitir que os direitos de qualquer parcela da população sejam violados é autorizar que a questão se estenda a toda a sociedade. 

“Países mais desenvolvidos são aqueles que possuem as melhores e mais vazias penitenciárias, reconhecendo que os apenados retornarão à sociedade. A gente tem que entender que essa pessoa vai retornar à sociedade, então a gente quer que ela retorne melhor ou pior do que ela entrou?”, questionou.

Sobre o projeto de Visita Guiada ao Complexo Penitenciário, Beatriz Lago explicou ser uma iniciativa da Comissão da Jovem Advocacia (CJA) da OAB, que visa apresentar a realidade do cárcere a jovens advogados e estudantes de Direito. 

A advogada acrescentou que a iniciativa é crucial para que os operadores do Direito entendam a realidade na qual irão atuar, pois não se pode cuidar do direito de alguém sem conhecer seu contexto. O projeto inclui palestras da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e, na parte da tarde, a visita às instalações. 

A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link

Mais notícias

Carlos Lula critica violência no Congresso e repudia projeto que reduz penas de condenados do 8 de janeiro

Deputado maranhense afirma que episódios representam “um dos dias mais tristes da República” e denuncia retrocessos na democracia…

Saúde e Bem-estar aborda o impacto psicológico do fim do ano

Entrevistada foi a psicóloga Marina Coelho

Arnaldo Melo recebe alunos de Passagem Franca em visita à Assembleia

Alunos estavam acompanhados da diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Suzana Cardoso

Assembleia aprova MP que institui o Programa Estadual de Infraestrutura da Agricultura Familiar

Finalidade é assegurar a disponibilidade de estruturas hídricas, acesso, instalações, máquinas, equipamentos e insumos para a produção da…

‘Diário da Manhã” detalha a campanha de vacinação contra a bronquiolite no Maranhão

São alvos da ação de imunização, mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade…

“Maranhão é o terceiro estado que mais investe em Ciência e Tecnologia”, afirma presidente da Fapema à Comissão de Educação da Assembleia

Nordman Wall participou, nesta quarta-feira (10), da reunião da Comissão, que teve como tema “As políticas públicas de…

Deputado Osmar Filho realiza nova entrega de óculos do programa Cuidar dos Olhos em São José de Ribamar

A ação ocorreu no bairro Pindaí e beneficiou centenas de moradores após etapa de consultas, reforçando o alcance…

 Helena Duailibe destaca agenda religiosa e ações sociais realizadas no fim de semana

Período foi marcado por momentos de intensa espiritualidade e convivência comunitária