Início -> Discursos

Expediente Final Dr. Yglésio

09 de outubro de 2024

Transcrição

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO (sem revisão do orador) – Bom dia, Presidente. Fico muito feliz por subir à tribuna, novamente, para desfazer algumas mentiras que foram contadas aqui. Mentira é uma força muito poderosa na política, mas vamos lá! A primeira foi trazida pelo Deputado Neto, obviamente, quando diz que é a primeira vez que se trata de questões relacionadas a mulheres. Lembrar que eu fui o único deputado que subiu aqui à tribuna, em 2020, para defender as policiais femininas. Acho que tem algumas delas até aqui, algumas trabalham até no gabinete do Deputado Carlos Lula, quando foram ali assediadas, moralmente, pelo chefe da corporação. Então, isso aqui foi uma coisa que não é de agora, já tem quatro anos. Primeiro ponto para desfazer das mentiras que foram contadas. Em relação à Deputada Vivianne, vou ser nominalmente taxativo em relação à mesma, ela está chateada porque: primeiro, eu entendo perdeu a eleição lá em Balsas; foi eleição lá em Balsas que fez com que ela fosse deputada estadual, não seria se não estivesse aqui ou com o marido prefeito, infelizmente, não teria um voto sequer, provavelmente, mal o seu. Em relação a sem brilho, eu vou dizer, pode ficar de costas aí tranquilamente que eu não estou nem aí. O áudio está chegando nos ouvidos, a verdade penetrando nos poros de vocês. Sem brilho o deputado mais atuante da Casa por seis anos, o deputado que nunca faltou, faz o seu levantamento de produção e faz o levantamento das suas faltas, para a gente comparar. Vamos lá, em relação aqui à questão de direitos femininos, cometeu o absurdo de mentir, trazendo aqui a minha esposa, junto comigo há mais de 12 anos. Contar uma mentira que já foi desfeita na justiça em 2015, evidentemente desfeita na justiça, trouxe aqui de maneira covarde, porque a verdade dói realmente, não ter o que falar. Sem brilho é dizer que menti sem piedade, sem mesmo ter noção mínima de comparar eleição de São Luís, em que não se teve tempo de TV, com eleição de Imperatriz que se teve lá Republicano com PL, unido, dominando eleição numa cidade eminentemente Bolsonarista. Então, mostra a quão incauta é em relação à questão política e desonesta intelectualmente, mas, de fato, não me surpreende. Não me surpreende, porque quem sobe no palanque sendo Procuradora da Mulher com um estuprador, abortista, sendo aí Presidente da Comissão de Saúde da Casa realmente, Deputada, quem está de costas para a senhora é a sociedade maranhense que abomina o tipo de política que a senhora é e a política que a senhora faz. E eu digo sem medo disso, de dizer que a sociedade tem vergonha de uma pessoa que subiu no palanque para levantar a mão de um abortista, estuprador…

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Deputado vamos maneirar.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Não, não Presidente, aqui na minha fala é livre. Eu estou falando a verdade. Subiu para levantar a mão de um abortista, estuprador. Não vai se escusar disso aí. Sorrisinhos debochados não trarão dissuasão da verdade. Não vai. Não vai restituir a verdade olhar de costas. Deputada Daniella aqui, em fevereiro de 2022, eu fui a voz que se levantou quando o marido publicou coisas impublicáveis contra ela. Eu fui voz de defesa dela na sua causa. E não tem nada pior, Deputada, que ingratidão. Mas de político eu não espero gratidão de ninguém aqui. Eu fui porque era o certo a fazer, diferente de quem se cala no momento que deveria falar. Então, não vou aqui deixar de registrar e parabenizar a Deputada Mical, Deputada Andreia, que está ali de costa em solidariedade a suas colegas, mas que nunca se esconderam aqui, diferentemente da Deputada Vivianne. E me causa estranheza a Deputada Daniela em relação a isso, que já foi defendida aqui varais vezes de violência que sofreu. Mas ingratidão realmente é uma árvore que não deixa de dar frutos na política maranhense, então estou muito tranquilo e zero ofendido em relação ao que está acontecendo aqui. É sintomático da sociedade doente que nós vivemos, onde a hipocrisia tenta se impor através de simbolismos. Esse simbolismo bem aqui é uma foto que querem fazer dizendo que para dar apoio a uma mulher que levantou as mãos com Cirineu, com estuprador, abortista e que deveria ter vergonha e pedir desculpas à sociedade. Deputada, por favor, a deputada deveria pedir desculpas à sociedade pelo que fez. Deus dá respostas, perderam as eleições com a máquina. Parabéns Alan Marissol, e eu fico feliz por ter ajudado a mostrar a verdade. Se juntou com Rose Pires, amiga de Rose Pires, do joguinho do Tigre, que já matou milhares de família no Brasil afora, financeiramente, e alguns até morte mesmo. Então, levanta a mão dessas pessoas. Então, quando pessoas como V. Exa., Deputada, viram as costas para mim, sabe como eu faço?

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Deputado, eu quero pedir para o Senhor não se referir de forma descortês ou injuriosa.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Eu estou no meu tempo, Presidente. A senhora não pediu quando ela me caluniou, dizer que eu bati na minha esposa.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Eu lhe dei o direito de resposta, Deputado.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Não, a Senhora me deu meu tempo.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Vamos manter, vamos manter o nível da discussão. Conclua, sem levantar nenhuma calúnia mais aqui na Casa

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Quem levantou fui eu, Presidente? Que levantaram foi contra mim. Qual a calúnia que eu estou? A Deputada Viviane levantou as mãos de Cirineu estuprador, abortista, sim ou não? Sim. Yglésio defendeu Deputada Daniela contra as agressões do ex-marido na Assembleia, sim ou não? Sim. Yglésio defendeu as policiais femininas do TikTok, o único aqui a defender contra a Polícia Militar do Maranhão em 2020, sim ou não? Sim. Yglésio teve algum problema com a ex-esposa do qual não tenha sido inocentado? Fui inocentado, não há o que se falar nisso. Cometeu calúnia a Deputada contra mim, portanto, ao me imputar um crime? Sim, cometeu calúnia. Então, quem está com o ônus da verdade aqui, com a força da verdade, sou eu. O contrário é mentira. Então, a partir do momento em que a senhora tenta trazer como mentira o que eu falo e verdade o que ela fala, é uma profunda decepção.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Eu só estou pedindo que o senhor mantenha a cautela com as palavras.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Eu estou sendo cauteloso e só falando a verdade. Agora dói, mas eu vou falar. Isso aqui é uma grande hipocrisia que está acontecendo. Estão se juntando ali para manter o status quo que massacra elas mesmas no momento em que precisam. Está vendo com a Deputada Cláudia subiu aqui, não foi ruim ser massacrada por um homem dentro da eleição? Está, o quê, uma pessoa aqui de costas virada para alguém que te defende, Cláudia. Toda vez, V. Exa. está de costas, virada para uma pessoa que te defende, compactuando com uma pessoa que subiu com estuprador e que Deus deu a resposta nas urnas. Perderam, perderam! Não adianta, aqui em São Luís, eu fiquei em terceiro. Não adianta, sem máquina, eu sou vencedor. Jamais que o argumento de uma pessoa que levanta mão de estuprador, jamais vai ter validade para mim. Sabe por quê? Porque eu sou servo da verdade. Eu não me levanto a mão com estuprador. Um cabo eleitoral que eu tinha em Ribamar, que me dava 600 votos, quando eu soube que ele tinha possibilidade de ter relação com isso, cortei o laço na mesma hora. Então, essa é a diferença, eu não vendo minha alma para o demônio para ter voto. Eu não me misturo com jogadora de Tigrinho para ter voto. Eu não levanto a mão de estuprador para manter base eleitoral. Então, sem brilho é quem precisa se submeter a esse tipo de vergonha moral, de vergonha interior, de vergonha, inclusive perante ao Pai Celestial, isso que é vergonha. Comete pecado, mais do que crime comete pecado. Então, isso para mim é vergonhoso. Presidente, ditas as verdades restituídas ponto a ponto aqui as situações, me dou por satisfeito e agradeço. Lamentavelmente, a verdade, nesta Casa, ainda faz o estrago muito grande, mas eu estou aqui, oh, de peito sempre pronto para receber as consequências dela, mas os mentirosos nunca serão maiores do que os verdadeiros. Muito obrigado.