Início -> Discursos

Pequeno Expediente Rodrigo Lago

15 de agosto de 2024

Download do audio
Transcrição

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO (sem revisão do orador) – Senhor Presidente, senhores deputados, senhoras deputadas. Primeiro episódio lamentável que estamos assistindo, ainda estamos a assistir o Deputado Dr. Yglésio, completamente alterado e agredindo moralmente o Deputado Carlos Lula, com quem me solidarizo aqui da tribuna desta Casa.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Presidente, Questão de Ordem.

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Presidente, vamos, vamos…

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Foi concedido para ele. Eu fui atacado aqui, ele disse que eu tomo remédio…

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – V. Exa. pode usar, daqui a pouco, a tribuna…

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – A regra aqui ou vale para todo mundo… Não venha, Deputado Rodrigo.

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Eu estou na tribuna, eu peço respeito ao orador desta Casa.

O SENHOR DEPUTADO DR. YGLÉSIO – Continue sua ladainha, que eu tenho mais o que fazer.

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – V. Exa. tem que aprender a respeitar os outros, Deputado Dr. Yglésio, V. Exa. tem que aprender a respeitar os outros. Episódio lamentável que o parlamento estadual do Maranhão assiste hoje, Deputado Dr. Yglésio, que já acusou vários ministros do Supremo Tribunal Federal, já acusou o Procurador-Geral da República, o Presidente da República e continua a fazer essas mesmas acusações da Casa e, agora, agredindo moralmente deputados, inclusive a mim próprio, desrespeitando um orador aqui na tribuna da Casa, a tribuna que nós sabemos todos que é o local sagrado. Eu peço respeito, eu peço que tenha urbanidade, eu estou na tribuna da Casa. Presidente, eu pediria que acionasse a Polícia Legislativa para retirar o deputado do plenário, que ele não está deixando o orador usar a tribuna. Presidente Wellington, eu peço que garanta a urbanidade no Plenário da Casa.

O SENHOR PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DEPUTADO WELLINGTON DO CURSO – Tem orador na tribuna, por gentileza. Deputado Rodrigo, garantida a sua fala.

O SENHOR DEPUTADO RODRIGO LAGO – Eu agradeço, Presidente Wellington, episódio lamentável hoje que nós estamos assistindo na Assembleia Legislativa do Maranhão; portanto, Deputado Carlos Lula, tenha a minha solidariedade, que também estendo aos demais deputados e deputadas desta Casa e também ao povo do Maranhão, que não merece assistir um episódio como este. Mas, Presidente, vim à tribuna hoje para tratar de um assunto que é muito importante, que é no município de São Raimundo Doca Bezerra, no povoado Três Lagoas do Piraca. Hoje completam 81 dias sem o fornecimento de água, porque o único poço que abastece aquela comunidade, que são mais de 1000 habitantes. Quase um quarto da população da cidade reside naquele povoado, e está há 80 dias sem abastecimento de água. Eu faço um apelo ao prefeito, faço lá a oposição ao prefeito, estou apoiando o candidato Mávio Rocha, candidato a prefeito contra o candidato apoiado pelo prefeito, que está candidatando um sobrinho seu para disputar as eleições, transferindo aí dentro da própria família a gestão da prefeitura. Mas eu faço o apelo ao prefeito de que tenha a sensibilidade de compreender que a população não pode viver sem aquele elemento básico que é o abastecimento de água e que deve fazer imediatamente medidas para ou recuperar o poço, ou perfurar um novo poço que abasteça a comunidade, porque a água é vida e sem a água não se tem vida digna. E talvez por isso mesmo que o município de São Raimundo do Doca Bezerra continua ostentando índices ruins no Índice de Desenvolvimento Humano, exatamente por não ter uma gestão eficiente que cuida do seu povo e da sua gente. Muito obrigado, Presidente.