Início -> Discursos
Pequeno Expediente Adelmo Soares
10 de julho de 2025
Transcrição
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES (sem revisão do orador) – Senhor Presidente em exercício Deputado Davi Brandão, não sei o que é na rodinha ali, mas o negócio está bom. Eu venho à tribuna apenas porque participei ontem do evento, Deputado Arnaldo Melo, que também é sertanejo. Há uns seis anos mais ou menos, aquela região… Todo mundo aí é governo, graças a Deus, não existem mais os governistas de oposição. Agora todo mundo é governo. Acabaram os governistas de oposição, somos todos governos de situação. É não, Fernando? Então…
A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Senhores, vamos ouvir o nosso Deputado que está na tribuna. Desculpe, Deputado, é porque foi uma reunião de urgência, e eu tinha até pedido para suspender por cinco minutos, mas eu vou restituir o seu tempo, e nós vamos lhe dar toda a atenção que V. Exa. merece, me perdoe.
O SENHOR DEPUTADO ADELMO SOARES – Muito obrigado, Senhora Presidente. Aqui, com certeza, a gente fica muito feliz, e certamente foi uma notícia boa para todos nós. Então, há seis anos, aproximadamente, Deputado Arnaldo, ali na região do Sertão, Região dos Cocais, a Deputada Cláudia bem conhece também – Matões, Passagem Franca –, nós vivemos um grande incêndio, um incêndio sem precedentes no Maranhão. E, de lá para cá, o Governo do Estado veio fazendo o seu trabalho para manter e acabar com esse tipo de queimada. Tanto que ontem, mais uma vez, como todos os anos, assinou um decreto proibindo qualquer tipo de queimada para limpa de terreno. A gente sabe que nos interiores é muito utilizado isso, mas a gente sabe que quando chega esse período do “bro”, que eu chamo de setembro, outubro, novembro e dezembro, temperatura quente, a vegetação toda seca, então é como se fosse pólvora. E ontem, sensibilizado como sempre foi o grande líder, que é o nosso Governador Carlos Brandão, entregou vários equipamentos para o Corpo de Bombeiros junto com o Pedro Chagas, que é um secretário atuante, preparado, que soube fazer com que a SEMA pudesse ser protagonista em todos os aspectos no que se diz respeito à preservação do meio ambiente. Então, preciso fazer esse registro, Deputado Arnaldo, para que a gente acredite cada vez mais nesse trabalho, nesse propósito que é ajudar o Maranhão, sobretudo a nossa região, a ter um período tão difícil sem queimadas. E a outra fala é que as famílias do Parque do Mirador, que estão há muitos, sei nem quantos anos, lá, ainda sem energia elétrica, o Governador conseguiu junto à Equatorial que fosse implantado lá o sistema de eletrificação para aquelas famílias. Mais uma vez, eu repito: é o Governo do ineditismo. O Governo que faz o que ninguém fez. O Governo que transforma a vida das pessoas. O Governo que cuida do povo do Maranhão. Era só isso, Senhora Presidente.