Início -> Discursos

Pequeno Expediente Neto Evangelista

08 de julho de 2025

Download do audio
Transcrição

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA (sem revisão do orador) – Senhora Presidente Deputada Iracema, Senhores Deputados, Senhoras Deputadas, eu venho a esta tribuna aqui, Deputado Adelmo, assim, com uma preocupação enorme, Deputado Davi, uma preocupação enorme, porque beira a irresponsabilidade o que nós estamos vendo aqui nesse momento. Beira a irresponsabilidade. Queria fazer um parâmetro aqui, primeiro das entregas que o governo do Governador Carlos Brandão tem feito no que diz respeito à hemodiálise no Estado do Maranhão. O governador ampliou as cadeiras de Chapadinha. O governador implantou o quarto turno de hemodiálise em São Luís. O governador implantou o Centro de Hemodiálise de Grajaú, implantou o Centro de Hemodiálise de Barreirinhas, que inclusive o Deputado Davi apresentou um projeto de lei que virou lei, colocando o nome do pai da Presidente Iracema, que foi usuário do centro de hemodiálise aqui no Estado do Maranhão. Mas o que me preocupa, e aí me preocupa de forma grave, porque é muito sério o que a gente está ouvindo aqui, é a oposição vir para esta tribuna, Deputada Daniella, e eu queria inclusive a sua atenção, porque eu vou dizer a respeito de uma cidade, a sua cidade, Presidente Dutra, cidade que V. Exa. nasceu. Eu não lembro da indignação do Deputado Carlos Lula, por exemplo, Deputado Carlos Lula, quanto à entrega do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra. Deputada Daniella pode me ajudar nesse relato. Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra ficou pronto, demorou a ser entregue, depois que foi inaugurado, no dia 30 de março, não começou a funcionar. Não foi isso, Deputada Daniella? Presidente Iracema, foi entregue, e não começou a funcionar. Acho que nosso amigo Deputado Carlos Lula era o secretário da época; 30 de março, acho que V. Exa. não tinha saído não, eu acho. Eu não vi essa indignação.

O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – Senhora Presidente, depois me permita resposta, só porque eu fui citado.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Não tem aparte. Depois V. Exa. usa em outro momento.

O SENHOR DEPUTADO CARLOS LULA – Não é aparte, é que eu fui citado.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – E sabe por que não existia essa indignação? Porque o Deputado Carlos Lula, como os demais Deputados, sabe que um Centro de Hemodiálise não pode ser entregue de qualquer jeito. Agora, eles querem porque querem chutar a figura do Governador Carlos Brandão de forma irresponsável, porque o prédio em Santa Inês está pronto, o Alvará da Vigilância Sanitária saiu agora dia 1.º de julho. Coloca aqui para mim. Eu pedi, inclusive, que colocasse aqui no painel, eu pedi que colocasse aqui, se puder colocar. Não é aqui, é ali. Não, isso não é meu, não. Isso foi um erro grave. Não, isso não é meu, não. Botaram foi um soldado ali, a foto de um soldado. Enfim, na hora que achar, é do Deputado Wellington, Carlos Wellington.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Pessoal da Mesa, é do Deputado Wellington, providencie a documentação do Deputado Neto.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – E porque o Alvará da Vigilância Sanitária saiu dia 1.º de julho, Deputado Florêncio. Deputado Carlos Lula, os demais Deputados da oposição sabem que o centro de hemodiálise é algo muito delicado. Você tem que fazer a avaliação da qualidade de água para poder colocar funcionando, e isso não se faz do dia para a noite, que inclusive foi por isso que o Centro de Hemodiálise Presidente Dutra foi inaugurado, e não começou a atender os pacientes. Mas eles querem encontrar qualquer coisa para bater no Governador Carlos Brandão. Agora, olha que interessante: se estão batendo no centro de hemodiálise que está pronto, é porque alguém fez. Se não faz, acham ruim; se faz, acham ruim também. Eu vou encaminhar só para que os Deputados possam ter acesso aqui e verem o dia que saiu o Alvará da Vigilância Sanitária para que possa começar a funcionar. A Secretaria de Estado de Saúde já começou inclusive a fazer todo o mapeamento daquela região ali, Deputado Florêncio Neto, dos pacientes para que eles comecem a fazer a sua hemodiálise em Santa Inês. Então, Senhora Presidente, eu venho pedindo, ao longo do tempo, aqui na tribuna desta Assembleia, que nós possamos fazer um debate responsável.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Conclua, Deputado.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Que nós possamos fazer um debate responsável, porque o debate que está sendo feito aqui é de tamanha irresponsabilidade, porque se usa algo extremamente sensível às famílias, algo extremamente sensível a estas famílias para poder fazer politicagem. Está ali no painel já, pode colocar, aproxima lá no canto da tela lá, no canto onde tem a data lá, no canto direito da tela, se puder fazer um zoom, só para que os Deputados. Ali a autorização da Vigilância Sanitária, dá um zoom lá no canto da tela, no canto direito, lá em cima, está ali, dia primeiro de julho de 2025 foi o dia que saiu o alvará da Vigilância Sanitária. E agora o Estado vai poder fazer a inauguração. E chegam a dizer: “Não, porque o governador não conseguiu colocar na agenda, foi para Paris, foi para Roma”, como se tivesse ido brincar. Deputado Carlos Lula, inaugurar um Centro de Hemodiálise para dizer que inaugurou e não botar para funcionar. É melhor não inaugurar.

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Conclua, Deputado.

O SENHOR DEPUTADO NETO EVANGELISTA – Para concluir. Quando estiver no ponto de inaugurar, se inaugura, porque é pior você gerar uma expectativa de inauguração com as pessoas, Deputada Helena, que sofrem desta condição e depois fechar as portas. Isso é que não pode.