Início -> Discursos

Expediente Final Arnaldo Melo

24 de setembro de 2024

Transcrição

O SENHOR DEPUTADO ARNALDO MELO (sem revisão do orador) – Bom dia, Senhora Presidente, Senhores Deputados. Venho a essa tribuna, nessa manhã de trabalho, para fazer alguns comentários sobre o fim de semana que passou, em que tive a oportunidade de encontrar, na cidade de Colinas, o Governador do Estado, Carlos Brandão. Ouvi aqui o pronunciamento do nosso ex-presidente Othelino Neto, um caro colega, a quem eu respeito muito, e gostaria de seguir na linha de interpretação dos colegas que também me antecederam, a Deputada Mical, Deputado Jota Pinto, quanto ao aspecto da interpretação do Deputado Othelino. Quando o Governador, em determinado momento do seu pronunciamento, emocionado, seu pronunciamento, lá entre os seus fráteres, entre os seus irmãos colinenses, ele disse, num determinado momento e que contava com o apoio dos outros Poderes. E eu quero dizer ao meu colega, com todo respeito, Othelino Neto, que está aqui presente na Casa, que eu também como Deputado Estadual, Sra. Presidente, eu conto com apoio de todos os Poderes do Maranhão. Afinal, quando nós criamos o sistema político administrativo e o sistema brasileiro, nós temos a força dos três Poderes, os três Poderes ou quatro Poderes. Poder Legislativo, que é o maior e o mais amplo, como eu digo, que somos nós que elaboramos as leis, o Poder Executivo que executa e todos nós trabalhando, dentro da sua linha, o Ministério Público, com a sua prerrogativa de cuidar dos interesses da sociedade, o Judiciário que executa, exatamente, o Executivo que opera o nosso Orçamento, mas eu como cidadão, eu como Deputado Estadual, eu sempre contei com o apoio de todos os Poderes. Nós, os cidadãos, é que formamos esses Poderes: Judiciário, Executivo, Legislativo. Então, essa interpretação de que quando o governador diz que contava com o apoio dos Poderes, eu não conseguia, eu estava ao lado, eu tenho certeza que a comunidade que estava ali presente, naquela noite alegre, não entendeu que qualquer Poder fosse subjugado ao outro. A interpretação que se teve é de que havia uma verdadeira harmonia e independência entre os Poderes. E quando eu digo que o meu mandato tem o apoio do Executivo, tem o apoio do Judiciário, tem apoio do Ministério Público é porque eu sou um cidadão que ando na linha, na condição ilibada. Por exemplo, sou Deputado essa vida toda, fui secretário de Estado, Presidente da Assembleia, fui Governador do Estado e não respondo nenhum processo no meu estado. Então,  eu conto com o apoio de todos os Poderes e é nessa linha que eu quero continuar.

O SENHOR DEPUTADO CLÁUDIO CUNHA – Deputado Arnaldo.

O SENHOR DEPUTADO ARNALDO MELO –  Nesse diapasão de que o cidadão ou a autoridade para ter apoio dos outros Poderes não quer dizer que o outro Poder seja subjugado, eu não interpreto assim.

O SENHOR DEPUTADO CLÁUDIO CUNHA – Deputado Arnaldo.

O SENHOR DEPUTADO ARNALDO MELO – Pois não, Deputado Cunha.

O SENHOR DEPUTADO CLÁUDIO CUNHA – Concede um aparte?

O SENHOR DEPUTADO ARNALDO MELO – Concedo o aparte ao Deputado Cláudio Cunha.

O SENHOR DEPUTADO CLÁUDIO CUNHA (aparte) – Bom, eu quero dizer que o Deputado Othelino, ele faz um papel aqui de oposição e oposição nada é mais do que uma contribuição para possíveis erros de governo. Eu não vejo o Deputado Othelino apontando erros construtivos. Ele deu agora para falar tudo que vem na cabeça dele, ele vai falando, com todo respeito ao Deputado Othelino, da experiência que tem dentro num Parlamento. Mas  é capaz  de condenar tudo que está acontecendo no estado do Maranhão. Eu  vi a fala do governador e o que ele disse, claramente, para todos os cidadãos maranhenses é que ele tem apoio constituído,  em todos esses campos, só faltou ele falar que tem  apoio no municipalismo, por meio da Famem, unificou. Então é um governo de diálogo permanente, é um governo que está ali para dialogar com os Poderes,  é um governo que está sempre escutando o outro lado. Se fosse  do formato que o Othelino  fala, ele teria então emplacado um candidato que, ora, lá atrás, foi candidato a  desembargador e o Judiciário não o acatou  nesse formato. Então,  eu estou  aqui para aparteá-lo e dizer que não passa de uma deturpação do querido amigo Othelino, que leva de forma pejorativa. Talvez seja um problema pessoal que tem, deve ter seus motivos, ter problemas pessoais para manchar o governo Carlos Brandão que tanto dialoga com todos os Poderes e com a sociedade maranhense. Muito obrigado.

O SENHOR DEPUTADO ARNALDO MELO – Eu agradeço o aparte de Vossa Excelência, deputado Cláudio, e incorporo ao meu pronunciamento dizendo ao caro colega Othelino Neto, por quem eu tenho muito respeito, que eu estava ali ao lado do governador naquela noite, inclusive eu fiz um comentário que não é muito da minha natureza, estava ali diante de um colinense, talvez até emocionado com aquela multidão toda, e disse: “Estou aqui ao lado do governador mais popular dos últimos anos, o governador que mais fotografou, que mais abraçou os humildes”, e isso sem nenhum tipo de bajulação, porque vocês me conhecem, não é o meu estilo. São os momentos do orador, o orador da tribuna, o orador do palanque, o orador da calçada, o orador da praça. Naquele momento de emoção, a pessoa, às vezes, usa um verbo que não seria o mais indicado. E eu tenho certeza de que, quando o governador Brandão se pronunciou, ele estava falando com todo respeito aos outros Poderes e querendo dizer que as suas ações governamentais, que as suas ações no comando do nosso estado tinham o apoio dos outros Poderes, mas nunca sem querer subjugá-los ou querer ser uma figura destacada deles, até porque não é a natureza do governador Carlos Brandão se impor a qualquer tipo de poder, até mesmo na nossa relação aqui na Casa Legislativa. Já se observou uma coisa aqui, eu fui votado pela família do governador Brandão, em Colinas, e eu praticamente não vou ao Palácio do Governo porque ele tem uma agenda apertada, e as coisas dos municípios na educação, na saúde, em qualquer outra secretaria, a gente trata direto aqui pela Assembleia e com as secretarias. Quando é um assunto lá para o palácio, eu vou às secretarias que funcionam no palácio e, assim, as coisas andam. Mas é com muito respeito, como eu disse, que eu cumprimento o deputado Othelino, que citou o meu nome e eu estava presente, colega deputado, no comício de Colinas, e cumpro a obrigação de vir aqui dar minha interpretação sobre o nosso pronunciamento daquela noite. Muito obrigado, senhora presidente.