Início -> Discursos

Expediente Final Júnior Cascaria

12 de novembro de 2025

Download do audio
Transcrição

O SENHOR DEPUTADO JÚNIOR CASCARIA (sem revisão do orador) – Senhor Deputado, Senhor Presidente, imprensa, internauta, mais uma vez retornando aqui a essa tribuna para desmentir esse descarado que acabou de falar aqui na tribuna. Infelizmente eu tinha ele, Deputado Othelino, como amigo, fomos prefeitos por oito anos juntos e nunca tivemos uma divergência. Eu sei que ele tem muita inveja de mim, muita, mas eu sempre tive respeito por ele e pela prefeita. Sempre respeitei, nunca destratei. E se eu soubesse que ele tinha tanto ódio de mim, Senhor Presidente Davi, eu não teria ido na casa dele almoçar com ele, de jeito nenhum. Primeiro, eu tenho vergonha na minha cara. Ele veio falar agora há pouco que minha mãe foi nomeada aqui. Ele está mentindo. Ele também vai provar isso na justiça. Minha mãe nunca foi nomeada aqui na Assembleia Legislativa. Ele falou sobre uma quadra na entrada da cidade. Essa quadra foi o recurso do FNDE que só chegou em 2014, 20% do recurso. E quando eu saí, eu prestei conta com 35% da obra concluída. Então, foi aprovado o recurso daquela quadra. Ele é tão perseguidor, tão perseguidor que tem um advogado muito bem conceituado em Pedreiras, esposo de uma médica, que mora em um condomínio e lá não tem água, Deputado Nagib. O caminhão pipa da Prefeitura que vai levar água para lá, abastecer e eu fui convidado para um almoço na casa do advogado e da médica. E esse almoço saiu em rede social, no dia seguinte, lá são três casas, Deputado Ariston. Dia seguinte, o motorista só abasteceu duas casas. E por que não a terceira? Não, porque ele é aliado do Cascaria, manda o Cascaria colocar água para ele. Esse é o suplente que assumiu aqui esses dias a cadeira, no lugar da Deputada Cláudia, que manda lá em Pedreiras, negando água e perseguindo a população. Ele esqueceu, ele é tão frouxo que ele foi embora, eu gosto de falar na cara, ele esqueceu da fada dos dentes. Que aquela cidade de Pedreiras é uma cidade que teve reconhecimento nacional e internacional, a cidade dos banguelos, ele esqueceu disso aí também. Eu estive prefeito em Porção de Pedra por dois mandatos. Fui eleito e a minha cidade tem 64 anos de emancipação política. Até hoje, eu sou o único prefeito reeleito daquela cidade. O único prefeito reeleito. O único prefeito que elegeu sucessor e depois me tornei deputado estadual. Será. Se eu fiz uma boa administração naquela cidade, aí vem a boca suja desse falar da minha pessoa, ele tem que me respeitar. Eu peço até desculpa para a tribuna, peço desculpa para a imprensa, peço desculpa para o Maranhão. Mas eu tinha que falar, porque ele vive de baixaria, ele vive de escândalo. E eu não quero entrar em mérito familiar. Eu quero respeitar essa parte.

O SENHOR DEPUTADO CATULÉ JÚNIOR – Deputado Cascaria.

O SENHOR DEPUTADO JÚNIOR CASCARIA – Só um minutinho, ele esqueceu que ele está sendo processado, processado pela Previdência, ele pegou o dinheiro dos servidores e não pagou, está sendo processado, ele foi condenado, Carlos Lula, a 4 anos de prisão, e ele sabe o porquê, não foi preso porque não encontraram ele para ser citado, esse é o cara sujo, que vem querer denegrir a imagem de uma pessoa séria, não tenho nenhum processo, nenhum processo, um rapaz desse vim falar, ele está pensando que aqui é o Vinícius Louro, que vou ficar trocando boca com ele, de jeito nenhum, eu falei para ele, se ele for homem, a gente se resolve o problema lá fora, não aqui no Parlamento, pois não, Deputado Catulé.

O SENHOR DEPUTADO CATULÉ JÚNIOR (aparte) – Deputado Júnior Cascaria, eu acredito que a cidade de Pedreiras e toda a região, na verdade, se dá por satisfeita de ter dois grandes deputados como V.Exa., como o Deputado Fred Maia, que são dois grandes deputados atuantes, eu tenho certeza de que este episódio que aconteceu há pouco, ele é fruto da proximidade com o pleito eleitoral, além, é claro que isso, isso por si só já mexe, já aflora os nervos, mas, além disso também tem as duas torcidas que acabam incentivando esse embate aqui, claro que os embates eles são próprios, eu sempre gosto de dizer que os debates são próprios da atividade parlamentar. Muito embora a gente tenha que ter muito cuidado com os adjetivos, eu acho que os adjetivos eles precisam estar afastados, eu cito como exemplo aqui a minha querida e amada cidade de Caxias também, eu sou membro da oposição de Caxias declarado, declarado e tem a Deputada Daniella, aqui que é a representante do Governo Municipal, aqui na Assembleia, mas a gente tenta sempre ter uma boa convivência, respeitosa. Acredito que nós temos mais divergências do que convergências, mas isso sempre dentro de um clima de muito respeito. Eu conheço já V. Exa. há algum tempo. Sei que você é um homem cordato, sei que você é um homem sério, cumpridor de palavras, assim também como o Deputado Fred Maia. Então, rogo aqui para que a gente tenha moderação, para que a gente tenha um controle, para que a gente possa debater os assuntos que sejam de interesse de Pedreiras, do Maranhão. Vossa Excelência conta com meu respeito, com a minha admiração, assim também como o Deputado Fred Maia.

O SENHOR DEPUTADO JÚNIOR CASCARIA – Obrigado, Deputado Catulé.

O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA (aparte) – Deputado Júnior Cascaria, eu quero aqui ratificar as palavras do Deputado Catulé, sempre muito ponderado, pedindo que Vossa Excelência também. A gente sabe que o debate local. Ele faz aflorar fortes emoções. E às vezes na tribuna a gente se exalta, mas, de fato, Pedreiras ganha, tendo mais de um representante. Eu acredito que ambos têm serviços prestados pelo Estado do Maranhão e pela cidade de Pedreiras, de modo que a gente roga a Vossa Excelência, para a gente tentar manter da maneira mais cordial possível. A gente não precisa passar de certo ponto do debate. Aqui a gente pode ter até eventualmente adversários, mas eu acredito que não há inimigos no plenário da Casa, apesar de muitos locais, há disputas, e é natural que aconteça, não há como convergir no Estado inteiro. Há muitas disputas locais aqui na Casa, mas eu peço a Vossa Excelência que tente manter o discurso, para que a gente tenha a condição de ter essa convivência tranquila, pacífica, e até para que a sociedade entenda também. A gente sabe quanto mais perto fica do processo eleitoral, mais os ânimos se exaltam, mas, às vezes, para quem está olhando de casa, ela não compreende e acha que o debate que a gente faz aqui é apenas, tão somente isso. Eu acho que a gente tem condição de ir além e, obviamente, tanto Vossa Excelência como o Deputado Fred tem minha estima, tem um trabalho prestado pelo Maranhão, pelo município de Pedreiras. E eu tenho certeza que a gente vai ter condição de manter o debate no nível adequado.

O SENHOR DEPUTADO OTHELINO NETO (aparte) – Deputado Cascaria, eu acho que a discussão, quando ela descamba para certo nível de agressividade, não é boa para um nem para outro. Como bem disseram os Deputados Catulé e Lula, cada um de vocês tem um serviço prestado, nos seus municípios, na sua região, cada um tem o seu estilo, e ninguém precisa concordar com ninguém. Mas acho que tanto Vossa Excelência, me permita essa observação, quanto o querido Deputado Fred Maia, talvez pela emoção do momento, tenham exagerado um pouco nos adjetivos, nas acusações. Eu até sugeriria ao Presidente Davi que alguns dos termos que foram utilizados nem constem nos registros, porque não combinam nem com o Parlamento e nem com os oradores que fizeram aqui o acalorado debate. A gente às vezes tem esses momentos que dá vontade de dizer coisas que, quando a gente para, se arrepende. E eu já vi aqui, ou presidindo esta Casa, ou aqui nesta bancada, discussões muito acaloradas entre colegas. Mas o tempo passou, os colegas se entenderam e todos se arrependeram dos excessos. Por isso, me permita essa ousadia de sugerir a Vossa Excelência, não estou fazendo presencialmente para o Deputado Fred, que não está mais no plenário, que esfrie a discussão e deixe o debate mais acalorado para a política, para os palanques, acho que vai ser mais saudável para todos e para o Parlamento.

O SENHOR DEPUTADO FRANCISCO NAGIB – Deputado Cascaria, V.Exa. me permite?

O SENHOR DEPUTADO JÚNIOR CASCARIA – Pois não, deputado.

O SENHOR DEPUTADO FRANCISCO NAGIB (aparte) – Meu amigo, o que eu tenho a lhe dizer é o seguinte: V.Exa. foi eleito pelo povo, V.Exa. está aqui porque V.Exa. tem mandato. Nós não podemos descer esse nível e tentar entrar numa briga. Muitas das vezes, quem não foi eleito, não ganhou as eleições, às vezes, está aqui para nos tirar do sério. Eu vivi muito isso em Trizidela do Vale, eu tenho trabalhado em Trizidela, não debatendo com oposição e, sim, fazendo a minha parte como deputado. Eu fui provocado durante a campanha diversas vezes. Sabe qual foi o resultado da eleição? Eu fui o mais votado da cidade de Trizidela. E quem me provocou ficou em segundo, teve oito anos de mandato, e eu consegui ter mais votos. Mostra a força do prefeito Deibson, do grupo político do prefeito Deibson. Mas eu quero lhe dizer que assim minha solidariedade toda, todas essas acusações feitas à sua pessoa, V.Exa. está incomodando em Pedreiras. Foque, faça, trabalhe, tenha parceria do governador, faça a sua parte, o povo vai saber reconhecer e lhe valorizar. Pedreiras, Trizidela do Vale a gente conseguiu fazer essa unidade com o prefeito Deibson que hoje não tem mais espaço para outra pessoa. E hoje Pedreiras, V.Exa. tem essa missão de resgatar aquele povo. Então, trabalhe com foco, com determinação, resolva o problema da cidade, não aceite entrar nessas brigas e acusações porque a cidade é que precisa dos benefícios do Deputado. Vossa Excelência é o Deputado eleito pelo povo e está aqui com a legitimidade da população para colocar emenda e trabalhar para seu povo. E Vossa Excelência está fazendo um grande trabalho na Trizidela do Vale. Então, parabéns. Eu não sou de debater, mas quero ficar solidário ao meu amigo.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO DAVI BRANDÃO – Libere o áudio para que o Deputado possa concluir.

O SENHOR DEPUTADO JÚNIOR CASCARIA – Deputado Nagib, suas palavras são recíprocas. Muito obrigado. Mas, durante esses três anos que eu estou aqui, no Parlamento Estadual, nunca distratei ninguém, nunca desrespeitei ninguém, sempre tive uma boa convivência e respeito com todos os colegas parlamentares. Mas, infelizmente, a gente tem que se vestir de homem, porque aqui passa o sangue. E este cara, há muito tempo ele vem me criticando, fazendo videozinhos bestas. Que ele está muito incomodado pelo meu sucesso em Pedreiras, pelo meu trabalho em Pedreiras e isso está incomodando ele. Mas, apesar do meu apelido ser Cascaria, mas eu fui batizado aqui na Assembleia como Calmaria. Mas, eu não sou de chutar cachorro morto. Mas, hoje, eu fui obrigado. Peço perdão ao Parlamento, peço perdão ao povo do Estado do Maranhão e, em especial, à minha cidade de Pedreiras. E dizer que amanhã o Deputado Júnior Cascaria estará em Pedreiras, no Hospital Regional de Pedreiras, levando saúde, mais incentivo e festejando mais um aniversário daquele hospital, que é uma grande referência em ortopedia no Estado do Maranhão. Um forte abraço e meu muito obrigado.