Início -> Discursos

Sessão Extraordinária Ana do Gás

16 de outubro de 2024

Download do audio
Transcrição

A SENHORA DEPUTADA ANA DO GÁS (sem revisão da oradora) – Bom dia a todos, agradecer a Deus, e principalmente a vocês todos, colegas aqui da Assembleia, deputados e deputadas, agradecer à nossa presidente. E iniciar com um versículo que eu trago sempre para a minha vida, que é Romanos 8-28: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e vivem segundo o seu propósito”. Então, diante de qualquer situação, você tem que agradecer a Deus por tudo, porque ele sempre lhe preparará algo melhor, e receber esse acolhimento, esse carinho, esse apoio de todos vocês só demonstra o quanto essa Casa também tem o cuidado uns com os outros. De fato, eu quero agradecer cada voto, cada apoio, à nossa presidente Iracema, que conduz com muita sabedoria, a Presidência dessa Casa e o cuidado com todos nós, respeitando a opinião de muitos. E encerrar agradecendo, de todo meu coração, essa oportunidade para compor a Mesa, a Mesa Diretora como 4ª Vice. Agradecer, muito especialmente, a cada um de vocês que me deram voto SIM, nessa oportunidade, aos colegas. E isso é muito satisfatório, nos enche de força, de coragem para que a gente possa seguir em frente. Parabéns aos meus colegas deputados eleitos, no processo municipal, e que Deus possa preparar, sim, um novo ciclo para todos nós, em dois mil e vinte cinco, que possamos ser reeleitos, aqui nesta Casa. Esse é o meu desejo e, mais uma vez, obrigada a todos, V. Exas. Obrigada, Presidente, pela oportunidade e vamos ao almoço, meu amigo Vinícius!

A SENHORA DEPUTADA DANIELLA (aparte) – Deputada Ana, inicialmente, eu gostaria de te parabenizar, parabenizar toda essa Casa que ganha V. Exa. como um presente na Mesa Diretora. Dizer que nós ficamos muito felizes em ver uma Mesa Diretora tão bem dividida e ver que a nossa Presidente, ela tem buscado a pluralidade nessa Casa. Hoje, nós somos quatro mulheres compondo a Mesa Diretora mais a Procuradoria. Então, está 50% que é o que a gente realmente tem buscado aqui e vê que momentos tão difíceis pra todas nós mulheres ocuparmos espaços dentro da política partidária. Nós que saímos agora de pleitos eleitorais, há duas semanas, praticamente. Vimos que muitas mulheres tiveram a coragem de disputar as eleições, principalmente para as Câmaras Municipais, para as Câmaras de Vereadoras. Nós tivemos mais de cinco mil, nós tivemos por volta de cinco mil seiscentas e cinquenta e seis candidaturas femininas. Ao mesmo tempo que isso nos alegra, isso também nos deixa triste porque desse montante, desse quantitativo de cinco mil quinhentas e cinquenta e seis, somente 10% conseguiram obter êxito. E a gente deixa também aqui esse questionamento. Nós que temos mulheres preparadas para estarem ocupando esses espaços de poder dentro da política partidária. Por que será que ainda temos, estamos em tão pouco número de representatividade, o que é que está faltando? E quando a gente vê uma mulher como você, uma deputada estadual atuante, que já teve a oportunidade de ser Secretária, que teve a coragem de disputar uma Prefeitura. E hoje está aqui agora para ocupar a Mesa Diretora dessa Casa junto com os outros colegas para gente é motivo de muita felicidade, isso nos faz perceber que a nossa luta não é em vão. Que nós estamos no caminho certo e que em meio a tantas dificuldades que a gente tem encontrado no nosso caminho, a gente precisa continuar lutando, a gente não deve fugir da luta. Então, meus parabéns, essa luta sua muito nos representa, muito obrigada aí por nós representar tão bem na Mesa Diretora.

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM – Deputada Ana, Deputado Glalbert.

A SENHORA DEPUTADA ANDREIA MARTINS REZENDE – Deputada Ana, eu também gostaria de falar depois.

O SENHOR DEPUTADO GLALBERT CUTRIM (aparte) – Deputada, eu quero parabenizá-la, a gente até brincava na semana passada que eu tentei lhe ligar algumas vezes, a gente estava na estrada ainda vindo para cá sem contato. Mas eu tenho algo na minha vida que eu levo e eu acho que, hoje, a gente pode usar no caso concreto, que o sonho de Deus para gente são sempre maiores do que os nossos próprios sonhos. E hoje é uma realidade que acontece, o período eleitoral foi conturbado, foi vencedor por um lado, não tão bom por outros, mas a gente tem sempre que levar as coisas boas da vida. E hoje Vossa Excelência recebe o voto unânime desta Casa de reconhecimento pelo seu trabalho, pela figura que Vossa Excelência representa para nós como amiga e como parlamentar, como exerce o seu mandato e pela confiança da nossa presidente no seu trabalho, pela confiança do nosso governador no seu trabalho. E isso eu tenho certeza de que lhe engrandece muito e lhe torna muito merecedora do cargo que passa a exercer. Então, eu desejo a Vossa Excelência toda a sorte do mundo. Muito sucesso. Que Deus te abençoe.

A SENHORA DEPUTADA ANA DO GÁS – Muito obrigada, deputado. Deputada.

A SENHORA DEPUTADA ANDREIA MARTINS REZENDE (aparte) – Deputada Ana, eu te parabenizo por tudo, pela tua garra, pela tua força, pela grande política que Vossa Excelência é e por ser agora a nossa quarta vice. Uma chapa que, parafraseando a Daniella, uma Mesa Diretora muito representativa, com certeza o Maranhão inteiro ficará muito feliz com a sua eleição. Meus parabéns e conte sempre comigo.

A SENHORA DEPUTADA ANA DO GÁS – Obrigada a todos!

O SENHOR DEPUTADO FRED MAIA (aparte) – Deputada Ana, queria também deixar o meu registro e parabenizá-la pela sua garra, pela sua determinação. Conhecemo-nos quando eu fui candidato a vice-prefeito de Trizidela. Eu sei que Vossa Excelência andava muito por lá, então são muitos anos que a gente tem contato. Parabenizar pelo seu mandato de deputada estadual. A presidente também, a nossa vice-presidente, que ontem eu falei, presidente, da dificuldade que é ser um cadeirante. Um batente de nada nos atrapalha. Eu já era adepto disso e disse ontem aqui que cada vez mais os órgãos públicos, as prefeituras e o Estado têm que fazer as acessibilidades do cadeirante, porque são os mínimos detalhes que nos atrapalham. Às vezes, um banheiro sem uma barra, você fica sem tomar um banho. Parabenizar por essa mesa plural, eu acho que é a mesa mais plural e feminina da história da Assembleia Legislativa do Maranhão, com três grandes mulheres: a presidente Iracema, a Vice Andreia, a Quarta Vice-Presidente agora Ana do Gás, e é isso que a gente quer ver também, presidente, na Famem, como a Vanessa Maia, candidata também à presidência da Famem, uma mulher na Famem pela primeira vez, porque foi a presidente quem deu esse pontapé de estar aqui, presidente. Se ela não tivesse batido o pé para os grandões, ‘ah, ela é pequenininha, fala mansa’, mas está aí e mostra na garra a determinação de ser mulher, e mulher de pulso. Como minha mãe diz: a mulher tem que ter determinação, tem que ter coragem. É uma professora, ontem foi o Dia dos Professores, há 26 anos batendo pó de giz, e que hoje está com problema na garganta por causa de pó de giz. Então, isso é a coragem, a determinação das mulheres. Essa eleição, tivemos eleições de grandes mulheres, a Ana do Gás participou, mostrou seu potencial também e hoje está aqui como eleita por unanimidade pelos colegas. Agradeço a Vossa Excelência por ter vindo falar comigo e pedir o voto, que é desse jeito que tem que ser. Vossa Excelência tem que pedir o voto, ir lá no eleitor, todo mundo aqui era eleitor agora, tem que ir lá pedir, isso que é o diferencial. Parabéns, que Deus lhe abençoe e lhe dê muita saúde e sabedoria para estar ao lado dessas duas grandes mulheres aí na Mesa. Parabéns, deputada Ana do Gás.

A SENHORA DEPUTADA ANA DO GÁS – Obrigada, deputado.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO – Deputada Ana?

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Tem a deputada Fabiana Vilar que também compõe a Mesa. Com a palavra, o Deputado.

O SENHOR DEPUTADO VINÍCIUS LOURO (aparte) – Deputada Ana, quero lhe parabenizar agora quarta-vice da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, onde V. Exa. já mostrou o trabalho como deputada há muito tempo nesta Casa. Uma mulher guerreira, batalhadora, lutadora. Nós conhecemos Ana do Gás como deputada, mas também conhecemos Ana do Gás lá nas bases, trabalhando incansavelmente em prol de uma qualidade de vida ao seu povo. E quero aproveitar também, Deputada Ana, e pedir licença para parabenizar a Deputada Andréa, porque na sessão onde ela foi eleita, eu não estive presente, manifestei meu voto remotamente. Deputada Andréa, meus parabéns também como vice-presidente dessa Casa. E esta Mesa Diretora está bem representada, porque, além do trabalho, são mulheres que realmente se preocupam com a qualidade de vida da população, são mulheres guerreiras, como nós temos aí a Presidente da Assembleia, que sofreu bastante numa eleição municipal. Nós fomos solidários aqui com uma nota de repúdio sobre o acontecido na cidade de Barreirinhas. Mas mostrou a perseverança, a valentia, o cuidado. Isso é que importa. Hoje a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa está de parabéns por ter mulheres como V. Exas. representando esta Casa.

A SENHORA DEPUTADA ANA DO GÁS – Obrigada a todos V. Excelências…

A SENHORA PRESIDENTE DEPUTADA IRACEMA VALE – Eu gostaria também de me manifestar, de dar meu testemunho. Deputada Ana, seu nome, quando nós conversamos com vários deputados, quero lhe dizer que é uma pessoa unânime no quesito aqui que se refere à amizade, ao companheirismo. V. Exa. é uma pessoa que transita bem com todos os deputados. A gente te admira. Eu te admiro pela mulher que V. Exa. é, pelo trabalho que V. Exa. tem, por sua coragem de enfrentamento, pela sua responsabilidade com aquilo que V. Exa. assume. Eu estive com V. Exa. na sua campanha, vi a luta. É difícil, mesmo assim V. Exa. foi combativa, V. Exa. foi uma guerreira. E é uma forma da Assembleia lhe dar os parabéns e as boas-vindas aqui na Casa. Acolha essa vitória como também um abraço de todos nós a essa mulher, a essa deputada competente, combativa e guerreira que V. Exa. é.

A SENHORA DEPUTADA ANA DO GÁS – Obrigada, Presidente. Obrigada a todos. Obrigada mesmo de coração.