Início -> Discursos

Pequeno Expediente Júlio Mendonça

21 de fevereiro de 2024

Download do audio
Transcrição

O SENHOR DEPUTADO JÚLIO MENDONÇA (sem revisão do orador) – Senhora Presidente, em nome da qual eu saúdo toda a Mesa aqui presente, senhores Deputados, senhoras Deputadas, imprensa, internautas, convidados aqui presentes. Aqui eu quero registrar o líder político de João Batista, Carlos Figueiredo, pré-candidato a prefeito. Seja bem-vindo. Um baixadeiro aqui como eu e tantos outros que tem aqui. Saudar também o meu querido Deputado Pará Figueiredo, que é sobrinho e também a origem é da nossa querida cidade joanina. Quero, nesse momento, aqui, ontem eu estive aqui, nessa tribuna, falando de fraternidade, da campanha da fraternidade: Amizade, Paz, Sociabilidade. E é com este espírito e na minha condição também de militante das causas sociais contra as injustiças é que venho aqui me solidarizar à fala corajosa do Presidente Lula. Uma fala que traz a atenção do mundo para um problema grave. A fala do Presidente Lula merece toda a atenção e está conseguindo chamar a atenção do mundo para a causa Palestina, para o conflito na Faixa de Gaza. Senhora Presidente, eu gostaria de ser respeitado na minha condução de fala.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Deputado Júlio com a palavra.

O SENHOR DEPUTADO JÚLIO MENDONÇA – A Deputada Mical esteve aqui na tribuna, não a interpelei, respeito a pluralidade, respeito a diversidade, mas gostaria de ser respeitado na minha na minha condição de parlamentar.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Deputada Mical, se acalme! Deputado Júlio continue seu pronunciamento. O senhor está com a fala.

O SENHOR DEPUTADO JÚLIO MENDONÇA – Venho aqui ratificar a importância de todos nós, da humanidade estar atenta para este conflito que hoje as principais vítimas são as crianças, as mulheres. E eu na minha condição de cristão não posso aqui achar que o que o governo de Israel, a direita extrema de Israel está fazendo está correto. É necessário nós compreendermos que a existência de dois estados autônomos independentes. O estado de Israel e o estado da Palestina é um direito, é uma luta que nós todos temos que fazer. Não podemos admitir que irmãos fiquem matando irmãos e principalmente sendo as principais vítimas as crianças, onde as mulheres, os idosos e hospitais sendo bombardeados, criando obstáculos para ajudas humanitárias. Então, na minha concepção, deputado Lula, isso não é cristão, esse Deus que eu acredito não pode comungar com isso, o Deus que eu acredito não é esse Deus. Então, para além do que o presidente Lula fala, coloca, não é o presidente Lula que tem que pedir desculpa para Israel, deputado Lula. deputado Neto Evangelista não é o presidente Lula que tem que pedir desculpa a Israel, é Israel que tem que pedir desculpa para a humanidade. E aqui não é ser contra Israel, pelo contrário, a questão não é essa, companheiros, não é contra Israel. O povo de Israel sofreu tudo que, infelizmente, podia sofrer, minha solidariedade ao povo de Israel que, inclusive a grande maioria não aceita a extrema direita no poder. O debate não é esse, o debate é todos nós repudiarmos a violência que está acontecendo lá não podemos vir para cá fazer discurso de ódio. Então, na minha condição de militante, de cristão, deixo aqui a minha fala, o meu repúdio a qualquer manifestação que incentive a violência. Lá, em qualquer outra parte do mundo. Fica aqui a minha tristeza, minha solidariedade ao povo Palestino que nesse momento é vítima. Não concordo com o que o Hamas fez, é terrorismo. Nós temos que condenar a atitude do Hamas, mas não podemos definitivamente entender que a direita de Israel, o governo de Israel está correto. Muito obrigado.